Buscar

Resumo documentario - bruno


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. 
O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
O que é documentário?
Documentário é um gênero do cinema que tem como objetivo a apresentação de uma visão da realidade por meio da tela. Para isso, esse gênero utiliza-se de arquivos históricos, imagens, entrevistas com pessoas envolvidas e outros recursos, permitindo que ele seja construído ao longo do processo de sua produção e somente seja finalizado com a edição. Assim, apesar de possuir um roteiro, o documentário não é escrito ou planejado, e sim construído processualmente de forma criativa e nem sempre fidedigna à realidade.
Como se produz um documentário?
A produção de um documentário é constituída de etapas que englobam determinadas atitudes antes, durante e depois das filmagens. Veja:
⇒ Antes das filmagens:
- definir o tema a ser abordado;
- estabelecer o público-alvo;
- pesquisar sobre o tema escolhido;
- elaborar um pré-roteiro, especificando as cenas, depoimentos e relatos necessários;
- elaborar contratos e declarações para a concessão de imagens e direitos;
- agendar as gravações.
⇒ Durante as filmagens:
- gravar as cenas nos cenários estabelecidos de acordo com o pré-roteiro;
- gravar as entrevistas com as pessoas escolhidas;
- gravar os depoimentos preestabelecidos;
- verificar se as cenas, entrevistas e depoimentos gravados estão de acordo com o pré-roteiro e com o objetivo do documentário;
- fazer as gravações que faltam para a construção do documentário.
⇒ Após as filmagens:
- edição das gravações com um roteiro da organização do documentário que contenha uma descrição detalhada das informações necessárias, como imagens, falas e créditos;
- colocar as imagens que foram citadas ao longo do roteiro de organização;
- edição das imagens na sequência estabelecida pelo roteiro de organização;
- verificação final.
Após esse longo processo de construção, a última coisa a ser feita é a publicação e a divulgação do trabalho. Isso pode ser realizado por meio da exibição do filme e da disponibilização na internet.
Recursos
Por possuir uma maior liberdade de construção, o autor do documentário pode utilizar-se de alguns recursos nesse processo, como:
⇒ presença de um locutor (personagem ou narrador);
⇒ construção do documentário apenas com depoimentos;
⇒ contar a história por meio da reconstituição dos fatos;
⇒ presença de personagens para uma maior dramaticidade;
⇒ apresentação de documentação histórica que comprove os fatos, etc.
Percebe-se que, diante dessa variedade de recursos, o documentário não se preocupa muito com a fidelidade ao real por tratar-se de um discurso pessoal.
Etapas de um documentário
Etapa 1 - A sinopse: é uma descrição sintética da ideia do filme. Deve deixar claro o que será abordado no documentário, quem são as personagens, onde se passa a história, porque é importante contar a história. 
Etapa 2 – Argumento: Pesquisa profunda acerca de um tema. O argumento deve abordar os seguintes aspectos: O quê – Delimitação do tema. Quem – Indicação das personagens. Quando – Demarcação do tempo histórico do evento. Onde – Especificação das locações. Como – Definição das estratégias de abordagem. Por quê? – Justificativa para a realização do documentário.
 
Etapa 3 – Roteiro (Storyboard): atos e sequencias necessários para que o arco imaginado possa ser desenvolvido, descrevendo as principais cenas que compõem o filme, indicando sua ordem sequencial de aparição. 
 
Etapa 4 – Edição de imagens: Com base no roteiro técnico de edição, o editor começa a montar o filme. Cabe à edição juntar o material filmado num todo coerente, o filme. Não se trata simplesmente de conectar uma imagem à outra mecanicamente, mas de sequenciá-las de forma que adquiram um significado que isoladamente não possuem. A montagem consiste na criação de relações entre os planos , seja de semelhança, seja de oposição, implicação, continuidade etc. Para tanto, o montador faz uso de vários recursos da linguagem cinematográfica (corte, fusão, fade-in, fade-out, congelamento da imagem, elipses etc.). Com esses recursos, ele vai dando ritmo ao filme.
Etapa 5 – Edição de áudio: O áudio do documentário também exige edição. Além do som captado nas gravações (chamado “som direto”), na etapa da edição, podem ser acrescidos ao material filmado efeitos sonoros e trilha musical. Esses elementos transmitem maior carga de dramaticidade à obra. 
Etapa 6 – Narração e intertítulos: Um recurso bastante usado para dar coesão às sequências de um documentário é a narração. A seleção do narrador, com seu timbre específico de voz, pode, ou não, ajudar a criar o clima pretendido pelo documentarista.
Atenção! Existem diversos programas que auxiliam a edição de documentários, juntam trechos gravados, adicionam áudios e trilhas sonoras e imprimem créditos. O Lightworks é um editor gratuito que, de forma simplificada, permite montar seu filme com tudo aquilo de que você precisa.
Atividade
1. Caros alunos, em equipes de cinco pessoas, vocês devem discutir entre si a divisão de tarefas para buscar informações sobre o tema do documentário. Onde vão pesquisar? Quais informações buscar? Quem vai fazer pesquisa de dados? Quem vai atrás de personagens? Quem vai visitar os locais de filmagem? Destaque a importância da busca por assuntos mais originais, ou abordagens originais para assuntos triviais, mas por outro foco ou por outra perspectiva. Observem o entorno, o bairro, as pessoas com quem convivem, a fim de encontrar uma temática menos óbvia, mais singular. Chame a atenção para o potencial que cada história de vida, cada acontecimento tem de se tornar uma narrativa documental. Nos mais variados lugares da cidade, nas ruas, nas casas, nos bairros, em todas as partes e em todas as horas, há inúmeras possibilidades para um documentário.
Lembre–se: os documentários destinados à Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro devem ter no máximo 5 minutos.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina