Buscar

Elementos De Máquinas I(EMC107)-Aula Final

Prévia do material em texto

ELEMENTOS DE MAQUINAS I
TUTOR: ÍCARO J. R. QUEVEDO
ELEMENTOS DE FIXAÇÃO
A união de peças, por elementos de fixação, pode ser classificada como móvel ou permanente. Na união móvel, os elementos de fixação podem ser colocados e retirados sem causar danos ao conjunto, às peças que foram unidas. Já a união permanente é quando elementos de fixação permanentes, uma vez instalados, não podem ser removidos. Exemplos: a soldagem e os rebites, que são importantes na construção civil e na aviação. Tanto os elementos de fixação móvel quanto os permanentes devem ser desenvolvidos e planejados no projeto com muito cuidado e técnica, escolhendo o elemento adequado para cada equipamento. Se o conjunto for unido com elementos não adequados para sua solicitação, poderá ocorrer falha na máquina, causando prejuízos no processo e, muitas vezes, risco à vida. 
ELEMENTOS DE FIXAÇÃO
REBITE
PINOS
CUPILHA “CONTRAPINO”
PARAFUSO
PORCAS
ARRUELAS
CHAVETAS
ELEMENTOS DE VEDAÇÃO
Elementos de vedação, também conhecidos como juntas, retentores, gaxetas e guarnições, são peças que, por definição, impedem a passagem de líquidos, gases e sólidos e a entrada, por exemplo, de sujeiras. São de extrema importância na área mecânica, principalmente na vedação de tubulações e depósitos químicos. Evitam a saída de fluido tóxico ao ambiente ou a contaminação por agentes externos.
ELEMENTOS DE VEDAÇÃO
VEDAÇÃO POR RANHURAS
VEDAÇÃO COM CARBONO
VEDAÇÃO POR PACOTES
JUNTAS PLASTICAS OU VEDA JUNTA
MANCAL
O mancal é um elemento que serve de apoio para eixos e rolamentos com o objetivo de minimizar o atrito, amortecer choques e vibrações e, consequentemente, aumentar o rendimento de um conjunto mecânico em relação às partes que se movem entre si. Podemos citar como exemplo de uso a relação entre eixos e carcaças de redutores e entre carros e barramentos de máquinas-ferramentas.
MANCAIS DE DESLIZAMENTOS
Os mancais de deslizamento são constituídos de uma bucha fixada em um suporte, ou seja, espaços côncavos para apoio do eixo. Têm aplicação em máquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotação com o objetivo de apoiar e guiar os eixos girantes. Além disso, a baixa velocidade evita o superaquecimento dos componentes expostos ao movimento de contato. 
MANCAIS DE ROLAMENTO
Os mancais de rolamento são constituídos de elementos rolantes: esferas, roletes e agulhas, os quais limitam ao máximo as perdas de energia em consequência do atrito. As esferas ou rolos são mantidos equidistantes por meio de separadores ou gaiolas para distribuição dos esforços. O anel externo do rolamento, também chamado de capa, é fixado no mancal e o anel interno diretamente no eixo.
ELEMENTOS DE TRANSMISSÃO
Elementos de transmissão são elementos de máquina que servem para transmitir potência e movimento a um outro sistema. A transmissão de potência ou movimento pode ser feita por elementos flexíveis, os quais podem ser assim relacionados: engrenagens, eixos, correias e correntes.
ENGRENAGENS
Engrenagens são elementos mecânicos em formato de roda com dentes padronizados. Estes podem ser internos ou externos e têm como objetivo transmitir movimento e força entre eixos, variar o número de rotações ou o sentido da rotação de um eixo para o outro.
EIXOS
Eixos são elementos de construção mecânica e que têm como finalidade transmitir movimento em eixos fixos. Ainda, suportam outros elementos de construção, como polias, engrenagens, rolamentos e rodas de atrito.

Continue navegando

Outros materiais