Buscar

Temática Indígena na Educação

Prévia do material em texto

FACULDADE SÃO BRAZ
TEMÁTICA INDÍGENA NA SALA DE AULA
ITAPEVA SP/2023
FACULDADE SÃO BRAZ
CAROLINE FONSECA LOPES DE MOURA
TEMÁTICA INDÍGENA NA SALA DE AULA
ITAPEVA SP/2023
INTRODUÇÃO
Durante grande parte da história do ensino no Brasil, a temática indígena foi invisibilizada, ou visibilizada de modo estereotipado no contexto escolar. Desse modo houve a contribuição para a manutenção e propagação de visões equivocadas sobre esses povos. A fim de reverter essa realidade, foi implantada a Lei 11,6459/08.
DESENVOLVIMENTO
Essa legislação visava a revisão dos currículos escolares, materiais didáticos e a inclusão na Educação Básica, a citada lei significa um importante conquista advinda por meio de muita luta em prol da representatividade deles, mas não resultou em solução final para a discussão em torno da temática indígena na sala de aula, a partir de então, uma problemática muito importante veio à tona, trata-se de como eles passaram a ser visibilizados no contexto escolar.
Os desafios para o cumprimento da lei se inserem nesse contexto, e implicam em vários fatores que estão envolvidos e inteiramente interligados para o processo de desconstrução de uma visão exótica, minimalista e folclorização desses povos que passou a ser disseminada em diversos âmbitos da educação. Demonstrando assim que só a implantação da lei não foi suficiente, mais um passo que implica em muitos outros. 
História e Cultura indígena tem sido motivo gerado de muita reflexão e debate na atualidade por parte daqueles que se preocupam com os desafios que ainda existem para a execução dessa temática nas escolas., é necessário fazer um balanço dos desafios e possibilidades acerca da inclusão da temática indígena na sala de aula na atualidade, visando apresentar possíveis sugestões e propostas que contribuam para a superação dos desafios mais recorrentes no ensino das histórias e Culturas Indígenas.
A discussão em torno do ensino é uma necessidade recorrente ainda na atualidade, isso porque os desafios acerca da representação dos povos indígenas é uma preocupação que permanece atual. A Lei 11.645/08 são importantes por fornecerem subsídios para professores refletirem acerca das possibilidades de sua prática.
O ensino de História e Cultura Indígena é de fundamental importância para a compreensão do protagonismo desses povos na História do Brasil, A abordagem acerca dos povos indígena que os contemple enquanto sujeitos históricos contribui para o processo de desconstrução de estereótipos e pode ser feita com base em possibilidades diversas, desde que feita de modo contextualizado e problematizado, Apesar da Lei 11,645/08 ter significado um avanço de extrema relevância, inda existem desafios a serem superados para o ensino da temática indígena e o professor tem o papel fundamental nesse processo, por auxiliar na promoção e compreensão acerca da diversidade cultural do Brasil e consequentemente do protagonismo indígena. 
REFERÊNCIAS
 
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.645. Brasília. 2008.
SILVA, Edson. Povos indígenas e Ensino de História: subsídios para a abordagem da temática indígena em sala de aula. História & Ensino, Londrina, v. 8, p. 45-62, out., 2002.
 SILVA, Giovani José da; COSTA, Anna Maria Ribeiro F. M. da. Histórias e Culturas indígenas na Educação Básica. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018
image1.png

Continue navegando

Outros materiais