Buscar

Prévia do material em texto

Nome:
	Matrícula:
	Pontuação Máxima: 5
Pontuação obtida: 
	Disciplina: Psicologia Jurídica 
	Campus: 
	Turma: 
	Professor (a): 
	AV1 – Data: 
	Informações importantes: Preencha corretamente no cabeçalho seu nome e matrícula. Lembre-se que a avaliação é individual e que as suas respostas devem ser postadas no TEAMS. Verifique prazo previsto para a postagem e considere que é possível concluir em 2 ou no máximo em 3 tempos. Permanecerei com a sala aberta durante o tempo de aula (caso tenham alguma dúvida). Desejo um ótimo desempenho para todas(os)! 
1ª questão (Pontuação: até 1 ponto)
Maria José e Clodoaldo são separados. Clodoaldo ficou com a guarda das crianças, e como se sente magoado com Maria José pela separação, não deixa as crianças pernoitarem com a mãe, quinzenalmente. É possível explicar o que está ocorrendo, no que diz respeito à conjugalidade e parentalidade? Justifique. (Máximo: 8 linhas) 
Houve uma separação Unilateral, onde a guarda ficou com o pai, constituindo um novo modelo de família, monoparental. porém, pelo fato de Clodoaldo estar magoado com a Maria José, para prejudica-la e entristece-la, ele utiliza como estratégia o afastamento das crianças dela, no entanto está cometendo uma alienação parental, gerando sofrimento para a mãe e para os filhos, prejudicando a vida das crianças onde começam a ter sentimentos de desamparo podendo ter sintomas quer seja através da somatização ou até mesmo desenvolver comportamento antissocial. Eles provavelmente crescerão num ambiente de conflitos confundindo seus pensamentos e sentimentos entre amor e ódio.
2ª questão (Pontuação: até 2.0 pontos)
O professor da disciplina Psicologia Jurídica elaborou uma questão (valendo 2,0 pontos) acerca das diferenças entre as medidas protetivas e as medidas socioeducativas instituídas no ECA. Antes de entregar a atividade, Robespierre e Disnney conversaram sobre a questão: 
Robespierre: As medidas protetivas instituídas no ECA fazem referência à proteção da criança e do adolescente, quando estes têm seus direitos violados, mas também incluem a proteção da sociedade quando, especialmente, o adolescente está em conflito com a lei. 
Disney: Acho que a primeira parte está correta (sobre as medidas protetivas), mas, na segunda, tem duas observações erradas: As medidas socioeducativas são direcionadas para crianças e adolescentes que estão em conflito com a lei, isto é, quando cometem um crime. Em relação à proteção da sociedade, isso não acontece, até porque o ECA só serve para garantir a impunidade das crianças e, especialmente, dos adolescentes que cometem crime. Mas, também é melhor deixar essa parte de impunidade provocada pelo ECA, porque o professor concorda com os grupos que defendem os direitos humanos. 
Robespierre: Concordo com você. Esse pessoal é cheio de mimimi. Vamos escrever assim: As medidas protetivas instituídas no ECA fazem referência à proteção da criança e do adolescente, quando estes têm seus direitos violados. Já as medidas socioeducativas são direcionadas para crianças e adolescentes que estão em conflito com a lei, isto é, que cometeram crimes. 
- Caso Robespierre e Disney perguntassem para você se, com essa resposta, conseguiriam obter os pontos atribuídos pelo professor, o que você falaria? Justifique. (Máximo: 10 linhas)
Diria que acertaram em alguns pontos, mas precisam se atentar para a faixa etária, assim como, para a função de cada medida. O ECA tem por finalidade proteger integralmente à criança e ao adolescente em situação pessoal ou social de risco, é a proteção dos seus direitos, já a medida socioeducativa só se aplica aos adolescentes, uma maneira de disciplinar, podendo até ocorrer internação em ambiente educacional, ou reparo do dano, a medida será aplicada de acordo com a infração, mesmo sendo “punido” o adolescente tem seus direitos preservados, educação, saúde, discriminação, não estigmatização, exploração e violência. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes ao ser humano, sem prejuízo da proteção integral e cada fase do desenvolvimento da criança deve ser garantida.
3ª questão (Pontuação: até 2.0 pontos)
Escolha o item 3A OU o item 3B para desenvolver. (Importante: caso sejam respondidos os itens 3A e 3B, a questão, não será pontuada). 
ITEM 3A: O representante do conselho tutelar comentou com você: Eu não entendo a diretora da Escola Antonieta de Barros. O aluno Zebelino está brilhando como atleta da categoria mirim. Ele faz muitas viagens para participar de torneios. Por isso, os professores tendem a abonar as faltas e, quando ele volta das viagens, preparam provas especiais. Mas, um deles resolveu reprovar Zebelino porque ele não compareceu no dia estabelecido para a prova. A diretora concordou com o professor. Ora, ora.... tanta criança sem esperança e Zebelino, que, tem um futuro promissor, é barrado por uma diretora “’Caxias e burocrata do ECA”. 
Quando entrevistei esse atleta, ele deu uma resposta bem pertinente: “Gosto de treinar, de competir e ganhar medalhas. A minha família tem orgulho de mim, e eu gosto de ver meus pais felizes. Sobre a escola, vou levando. Depois, se precisar, recupero”. Às vezes sinto dores e já tive muitas lesões, mas tudo isso não tem importância: o que vale é a alegria de uma nova conquista. 
A família de Zebelino aprova que o filho continue a se dedicar no esporte. A mãe até deixou de trabalhar para acompanhar o filho nos torneios e treinamentos. Super dedicada! Nessa escola, a maioria dos alunos é oriunda de famílias desestruturadas (muitas até obrigam os filhos a venderem bala nos sinais. Esses assistem às aulas, mas não aprendem nada....), e é justamente a família do atleta, que é toda direitinha e investe no futuro do filho, que acaba sendo impedida por esse professor e diretora que fizeram uma interpretação burocrata da lei. Tem também a empresa patrocinadora que que já avisou: se ele ficar reprovado, vai acabar com o contrato. 
Estou com vontade de sugerir que a família matricule o aluno em outra escola que seja mais flexível. O que você avalia? Vou ter que elaborar um relatório e queria saber se você pode me ajudar. Como posso mostrar que o melhor para essa criança é continuar a investir na sua formação no esporte de alto rendimento? 
- Descreva possível resposta que poderia ser apresentada por você ao Conselheiro, tendo como base, além do ECA, uma temática abordada nesta disciplina (Máximo: 15 linhas) 
ITEM 3B: Clotilde é psicóloga perita do MP e, antes de iniciar a avaliação das partes de um processo judicial, recebe a visita de Lucrécia, também psicóloga, que atua como assistente técnica contratada por uma das partes. Lucrécia quer participar das entrevistas de avaliação pericial, inclusive da parte contrária. Ovídeo, um componente da equipe de Clotilde, ao escutar a pretensão de Lucrécia, disse que era uma boa ideia; assim, o trabalho seria agilizado e causaria menor dano às pessoas envolvidas no processo. 
Diante da pretensão de Lucrécia do comentário de Ovídeo, de que forma Clotilde deveria proceder? (Máximo: 7 linhas). 
Clotilde por ser perita é a psicóloga responsável por realizar as avaliações e oferecer subsídios ao juiz sem ter contato com os advogados das partes, ou seja, ser imparcial. Para utilizar a ética profissional de maneira que não haja interferência nos resultados e cumprir o Art. 2º da Resolução CFP Nº 008/2010, ela deverá solicitar que Lucrécia aguarde a conclusão do laudo, sem participar das avaliações, em seguida dar início a sua função, elaborar o parecer sobre o laudo questionando ou não de maneira que possa atender ao advogado da parte contratada. 
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina