Buscar

prova final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Classifica-se como contrato de doação um documento pelo qual uma pessoa, pelo princípio da liberalidade, entrega de forma espontânea algo que lhe pertence de direito. Uma das principais particularidades é a gratuidade, na qual se pode determinar uma cláusula no contrato pelo doador, como espécie de incumbência ao favorecido. Como exemplo, um pai que doa uma propriedade a um filho, e o informa que não poderá vender o imóvel, irá usufruir e somente poderá transferir às próximas gerações. O exemplo citado é caracterizado como uma doação modal, que se submete à restrição mencionada e pura, sem nenhuma exigência. Sobre a classificação dos contratos de doação, assinale a alternativa CORRETA:
A
No caso do processo de doação se alastrar por muito tempo na justiça, o doador tem o direito de reter a propriedade e encerrar o processo de doação a qualquer momento, sendo que os responsáveis pelo processo de doação serão intimados a comparecer à delegacia de sua cidade para prestarem os devidos esclarecimentos ao poder público sobre a anulação do contrato de doação e o responsável pela falha poderá perder o direito à sua aposentadoria.
B
No caso de uma doação ser para uma instituição que não seja aprovada pelo Governo Federal, o sujeito se faz responsável criminalmente por estar agindo em prol de uma instituição, que pode promover ataques terroristas. O ataque de 11 de setembro de 2001, ocorrido no Brasil, tem deixado as autoridades norte-americanas em alerta desde então com relação a doações para grupos terroristas.
C
No caso de haver um acordo verbal sem contrato físico, o doador pode ser intimado judicialmente para arcar com o valor acordado verbalmente, sendo que nestes casos podem ser doados desde dinheiro até pessoas. A obrigatoriedade dessas doações é prevista no Código Civil, sendo que todo cidadão tem a obrigação de doar o acordado, independentemente da forma que ela foi proposta, sendo que mesmo se o valor da doação não corresponder aos bens do doador, ele deverá ser responsabilizado podendo levar de 1 a 3 anos de reclusão.
D
No caso de ocorrer um processo de doação modal, se a incumbência não for realizada, a doação pode ser anulada; e no processo de doação pura, quando não possuir nenhum tipo de obrigação, somente poderá ser anulada se o beneficiário atentar contra a vida do doador.
2Todo contrato nasce da convergência de vontades. Portanto, a vontade, que deve ser livre, é o elemento central de todo negócio jurídico. Se não for assim, o negócio jurídico estará viciado e será anulável. São defeitos, ou vícios de vontade do ato jurídico, conforme preceitua o Código Civil brasileiro: I- O erro. II- A coação. III- Fraude contra devedores. IV- Culpa. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As opções III e IV estão corretas.
B
As opções I e III estão corretas.
C
As opções II e III estão corretas.
D
As opções I e II estão corretas.
3Para iniciar na profissão de corretor de imóveis, a primeira coisa a fazer é obter a qualificação necessária, pois, para poder exercer a profissão, você deve ter concluído o presente curso. Esse curso lhe permite obter sua credencial do CRECI. Sobre os requisitos necessários para se tornar um corretor de imóveis, analise as sentenças a seguir: I- O corretor, para exercer a profissão, deve ter concluído o Curso de T.T.I. (Técnico em Transações Imobiliárias). II- A inscrição de estagiário só poderá ocorrer enquanto o requerente estiver frequentando o curso de Técnico em Transações Imobiliárias. III- É obrigatória a inscrição no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia) para o exercício legal da corretagem de imóveis. IV- Para se realizar a inscrição de estagiário, não é necessária a apresentação de nenhum documento, sendo este realizado de forma secreta, ou seja, o estagiário não apresenta vínculo empregatício e não pode divulgar seu local de trabalho. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.
4Na maioria dos contratos encontramos a expressão "Pelo presente contrato, por mútuo e livre consentimento, as partes contratantes têm justo e contratado o seguinte [...]". O que essa expressão significa?
A
As partes discutiram, negociaram e chegaram a um "consenso" sobre as cláusulas contratuais, mas tiveram que ser coagidas para isso.
B
As partes discutiram muito a respeito do negócio jurídico que foi oficializado mesmo que contra a vontade de um deles, pois o negócio é em favor de quem tem o melhor argumento.
C
As partes envolvidas no contrato discutiram, negociaram e chegaram a um acordo, de forma que ambas aceitaram livremente as cláusulas contratuais (sem serem coagidas).
D
As partes discutiram, negociaram e chegaram a um "consenso" sobre as cláusulas contratuais, mesmo sem ter consciência do negócio que estavam fazendo.
5
Quando você elaborar ou analisar um contrato, deve sempre ter em mente os princípios aplicáveis aos contratos, porque não sendo observados estes princípios, o juiz poderá invalidar cláusulas contratuais ou até mesmo o próprio contrato.
Sobre o princípio da supremacia da ordem pública, assinale a alternativa CORRETA:
A
Decorre ele da moderna concepção de que o contrato resulta do consenso, do acordo de vontades, independente da entrega da coisa. A compra e venda, por exemplo, quando pura, torna-se perfeita e obrigatória, desde que as partes acordem no objeto e no preço.
B
Os efeitos do contrato só produzem efeitos em relação às partes, àqueles que manifestaram a sua vontade, vinculando-os ao seu conteúdo, não afetando terceiros nem seu patrimônio.
C
As pessoas são livres para contratar. Essa liberdade abrange o direito de contratar se quiserem, com quem e sobre o que quiserem, ou seja, o direito de contratar e de não contratar, de escolher a pessoa com quem fazê-lo e de estabelecer o conteúdo do contrato.
D
Significa que o contrato tem que respeitar as normas de ordem pública, que são as regras básicas sobre a estrutura social, política e econômica da nação.
6Havendo vício redibitório, o adquirente deverá observar o prazo para reclamação para requerer a redibição do contrato ou abatimento do preço. Com relação ao prazo a contar da entrega da coisa para efetivar a reclamação de bem móvel, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) 30 dias. ( ) 1 ano. ( ) 90 dias. ( ) 2 anos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F - V.
B
V - F - F - F.
C
F - F - V - F.
D
F - V - F - F.
Revisar Conteúdo do Livro
7Para que os contratos estejam ainda mais resguardados, a legislação brasileira também prevê algumas garantias contratuais que podem ser utilizadas. Dentre essas garantias, a doutrina estabelece uma nomenclatura própria para caracterizá-las, que são as garantias reais e as garantias fidejussórias. Sobre as garantias contratuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Fiança é uma garantia fidejussória. ( ) Aval é uma garantia real. ( ) Caução é uma espécie de garantia aplicada apenas para locação de imóveis. ( ) Aval é garantia dos títulos de crédito, enquanto a fiança é garantia exclusiva dos contratos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - V - V - F.
C
V - V - V - F.
D
F - F - V - V.
Revisar Conteúdo do Livro
8O contrato de compra e venda, por ser bilateral, traz responsabilidades de lado a lado. Se uma das partes assume a obrigação de transferir o domínio de certo bem, a outra responde pelo pagamento de certa quantia em dinheiro. Partindo desse contexto, analise as sentenças a seguir: I- Contrato de compra e venda constitui-se na transferência do domínio de uma coisa, de uma pessoa para outra, mediante o pagamento de um preço em dinheiro. II- Contrato de compra e venda constitui-se na obrigação de transferir algum bem, podendo haver a contrapartida pela permuta de outro bem. III- Contrato de compra e venda constitui-se numa obrigação cuja validade jurídica ocorre mediante a celebração de escriturapública de compra e venda. IV- Contrato de compra e venda constitui-se em direitos e obrigações e independe da capacidade das partes, dada a natureza sinalagmática do contrato. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
Somente a sentença IV está correta.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.
Revisar Conteúdo do Livro
9Por determinação legal, é possível a devolução de uma coisa com defeito oculto e o contrato ser desfeito, com a devolução do dinheiro. Sobre o instituto de direito contratual, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Vício redibitório. ( ) Evicção. ( ) Distrato. ( ) Caução. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - F.
B
V - F - F - F.
C
F - F - V - F.
D
F - F - F - V.
10O contrato de doação é o contrato que uma pessoa, gratuitamente e por vontade própria, transfere do seu patrimônio, bens ou vantagens para o de outra. Todavia, a legislação põe alguns freios no direito de doar. A doação não pode dilapidar o patrimônio do doador, hipótese que até cabe a intervenção e nomeação de um curador para administrar seus bens. Existem outras hipóteses em que a lei impõe limites para doar. Sobre as hipóteses são vetadas por lei para doar, analise as sentenças a seguir: I- A lei impõe proibições de doação em caso de insolvência do doador. II- A lei impõe proibições para doar além de 50% do patrimônio de que poderia dispor em testamento. III- A lei impõe proibições de doações do cônjuge adúltero a seu cúmplice. IV- A lei impõe proibições de qualquer doação para terceiro. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e IV estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.