Buscar

Avaliação

Prévia do material em texto

Iniciado em
	terça, 22 Out 2019, 22:10
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 22 Out 2019, 23:21
	Tempo empregado
	1 hora 11 minutos
	Avaliar
	90,00 de um máximo de 100,00
	Comentários
	Parabéns, você foi aprovado!
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue as alternativas marcando V para as que julgar verdadeiras e F para as que julgar falsas:
	Observe que as instituições de segurança pública recebem atribuições diversificadas, que abrangem desde o controle social, regulando as relações interpessoais com o emprego da força, o socorro, assistência às populações carentes, apoio às atividades comunitárias, reforço aos demais órgãos nas atividades de saúde, fiscalização tributária, sanitária, dentre outras.
	Resposta 1 
	Tipicamente, a polícia judiciária exerce suas atribuições após a ocorrência do fato-crime. De outro lado, é possível que eventualmente haja uma atuação preventiva, através da orientação ao público em geral, ou em cumprimento a um mandado de prisão/busca e apreensão, no qual a simples presença do profissional inibe a ocorrência de um crime.
	Resposta 2 
	No âmbito das ações de repressão imediata e mediata, evidenciam-se as atividades de polícia administrativa, exercidas pelas polícias federal e civil, mediante colheita de informações sobre a autoria e materialidade de uma infração penal (crimes/delitos e contravenções), bem como o cumprimento de determinações das autoridades judiciárias.
	Resposta 3 
	As polícias judiciárias são oriundas do poder judiciário enquanto a polícia administrativa possuem suas atividades ligadas ao poder executivo.
	Resposta 4 
	As ações preventivas e de repressão imediata são desempenhadas através de procedimentos de distribuição de efetivo em locais em que, após o devido planejamento, guardem algum potencial para a ocorrência de fatos que venham a abalar a paz social, a ordem pública e quando ocorrem crimes, adoção de medidas para prisão em flagrante e atos complementares.
	Resposta 5 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Observe que as instituições de segurança pública recebem atribuições diversificadas, que abrangem desde o controle social, regulando as relações interpessoais com o emprego da força, o socorro, assistência às populações carentes, apoio às atividades comunitárias, reforço aos demais órgãos nas atividades de saúde, fiscalização tributária, sanitária, dentre outras. → Verdadeira, Tipicamente, a polícia judiciária exerce suas atribuições após a ocorrência do fato-crime. De outro lado, é possível que eventualmente haja uma atuação preventiva, através da orientação ao público em geral, ou em cumprimento a um mandado de prisão/busca e apreensão, no qual a simples presença do profissional inibe a ocorrência de um crime. → Verdadeira, No âmbito das ações de repressão imediata e mediata, evidenciam-se as atividades de polícia administrativa, exercidas pelas polícias federal e civil, mediante colheita de informações sobre a autoria e materialidade de uma infração penal (crimes/delitos e contravenções), bem como o cumprimento de determinações das autoridades judiciárias. → Falsa, As polícias judiciárias são oriundas do poder judiciário enquanto a polícia administrativa possuem suas atividades ligadas ao poder executivo. → Falsa, As ações preventivas e de repressão imediata são desempenhadas através de procedimentos de distribuição de efetivo em locais em que, após o devido planejamento, guardem algum potencial para a ocorrência de fatos que venham a abalar a paz social, a ordem pública e quando ocorrem crimes, adoção de medidas para prisão em flagrante e atos complementares. → Verdadeira.
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
As ações dos profissionais de Segurança são construídas para garantir e resguardar uma situação de paz social, um ambiente de normalidade almejada pela coletividade, protegendo os bens mais caros para a sociedade, consoante às normas jurídicas vigentes, estabelecendo um grau adequado de coexistência pacífica entre as pessoas. Dentro desse contexto, destacam-se os direitos e garantias fundamentais, normas constitucionais que limitam o exercício do dever-poder de polícia, com o objetivo de evitar os desvios e as arbitrariedades durante a atuação policial. Sobre o tema marque “C” para os itens CERTOS e “E” para os ERRADOS:
 Para garantia da segurança pública e independente da existência de lei, todo cidadão é obrigado a portar documento de identidade, sob pena de praticar infração penal.
 Ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal.
 Excepcionalmente, para garantia da segurança da coletividade, considerando ainda a relatividade dos direitos e garantias fundamentais, nos casos de tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e crimes hediondos, permite-se obter informação, declaração ou confissão do autor dos crimes, através do emprego de força física ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental.
 É autorizada a detenção de indivíduo que será conduzido imediatamente à delegacia de polícia, com o objetivo de se verificar a existência de mandado de prisão, mesmo que não tenha praticado flagrante delito.
 A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.
Escolha uma:
a. E – E – C – C – E
b. C – E – E – E – C
c. C – C – E – E – C
d. E – C – E – E – C 
Parabéns! você acertou.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: E – C – E – E – C.
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o dever-poder de polícia, marque a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. Trata-se de verdadeiro instrumento posto à disposição do Poder Público para disciplinar o exercício desses direitos e liberdades ou ainda de contê-los, diante de eventuais excessos ou da necessidade de se disciplinar determinadas relações (ex.: interdição de via pública para promoção das ações de segurança). Normalmente esse dever-poder estabelece condições, ou impõe restrições e limitações.
b. Consiste na imposição de limitações ao exercício da liberdade e dos elementos da propriedade (usar, gozar, fruir e reaver a posse ou detenção) para que os membros da coletividade se mantenham ajustados aos padrões compatíveis com os objetivos do bem comum.
c. Pela acepção própria da expressão, o dever-poder de polícia somente é conferido aos agentes policiais durante o exercício das ações de preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio. 
Parabéns! você acertou.
d. Representa uma prerrogativa especial de direito público outorgada aos agentes do Estado, no exercício de certas funções, cometidas por lei para beneficiar a coletividade. Ao fazê-lo, dentro dos limites a que a lei traçou, pode dizer-se que o agente público exerceu suas atribuições de forma legítima.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Pela acepção própria da expressão, o dever-poder de polícia somente é conferido aos agentes policiais durante o exercício das ações de preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio..
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o dever-poder de polícia, assinale as alternativas corretas:
Escolha uma ou mais:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. A interdição de via pública para promoção das ações de segurança configura-se como ação oriunda do dever-poder de polícia. 
Parabéns! você acertou.
c. Para alcançar a finalidade pública o Estado e seus agentes podem agir segundo valores pessoais, não encontrando limitações legais.
d. A doutrina moderna prefere o emprego do termo “Poder de Polícia”. 
Não foi desta vez!
e. Corresponde à permissão social dada à administração pública para restringir o exercício de direitos individuais em benefício de toda a sociedade. 
Parabéns! você acertou.
Feedback
Sua resposta está correta.
As respostascorretas são: Corresponde à permissão social dada à administração pública para restringir o exercício de direitos individuais em benefício de toda a sociedade., A interdição de via pública para promoção das ações de segurança configura-se como ação oriunda do dever-poder de polícia.
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Considerando a dignidade da pessoa humana como um princípio base do sistema jurídico pátrio, no qual o Estado, Poderes e Órgãos devem plena observância, marque a alternativa INCORRETA
Escolha uma:
a. Cumpre-se a dignidade da pessoa humana quando se defere respeito aos valores morais e éticos, a liberdade, intimidade, proporcionando ainda a garantida de assistência material mínima (moradia, alimentação, educação, saúde, segurança, lazer, etc.) e essencial à satisfação das necessidades básicas de cada pessoa.
b. Sua ideia central consiste na possibilidade de se assegurar o mínimo existencial à pessoa humana, sob o aspecto moral e material.
c. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como um de seus fundamentos a dignidade da pessoa humana.
d. Para superar os casos graves de irrupção da ordem pública, a dignidade da pessoa humana deixa ser objeto de atenção do Estado, não havendo necessidade de assegurar nem mesmo o mínimo moral e material. 
Parabéns! você acertou.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Para superar os casos graves de irrupção da ordem pública, a dignidade da pessoa humana deixa ser objeto de atenção do Estado, não havendo necessidade de assegurar nem mesmo o mínimo moral e material..
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue as alternativas marcando V para as Verdadeiras e F para as Falsas:
	É através do dever-poder de polícia que a lei confere ao profissional de segurança pública, mecanismos para disciplinar a conduta das pessoas em sociedade.
	Resposta 1 
	A previsão legal e regulamentar do dever-poder de polícia é abrangente, permitindo ao profissional de segurança pública escolher as medidas oportunas e convenientes para se atingir o fim público.
	Resposta 2 
	A discricionariedade e a arbitrariedade são sinônimos, devendo respeitar elementos de oportunidade e conveniência.
	Resposta 3 
	Discricionariedade traduz-se na liberdade de ação dentro dos limites legais para se concretizar o interesse público, fundada num juízo de oportunidade e conveniência.
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: É através do dever-poder de polícia que a lei confere ao profissional de segurança pública, mecanismos para disciplinar a conduta das pessoas em sociedade. → Verdadeira, A previsão legal e regulamentar do dever-poder de polícia é abrangente, permitindo ao profissional de segurança pública escolher as medidas oportunas e convenientes para se atingir o fim público. → Verdadeira, A discricionariedade e a arbitrariedade são sinônimos, devendo respeitar elementos de oportunidade e conveniência. → Falsa, Discricionariedade traduz-se na liberdade de ação dentro dos limites legais para se concretizar o interesse público, fundada num juízo de oportunidade e conveniência. → Verdadeira.
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Um dos direitos fundamentais mais afetados com a intervenção estatal, em especial, através da atuação dos órgãos de Segurança Pública, durante uma busca pessoal, no exercício do dever-poder de polícia, é o direito de ir, vir e permanecer. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. Segundo a relatividade dos direitos e garantias fundamentais, é possível mitigar o direito de ir, vir e permanecer, para assegurar o bem comum, em especial por ocasição das ações de preservação da ordem pública, incolumidade das pessoas e do patrimônio. 
Não foi desta vez!
b. A prisão, como hipótese de cerceamento da liberdade de locomoção, quando ilegal, somente será suspensa pela autoridade policial, até que sejam colhidas provas da autoria e materialidade do crime.
c. Conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.
d. É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A prisão, como hipótese de cerceamento da liberdade de locomoção, quando ilegal, somente será suspensa pela autoridade policial, até que sejam colhidas provas da autoria e materialidade do crime..
Questão 8
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a responsabilidade do agente público na prática de atos ilícitos, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O Art. 37, § 6º, da CF/88, garante o direito de regresso sobre o servidor público, ou seja, se ele praticou ato ilícito de forma dolosa ou culposa, resultando na responsabilidade civil do Poder Público, e esse venha a arcar com os prejuízos, o Estado poderá buscar as medidas cabíveis para repassar esse encargo àquele que deu causa, assegurando, assim, a justiça. 
Parabéns! você acertou.
b. É vedada a condenação do Estado caso seja identificado o agente que deu causa à prática criminal.
c. É possível que o servidor público, além de responder diante de uma ação regressiva, de natureza cível, venha a ser submetido a um processo por ato de improbidade, processo administrativo disciplinar ou criminal. No entanto não poderá ser condenado em todos, uma vez que importa em dupla punição (bis idem).
d. O prazo prescricional para o direito de regresso é de 30 anos.
e. A responsabilidade civil do Estado é exclusiva, cabendo a ela unicamente o dever de reparar o dano.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O Art. 37, § 6º, da CF/88, garante o direito de regresso sobre o servidor público, ou seja, se ele praticou ato ilícito de forma dolosa ou culposa, resultando na responsabilidade civil do Poder Público, e esse venha a arcar com os prejuízos, o Estado poderá buscar as medidas cabíveis para repassar esse encargo àquele que deu causa, assegurando, assim, a justiça..
Questão 9
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque a alternativa CORRETA, perante uma ocorrência em que haja desacato praticada por cidadão em face de uma atuação policial:
Escolha uma:
a. São casos comuns de desacato os sinais ofensivos de empurrão ou de xingamentos ao policial durante uma abordagem, bem como a reação de amassar, rasgar e jogar no chão um mandado de intimação ou de notificação de infração de trânsito. 
Parabéns! você acertou.
b. É infração penal de maior potencial ofensivo.
c. Para configuração do desacato não se exige a presença do policial no mesmo recinto, mas que ele se sinta ofendido.
d. O desacato pode ser praticado quando dirigido ao policial de serviço (escalado), ou quando estando de folga, não precisa se referir às suas atribuições.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: São casos comuns de desacato os sinais ofensivos de empurrão ou de xingamentos ao policial durante uma abordagem, bem como a reação de amassar, rasgar e jogar no chão um mandado de intimação ou de notificação de infração de trânsito..
Questão 10
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A Polícia Federal tem a missão constitucional de agir exclusivamente em caráter repressivo.
b. Os corpos de bombeiros militares exercem atividades de defesa civil, buscas, salvamento, socorros, prevenção e combate ao incêndio. Tais ações são desenvolvidas em caráter eminentemente repressivo uma vez que buscam identificar os autores dos crimes praticados.
c. Sabe-se que o uso da força, a abordagem, ou a efetivação de uma prisão, constituem procedimentos desnecessários para se alcançar os objetivosdos órgãos policiais, para proteger pessoas e bens, assegurando um ambiente social livre de riscos e perigos. Deve-se utilizar sempre outros meios de pacificação de conflitos.
d. Max Weber (1968) apontava no sentido de que o Estado, por seus agentes policiais, detém o monopólio da violência legítima. Assim, para que o Estado cumpra o papel de promover o bem comum, a violência (uso da força) legítima surge como instrumento que tem o objetivo precípuo de estabelecer ou preservar uma sociedade pacificada, o controle social. 
Parabéns! você acertou.
e. O uso da força pela autoridade policial deve recair sobre suspeitos e condenados de forma a permitir o alcance da verdade em determinada investigação.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Max Weber (1968) apontava no sentido de que o Estado, por seus agentes policiais, detém o monopólio da violência legítima. Assim, para que o Estado cumpra o papel de promover o bem comum, a violência (uso da força) legítima surge como instrumento que tem o objetivo precípuo de estabelecer ou preservar uma sociedade pacificada, o controle social..
image4.wmf
image5.wmf
image6.wmf
image7.wmf
image1.wmf
image8.wmf
Falsa
image2.wmf
Verdadeira
image3.wmf
Falsa