Buscar

EXERCÍCIOS TEMA 3 GESTÃO DE PROCESSOS


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Gestão de Processos 
Tema 3 – Estruturas e Processos
1. O BSC é uma ferramenta que torna possível acompanhar e avaliar o planejamento estratégico em distintos aspectos de uma organização. A ferramenta foi construída com base em quatro perspectivas, sendo que cada uma delas mapeia uma área específica de uma empresa em relação aos seus planos e estratégias. Qual das perspectivas indica as medidas capazes de contribuir com a manutenção do capital intelectual da empresa?
De aprendizado e crescimento.
Justificativa: O BSC tem quatro distintas perspectivas, conforme descrito a seguir. Na perspectiva financeira, as medidas relativas à receita e à produtividade são valiosas e ajudam a demonstrar as consequências econômicas de ações já realizadas. Representa uma das principais perspectivas do BSC. A perspectiva dos clientes pressupõe definições sobre o mercado e o segmento nos quais a organização deseja competir. A perspectiva de aprendizado e crescimento está relacionada ao desenvolvimento de medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional, bem como a manutenção do capital intelectual da organização. A perspectiva dos processos internos possibilita que sejam identificados os processos críticos para a realização dos objetivos de outras perspectivas. A competitividade não representa uma das perspectivas do BSC. O resultado oriundo das perspectivas do BSC visa a aumentar a competitividade da organização.
2. Suponha uma empresa que tem uma estrutura organizacional funcional. Contudo, a fim de dinamizar o negócio, a organização passou por uma série de mudanças e os processos produtivos tornaram-se mais complexos, sendo necessária a ampliação deles, de modo que eles começaram a ser arranjados por projetos. Dada essa situação, a empresa passou de uma estrutura organizacional funcional para uma estrutura matricial. Entre as desvantagens da nova estrutura em relação à anterior, destacam-se:
Dificuldades de coordenação e de responsabilização.
Justificativa: A estrutura matricial tem uma série de vantagens, como o fato de ser estabelecida para oferecer melhoria na resposta ao mercado. São vantagens desse tipo de estrutura a descentralização do poder, a potencialização do aprendizado organizacional e a possibilidade de otimização de recursos. Pode ser considerada uma desvantagem da estrutura matricial a dificuldade de coordenação de pessoas e de responsabilização de processos.
3. A estrutura organizacional de uma empresa representa uma série de questões, como aspectos relacionados à tomada de decisão, a centralização do poder e demais questões envolvendo autoridade e responsabilidade.
 Em relação à estrutura organizacional, assinale a resposta correta:
A definição precisa de direitos e obrigações dos membros da organização traduzidas em funções bem delineadas é uma característica de organizações mecanicistas.
Justificativa: As estruturas organizacionais têm algumas características, como o fato de que, quanto maior é a descentralização, maior é a quantidade de pessoas para tomar decisões e supervisionar. Outro ponto é que, no caso de a amplitude de controle ser menor, a organização tende a ficar mais hierarquizada. Uma questão importante em relação às estruturas organizacionais diz respeito às estruturas informais; embora estas sejam inevitáveis, não estão previstas em planejamento. Ainda em relação às estruturas organizacionais, é correto afirmar que a autoridade é dual nas estruturas matriciais, e a hierarquização excessiva e a rigidez da estrutura promovem o desenho exato do organograma.
4. As distintas estruturas organizacionais distinguem-se pela forma como expressam o quanto o poder é difuso ou não nas organizações, os distintos níveis hierárquicos e, inclusive, como estão arranjados os processos de produção. A estrutura organizacional que indica o entrecruzamento de duas ou mais estruturas denomina-se:
Estrutura matricial.
Justificativa: A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta, ao mesmo tempo, uma estrutura funcional e uma estrutura horizontal, que, normalmente, se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto, sobrepondo estruturas sobre os mesmos membros de uma organização. Nesse modelo, tenta-se unir as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento. A lógica desse modelo é o que chamamos de autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo. O organograma é uma forma gráfica para representar a estrutura; não é a estrutura em si. A estrutura em linha e staff é equivale à estrutura funcional e utiliza a função como maneira de dividir áreas de responsabilidades. A funcional é a clássica estrutura organizacional que utiliza a função como maneira de dividir áreas de responsabilidade e autoridade, sendo esta a estrutura típica da maioria das empresas. A terceirização não é um tipo de estrutura, mas, sim, uma estratégia organizacional.
5. A departamentalização possibilita o agrupamento de distintas atividades em unidades e setores de uma organização e visa a facilitar a supervisão de atividades na busca pelos melhores resultados. Um dos princípios condutores do processo de departamentalização é o princípio do maior uso. Em que consiste o princípio do maior uso?
Quem mais realiza um processo é responsável por ele.
Justificativa: O princípio de maior uso diz respeito ao fato de que o departamento ou setor que mais realiza um processo é responsável por ele. Outro princípio é o de maior interesse, que está relacionado ao fato de que o gestor mais interessado na coordenação da tarefa deve ser responsável por ela. O princípio da separação e controle define que supervisão e execução devem ser mantidas em setores separados. E o princípio da supressão da concorrência indica que as atividades realizadas por um setor não podem ser realizadas por outro. A terceirização não é um princípio da departamentalização.

Continue navegando