Buscar

Gestão de Mudanças Organizacionais


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Analise a situação do texto e produza um diagnóstico da situação: relate e dê sua opinião sobre o que está acontecendo no estudo de caso descrito no artigo acima.
No estudo de caso descrito pelo artigo apresentado, pode-se observar um claro conflito entre o manejo das expectativas entre os funcionários e o chefe da unidade em relação as mudanças propostas. Por um lado, Paolo acredita que as alterações serão benéficas para a unidade, porém o seu entusiasmo não é compartilhado pela equipe, que teme que as novas atividades sejam mais complexas e que não sejam capazes de corresponder com os requisitos desejados. 
Esse conflito de expectativas ressalta o quanto uma comunicação efetiva é uma ferramenta fundamental em todas as empresas. Ao encarar situações de mudança organizacional, uma liderança eficiente é aquela que sabe comunicar com clareza os objetivos e diretrizes, que está acontecendo, quem será afetado e quais as novas expectativas. Ademais, a comunicação só é concreta quando compartilhada, ou seja, é necessário haver troca, e o gestor em sua parte, deve ser capaz de ouvir as preocupações de seus funcionários e buscar maneiras de ajudá-los a se adaptarem as novas exigências. Desse modo, torna-se mais propenso o engajamento da equipe de maneira positiva com as mudanças propostas e essa visão otimista é essencial para que o processo adaptativo ocorra de maneira mais orgânica.
2. Sugira uma linha de ação a ser seguida por Paolo no que se refere ao seu próprio estilo de gerenciar, sua relação com Ken e sua relação com o restante de sua unidade.
Quanto ao seu estilo de gerenciar, Paolo pode investir em feedbacks, sendo esses individuais ou em equipes. Ao entender o ponto de vista de seus funcionários e atuar diretamente em duas dores, ele pode criar uma relação de confiança e troca, o que colabora com a participação ativa dos membros das equipes. Consequentemente, essa cultura facilita diretamente o problema de manejo de expectativas apresentado no estudo de caso. 
Sobre sua relação com Ken, a comunicação também é essencial. Nesse cenário, Paolo precisará construir uma oportunidade de conversa honesta entre as partes, em que Ken possa partilhar a razão de seu incômodo e a sua perspectiva pessoal diante das mudanças propostas. O objetivo dessa conversa seria uma busca por entendimento mútuo e um acordo de compromisso entre ambos, para que esses sejam capazes de trabalhar em equipe. 
Por último, com relação ao restante da unidade, Paolo precisa se comunicar de modo claro e consistente, mas também buscar o entendimento de sua equipe diante das mudanças, para que esses se sintam envolvidos nas decisões e incentivados a colaborar. Também é necessário que ele disponibilize ferramentas para que o time se sinta mais confortável diante das novidades, ou seja, treinamentos internos sobre novas políticas ou processos que venham ser adotados, como uma estratégia de aumentar a familiaridade, confiança e produtividade dos colaboradores diante do novo cenário.

Continue navegando