Buscar

Importância da Geografia no Meio Ambiente


Prévia do material em texto

O objeto de estudo da geografia é o espaço geográfico, e como se sabe, nele encontramos aspectos naturais, sociais, políticos, culturais, econômicos, dentre tantos outros. Desse modo, ao estudar o espaço geográfico, também cabe a Geografia analisar e estudar o meio ambiente, suas relações com o ser humano, importância no espaço geográfico, bem como os problemas ambientais.
O domínio humano sobre a natureza se intensifica a cada dia, implicando em um uso exacerbado dos recursos naturais disponíveis na natureza. Consequentemente começam a surgir os primeiros grandes problemas ambientais, como o desmatamento, poluição dos rios, poluição atmosférica, entre outros.
É impossível desvencilhar as relações humanas dos problemas ambientais, uma vez que, os seres humanos são responsáveis por tais problemas e também o único que pode tentar revertê-los. E é justamente aí que a Geografia entra, pois compreende todos os elementos onde o ser humano vive: o solo, as habitações, o clima, as estradas, as avenidas, além de compreender como o meio ambiente se modifica, se desenvolve, se reconstrói. 
Por tanto, entender os fatores naturais do planeta e sua disponibilidade é um importante processo para analisar os eventuais riscos ambientais nos quais os seres humanos estão sujeitos, de acordo com seu uso inadequado dos recursos naturais e a Geografia como ciência, pode contribuir efetivamente para a construção práticas que contribuam para resultar no controle de tais problemas.

Continue navegando