Buscar

Prévia do material em texto

Aprendizagem por modelo
	Bandura observou que a tríplice contingência (você é inserido no contexto, estímulo ou ambiente e emite um comportamento ou resposta que altera o ambiente e gera uma consequência punitiva ou reforçadora, interferindo na frequência em que ocorrerá esse comportamento) é possível de ser aprendida não necessariamente por tentativa e erro, mas por observação de um modelo. Essa aprendizagem é chamada de “modelação”.
	Bandura realizou um experimento com uma criança onde a mesma estava numa sala brincando com vários brinquedos e brincava a vontade. Em seguida é levada para outra sala onde uma participante adulta do experimento interfere dizendo que retirará uma parte dos brinquedos para levar à outra criança. A criança faz cara de tristeza, mas não reage.
	Depois a criança é colocada numa sala para brincar e, ao lado dessa sala, existe um homem adulto batendo num boneco joão-bobo e dizendo palavras como “bata” “chute”. Depois disso a criança é levada a uma sala com um boneco joão-bobo, passando a agredi-lo.
	Dessa forma, a criança observou os elementos da tríplice contingência e, sem se expor, já sabia o que poderia fazer.
	Esse experimento levanta muitas discussões e debates acerca dos modelos que a criança tem diante de si. Mostra que a violência pode ser aprendida em modelos em casa, em filmes, em séries, na vizinhança, não necessariamente estando diretamente exposta à determinada situação.
	Elementos da modelação
· Atenção: o indivíduo observa o comportamento de outra pessoa, as consequências e os traços distintivos da conduta modelo.
· Retenção: guardar os elementos da tríplice contingência na memória.
· Reprodução: converter as imagens mentais em comportamento visível.
· Motivação: como o indivíduo encara que a resposta retida pode trazer resultados positivos.
	O que torna algo reforçador para alguém? Usando o exemplo da caixa de Skinner, a água se torna reforçadora por conta da privação. A privação determina que evento será reforçador. 
	O modelo deve dispor de: glamour, status, poder ou fama. O ambiente potencializa certos modelos em detrimento de outros.

Continue navegando