Buscar

Segurança e medicina no trabalho

Prévia do material em texto

Segurança e medicina no trabalho
Proporcionar aos seus empregados saúde e segurança é primordial para um negócio de sucesso.
Os estabelecimentos industriais só poderão dar início às suas atividades após a inspeção e aprovação das instalações pela autoridade competente em matéria de segurança e medicina do trabalho.
Desta forma, há um capítulo separado na CLT destinado à área de segurança e medicina do trabalho.
Foram criados também órgãos específicos responsáveis por fiscalizar, orientar e penalizar, se necessário, as atividades relativas à área, tais como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que tem como finalidade identificar situações que possam trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, e cujas normas devem estar de acordo com o ato normativo do Ministério do Trabalho.
Existem também outras normas que regulamentam a segurança e a medicina do trabalho dentro de uma empresa. Siga adiante para conhecê-las.
Normas regulamentadoras
Seguir as normas de segurança do trabalho da sua empresa é fundamental para resguardar os funcionários, evitando acidentes de trabalho e garantindo a segurança jurídica do seu negócio. Clique nas abas e conheça as principais Normas Regulamentadoras do Sistema de Segurança e Medicina do Trabalho.
· EPI
· PCMSO
· PPRA
· PPP
EPI – Equipamento de Proteção Individual
É dever da empresa oferecer gratuitamente os equipamentos de proteção. Os materiais devem estar em perfeito estado de conservação e funcionamento, e certificados pelo Ministério do Trabalho.
PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
Este programa tem o objetivo de prevenção, pois realiza o diagnóstico precoce dos problemas de saúde relacionados ao trabalho. Também constata a existência de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde.
PPRA – Programa de Prevenção a Riscos Ambientais
O PPRA visa à prevenção da saúde e da integridade dos trabalhadores através da fiscalização de riscos ambientais que existam ou venham a existir no ambiente de trabalho.
PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
O PPP refere-se a um formulário onde é traçado todo histórico do empregado – dados da empresa, atividade que exerce, agentes nocivos ao qual é exposto, intensidade e concentração do agente e exames médicos realizados.
Você sabia que as normas de segurança e medicina no trabalho podem influenciar a folha de pagamento dos funcionários?
Atividades insalubres, que exponham o empregado a agentes nocivos à sua saúde, têm um adicional de insalubridade que pode variar entre 10%, 20% e 40% do salário mínimo.
Já as atividades perigosas, que envolvem risco acentuado, dão ao empregado o direito de receber o adicional de periculosidade de 30% do seu salário efetivo.
Arquivando os documentos da empresa
Você tem o hábito de guardar os documentos do seu empreendimento?
O prazo de guarda dos documentos de uma empresa depende do tipo, se é tributário ou trabalhista, e também da norma legal que exige sua exibição, especialmente para fins de fiscalização e cobrança de eventual dívida. 
Estes documentos devem ser guardados para uma eventual visita de fiscalização. Clique no botão abaixo e conheça os prazos para o arquivamento deles e, em seguida, conheça os tipos de relatórios anuais.
	Documentos
	Prazos
	FGTS
	30 anos
	PIS-PASEP, cadastro pagamento e RAIS
	10 anos
	Convênios de Salário-Educação
	10 anos
	Ficha de Salário-Maternidade e atestados
	5 anos
	Documentos referentes ao Salário-Familia
	10 anos
	Guias de contribuição sindical
	5 anos
	DIRF, DARF e documentos do imposto de renda
	5 anos
	Recibos de entrega de Comunicação de Dispensa
	5 anos
	Relatórios de acidente de trabalho e doenças ocupacionais
	5 anos
	Folhas de votação da CIPA
	3 anos
	Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
	3 anos
	Documentação dos empregados durante o emprego (de confecção da folha de pagamento)
	5 anos e 2 anos após saída.
	PARA SEMPRE
	Registro de Empregados; Exames médicos; Declaração de Instação do livro de atlas da CIPA; Ficha de análise de acidentes de trabalho; Cópia do anexo I enviado à DRT; Registro de segurança de cadeiras; Folha de pagamento; Guias de previdência Social(GPS); Livro de registro de inspeção.
Relatórios anuais
Os relatórios anuais devem ser entregues anualmente de acordo com a data do órgão competente. Clique nas abas para conhecê-los e em seguida veja os tipos de benefícios que podem ser concedidos aos empregados.
RAIS - Relação Anual de Informações Sociais:
Informações de valores recebidos pelos empregados mês a mês para base do FGTS.
DIRF - Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte:
Informações de valores recebidos pelos empregados mês a mês para base do Imposto de Renda.
INFORME DE RENDIMENTOS - Formulário entregue aos empregados e prestadores de serviços com todas as informações sobre seus rendimentos anuais: pagamentos, salários, férias, 13º salário e indenizações.
Benefícios aos empregados
Benefícios são uma excelente alternativa para que as empresas retenham e conquistem seus colaboradores. Dentro de um mercado cada vez mais competitivo, empresas que não oferecem benefícios aos funcionários perdem boas oportunidades na hora da contratação e podem se prejudicar com altas taxas de rotatividade. Navegue pela seta lateral para conhecer alguns dos benefícios que podem ser concedidos aos empregados.

Mais conteúdos dessa disciplina