Buscar

Fato Social e Pressões Sociais


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
FURG
Agroecologia
Pensamento Social I
Émile Durkheim – “O que é fato social?”
Carolina Pirani Silva 
12/03/2024
Questão
Podemos imaginar que, para um produtor agrícola, a ideia de produzir "mais", sempre mais, poderia uma das características da sua relação com a terra. 
A partir da leitura do texto de Émile Durkheim: 
- Escreva como esse autor explicaria esse modo de pensar e explique, sempre utilizando as ideias desse autor, por que alguém de outro lugar - um estudante urbano, por exemplo, poderia fazer essa afirmação.
Resposta
Um produtor agrícola cresce em uma sociedade que o impõe uma produção contínua, mostrando o trabalho braçal como o melhor caminho para o futuro: quanto mais produzir, mais terra vão conquistar. Essa circunstância entra de acordo com o fato social descrito por Émile Durkheim. 
Com base nas ideias do autor (2000), a necessidade de aumentar a produção e adquirir mais terra é uma influência que vem de fora dos indivíduos, exercendo uma pressão que os obriga a agir de certa maneira. Essa pressão pode surgir das regras e padrões estabelecidos na sociedade, das expectativas da comunidade agrícola em que estão inseridos ou até mesmo das condições econômicas gerais que afetam o setor agrícola. Esses fatores externos moldam as decisões e comportamentos dos produtores, incentivando-os a buscar o crescimento e a expansão para se adequarem ao ambiente em que operam.
De acordo com Émile Durkheim (2000, p.47),
O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos, o sistema de moedas que emprego para pagar dívidas, os instrumentos de crédito que utilizo nas relações comerciais, as práticas seguidas na profissão, etc., etc., funcionam independentemente do uso que delas faço. Tais afirmações podem ser estendidas a cada um dos membros de que é composta uma sociedade, tomados uns após outros. Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais.
Com base nesse trecho, podemos afirmar que uma pessoa que cresceu e vive em uma cidade grande compreende os desafios enfrentados pelos agricultores. Mesmo sem trabalhar na agricultura, ela reconhece as pressões sociais que os agricultores enfrentam. Nas cidades, as pessoas estão cientes das exigências da sociedade em relação à produção de alimentos, assim como das políticas governamentais, econômicas e dos sistemas de mercado que afetam a agricultura. Além disso, os moradores urbanos entendem as regras sociais que incentivam o crescimento econômico em qualquer área, o que inclui a agricultura, assim reconhecendo que os produtores agrícolas estão sujeitos a essas mesmas pressões sociais e econômicas para aumentar sua produção e adquirir mais terra, a fim de prosperar dentro de seus próprios contextos sociais e econômicos.
Contudo, fato social segundo o sociólogo são elementos fundamentais na compreensão da dinâmica social. Eles representam padrões de comportamento, pensamento e sentimento que exercem uma influência coercitiva sobre os indivíduos dentro de uma sociedade. Esses fatos sociais são externos aos indivíduos, se manifestam de forma coletiva e possuem uma existência independente das vontades individuais.
Bibliografia
DURKHRIM, Émile. Objetivo e método: 2.O que é fato social? In: DURKHRIM, Émile. Durkheim Sociologia. 2000. Tradução de Laura Natal Rodrigues. 9ª edição. São Paulo: Ática, 2000, 46-52.