Buscar

Análise Crítica de A ''política da boa vizinhança''_abcdpdf_pdf_para_word

Prévia do material em texto

O subtema escolhido foi A “política de boa vizinhança”, presente no capítulo 7 – A Segunda Guerra Mundial e a queda de Vargas. Embora breve, o assunto é bem conduzido, com vocabulário de fácil compreensão e texto harmonioso e objetivo. Consequentemente, verifica- se uma abordagem mais expressa do tema em detrimento das particularidades que o circundam.
Para melhor exemplificar isso, segue uma reprodução de um trecho do texto: “Sua intenção era cultivar a amizade da América Latina e conseguir aliados, além de garantir os interesses estadunidenses na região” (VICENTINO, C; VICENTINO, J. B., 2019, p. 124)1. Os “interesses estadunidenses” poderiam ser especificados. Segundo a historiadora Mônica Hirst, em sua colaboração com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas, os interesses vieram com a percepção dos Estados Unidos de que as nações da América Latina seriam potenciais fornecedores/supridores de matérias- primas. Além disso, ele almejava o mercado de produtos manufaturados e áreas de investimento de capital que integrassem interesses privados e governamentais. Sinalizava uma versão regional de uma política externa internacionalista, neste caso, de fortalecimento de uma aliança hemisférica, defendendo, pois, os mercados contra o Eixo.2
Neste mesmo livro, foram alguns os subtemas com as mesmas características de objetividade, notando-se em determinados deles, no entanto, pelo menos uma divisão direta e precisa de temas mais importantes. Ao menos alguns dos interesses poderiam ter sido dispostos em tópicos para uma melhor compreensão dos estudantes. Seria interessante ter a mesma conduta em relação ao que os países latino-americanos que se alinharam com os as novas políticas estadunidenses “ganharam“, citando, no mínimo, o contexto brasileiro, como a conquista da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, o reequipamento das forças armadas e a produção do álbum Native Brazilian Music. Respectivamente, citar também possíveis interesses implícitos ou não por parte dos financiadores/parceiros. Então, por exemplo, do ponto de vista da CSN, fornecer aço aos Aliados; da modernização das forças armadas, estar apto a combater efetivamente como membro dos Aliados; da produção do Native Brazilian Music, realizar um intercâmbio cultural.
Acerca da iconografia, a equipe responsável optou por inserir o pôster do filme Saludos, Amigos, de 1942, uma animação lançada internacionalmente e produzida por Walt Disney. O
1 VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Teláris: História 9º ano. 3.ed. São Paulo: Ática, 2019.
2 HIRST, Mônica. (s/d). Verbete Política de Boa Vizinhança. Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro, CPDOC/FGV. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/politica-de-boa- vizinhanca. Acesso em: 01 jun. 2022.
filme se passa na América do Sul, e Disney teve o cuidado, naturalmente, de se dedicar na representação da cultura local e dos cenários, como o Lago Titicaca, os pampas argentinos e o emblemático Rio de Janeiro. A concepção desta obra está diretamente ligada aos esforços estadunidenses de reaproximação e de conquistar aliados (aqui, já durante a Segunda Guerra Mundial). Pode, portanto, ser considerada uma boa representação iconográfica do contexto, atentando-se também à legenda adequada que a acompanha.

Mais conteúdos dessa disciplina