Buscar

Prova Final 10 0


Prévia do material em texto

Correção da Prova Final
Questão 1
Respondida
O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID contém filtros inteligentes com buscas mais rápidas de processos, nos três eixos de atuação, Reconhecimento Federal, Ações de Resposta e Ações de Reconstrução. É disponibilizada as tramitações em moldes que a SEDEC já usa, podendo ser observados os encaminhamentos dos processos, como integrar diversos produtos, com o objetivo de qualificar e dar transparência a gestão de Riscos de Desastres no Brasil.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC é o órgão que dá suporte para outros departamentos e coordenadorias de prevenção aos riscos e desastres, dando agilidade e prioridade a recursos em situação de socorro e emergência. Assim, consegue atender um município rapidamente.  A SEDEC está organizada por unidades e as principais são: Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD, Departamento de Articulação e Gestão (DAG), Departamento de Prevenção e Preparação (DPP), Departamento de Reabilitação e de Reconstrução (DRR) e o Departamento de Operações de Socorro em Desastres.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação da coluna A com a coluna B.
 
	Coluna A
	Coluna B
	I. Participa nas ações de Defesa Civil e proteção durante a emergência.
	1. Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD. 
	II. Recebe e processa informações de vários órgãos e a maior expectativa é que possa encaminhar informações sobre probabilidade de ocorrência de sinistros aos diversos municípios integrantes do sistema.
	2. Departamento de Prevenção e Preparação (DPP).
	III. Instruir os convênios, processos e contratos da SEDEC.
	3. Departamento de Reabilitação e de Reconstrução (DRR). 
	IV.  Atua, planeja e desenvolve a doutrina de Defesa Civil, e capacitam as pessoas, os órgãos e os municípios para atuação em gestão de riscos e desastres. 
	4. Departamento de Articulação e Gestão (DAG). 
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
· I - 1; II - 3; III - 4; IV - 2.
· I - 3; II - 1; III - 4; IV - 2.
· I - 2; II - 4; III - 3; IV - 1.
· I - 3; II - 1; III - 2; IV - 4.
· I - 4; II - 2; III - 1; IV - 3.
Sua resposta
I - 3; II - 1; III - 4; IV - 2.
Alternativa correta devido à associação correta das colunas.
Questão 2
Respondida
Segundo o Manual de Capacitação Básica em Defesa Civil (2012, p.38), “de acordo com a nova terminologia da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (2009, p. 27), a expressão “redução de desastres” concentra-se no conceito e na prática de reduzir o risco de desastres mediante esforços sistemáticos dirigidos a análise e a gestão dos fatores causadores dos desastres, o que inclui
I- A redução do grau de exposição às ameaças (perigos).
II- A diminuição da vulnerabilidade das populações e suas propriedades.
III- Uma gestão prudente dos solos e do meio ambiente.
IV- O melhoramento da preparação diante dos eventos adversos.
V- O aumento do impacto do homem junto ao ambiente em que vive.
Com relação aos “esforços sistemáticos dirigidos a análise e a gestão dos fatores causadores dos desastres”, assinale a alternativa correta:
· As afirmativas I e V estão corretas.
· As afirmativas II e V estão corretas.
· As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
· As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
· As afirmativas III e V estão corretas.
Sua resposta
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
GABARITO: “As afirmativas I, II, III e IV estão corretas”, excetuando o item V, pois essa é uma das causas dos desastres ambientais e não um esforço para conter a causa. Vide, a seguir, parágrafo completo contido no Manual de Gestão de Risco e Desastre em Defesa Civil, que contém a resposta da questão: “Reduzir o risco de desastres mediante esforços sistemáticos dirigidos a análise e a gestão dos fatores causadores dos desastres, o que inclui a redução do grau de exposição às ameaças (perigos), a diminuição da vulnerabilidade das populações e suas propriedades, uma gestão prudente dos solos e do meio ambiente e o melhoramento da preparação diante dos eventos adversos”. FONTE: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC. Capacitação Básica em Defesa Civil. Centro Universitário de Pesquisas e Estudos Sobre Desastres. Florianópolis. 2012. p.38. Disponível em: Para maior estudo sobre o tema, acesse o Manual.
Questão 3
Respondida
Em 2013, alagamentos ocorreram em diversas cidades do interior de São Paulo, segundo fontes do SINDPEC, a cidade de Miracatu com 20.595 habitantes na época registrou 26 mortes e um ferido. Na cidade de Presidente Epitácio o desastre foi maior, totalizando 40 mortos, Mongaguá registrou 36 mortos. Na cidade de Osvaldo Cruz houve 143 desaparecidos por causa de alagamentos gerados por fortes chuvas. Por causa desses acontecimentos, é que o governo nacional instituiu a SEDEC.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil- SEDEC se encaixa no contexto da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.  A PNPDEC integra as políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, geologia, infraestrutura, educação, ciência e tecnologia a as demais políticas setoriais tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável.
Com base no texto acima, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil é considerada o principal órgão de Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, e o que aguardamos dela é que:
· atue em todo o território, articulando e coordenando todas as unidades deste sistema.
· atue em emergência ou estado de calamidade pública.
· atue em território internacional na gestão dos riscos e desastres.
· der assistência à defesa permanente contra as calamidades públicas no Brasil.
· relacione com outras políticas de governo e de estado, como as políticas de saúde, de meio ambiente, recursos hídricos e o ordenamento de território.
Sua resposta
atue em todo o território, articulando e coordenando todas as unidades deste sistema.
Alternativa correta.
Questão 4
Respondida
Segundo o Ministério da Integração Nacional (2017), “a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC, instituída pela Lei nº 12.608 de 10 de abril de 2012, publicada no Diário Oficial da União nº 70, de 11 de abril de 2012, traz os princípios, os objetivos e instrumentos de como a gestão de riscos de desastres e a gestão de desastres serão implementadas no Brasil, com o propósito de assegurar condições sociais, econômicas e ambientais adequadas para garantir a dignidade da população e garantir a promoção do desenvolvimento sustentável".
A PNPDEC trouxe algumas inovações como:
I. Integração das políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, geologia, infraestrutura, educação, ciência e tecnologia e às demais políticas setoriais, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável.
II. Elaboração e implantação dos Planos de Proteção e Defesa Civil nos municípios, estabelecendo metas de curto prazo.
III. Sistema Nacional de Informações e Monitoramento de Desastres; Profissionalização e a qualificação, em caráter permanente, dos agentes de proteção e defesa.
IV. Cadastro nacional de países com áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos.
V. Inclusão nos currículos do ensino superior dos princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental, entre outras.
Com relação às inovações introduzidas pela PNPDEC, é correto o que se afirmar em:
· As afirmativas I e V estão corretas.
· As afirmativas II e III estão corretas.
· As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
· As afirmativas I, II, III, IV estão corretas.
· As afirmativas I e III estão corretas.
Sua resposta
As afirmativas I e III estão corretas.
GABARITO: I e III estão corretas. Vide, a seguir, conteúdo que foi postado no site do Ministério da Integração Nacional, que contém a resposta daquestão: “A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC, instituída pela Lei nº 12.608 de 10 de abril de 2012, publicada no Diário Oficial da União nº 70, de 11 de abril de 2012, traz os princípios, os objetivos e instrumentos de como a gestão de riscos de desastres e a gestão de desastres serão implementadas no Brasil, com o propósito de assegurar condições sociais, econômicas e ambientais adequadas para garantir a dignidade da população e garantir a promoção do desenvolvimento sustentável. A PNPDEC trouxe algumas inovações como: Integração das políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, geologia, infraestrutura, educação, ciência e tecnologia e às demais políticas setoriais, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável; Elaboração e implantação dos Planos de Proteção e Defesa Civil nos três níveis de governo, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo; Sistema Nacional de Informações e Monitoramento de Desastres; Profissionalização e a qualificação, em caráter permanente, dos agentes de proteção e defesa; Cadastro nacional de municípios com áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos; e Inclusão nos currículos do ensino fundamental e médio dos princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental, entre outras”. FONTE: MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL. Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC. Disponível em. Acesso em: 2 dez.2017.
Questão 5
Respondida
Conforme citado no blog da COMPDEC de Pacatuba/CE (2017), a missão é desenvolver planejamentos; projetos e planos de trabalhos no intuito de minimização de desastres e o retorno à situação de normalidade em tempos de crises, a ser alcançada através da diminuição da ocorrência de eventos adversos potencialmente causadores de desastres e através da redução de sua intensidade, que pode ser conseguida com a implementação de ações preventivas, de preparação e de resposta a esses eventos adversos. Ainda, afirma-se que “a finalidade universal da Defesa Civil é garantir a segurança global da população, visando a redução de fatos adversos de todas as espécies através de medidas de ...”
1. Prevenção: medidas adotadas visando a não ocorrência de desastres ou a preparação da população para os inevitáveis.
2. Resposta: quando todo o esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida por desastres.
3. Recuperação: investimentos que objetivam o retorno, no menor tempo possível, das condições de vida comunitária existentes antes dos eventos.
Assinale a opção que apresenta a ordem correta das medidas que visam a redução de fatos adversos, para garantir a segurança global da população:
· 1, 2 e 3.
· 2, 1 e 3.
· 1, 3 e 2.
· 3, 2 e 1.
· 3, 1 e 2.
Sua resposta
1, 2 e 3. 	(QUESTÃO ANULADA) ENTREI COM RECURSO NA AMPLI
GABARITO: 4, 5, 1, 2 e 3. Vide, a seguir, resposta da questão:  FONTE: COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DE PACATUBA – CEARÁ. Disponível em. Acesso em 5 dez.2017.
Questão 6
Sem resposta
A cidade de São Paulo recebeu uma frente fria e várias ruas foram alagadas, em destaque, a marginal Tietê que possui um de seus afluentes na divisa entre as duas cidades. Nesse caso, qual procedimento deverá ser tomado por cada município? E quais medidas deverão ser tomadas pelo estado de São Paulo?
Assinale a alternativa que contém respectivamente as ações de cada município e do estado:
· Município: Fazer valer o SINPDEC; estabelecer os critérios e condições para confirmação do estado de calamidade; Estado: Apoiar as medidas de socorro ao município; declarar estado de calamidade e apoiar no seu reconhecimento.
· Município: Avaliar danos e prejuízos; providenciar abrigos e suprimentos básicos para os cidadãos; declarar calamidade pública (se necessário). Estado: Apoiar as medidas de socorro ao município; declarar estado de calamidade e apoiar no seu reconhecimento.
· Município: Avaliar danos e prejuízos; providenciar abrigos e suprimentos básicos para os cidadãos; declarar calamidade pública (se necessário). Estado: Fazer valer o SINPDEC; estabelecer os critérios e condições para confirmação do estado de calamidade.
· Município: Apoiar as medidas de socorro ao município; declarar estado de calamidade e apoiar no seu reconhecimento. Estado: Fazer valer o SINPDEC; estabelecer os critérios e condições para confirmação do estado de calamidade
· Município: Fazer valer o SINPDEC; estabelecer os critérios e condições para confirmação do estado de calamidade Estado: Avaliar danos e prejuízos; providenciar abrigos e suprimentos básicos para os cidadãos; declarar calamidade pública (se necessário).
Sua resposta
Município: Avaliar danos e prejuízos; providenciar abrigos e suprimentos básicos para os cidadãos; declarar calamidade pública (se necessário). Estado: Apoiar as medidas de socorro ao município; declarar estado de calamidade e apoiar no seu reconhecimento.
Em caso de um desastre que envolva duas cidades circunvizinhas, cada município terá de providenciar as seguintes medidas: • declarar estado de calamidade pública se necessário; • providenciar abrigos provisórios, coleta e distribuição de suprimentos; e • avaliar danos e prejuízos. O estado que engloba estes dois municípios terá de executar as seguintes medidas: • Apoiar a União, quando solicitado, no reconhecimento de estado de calamidade pública;
• declarar estado de calamidade pública quando necessário e quando envolver mais de uma cidade; e • apoiar as medidas de socorro ao município.
Questão 7
Sem resposta
Segundo Silva (2017), “a Defesa Civil no Brasil está organizada sob na forma de um sistema denominado Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC”.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. “O SINPDEC é composto por um conjunto de órgãos que se comunicam e estão interligados, provendo o ajustamento adequado e assertivo para ações diversas em Defesa Civil, com atuação em todo o território nacional” (SILVA, 2017).
PORQUE
II. “A ação organizada de forma integrada e global do SINPDEC proporciona um resultado mais eficiente, multiplicador, sendo mais eficaz do que a simples soma das ações dos órgãos que o compõem. Todavia, a atuação do órgão municipal de proteção e Defesa Civil tem o maior destaque e importância” (SILVA, 2017).
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
· A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· As asserções I e II são proposições falsas.
Sua resposta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
GABARITO: “As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I”.
Questão 8
Sem resposta
Segundo Soriano et al (2017, p. 208), “em busca de uma conceituação do termo desastre, a Secretaria Nacional de Defesa Civil o define como resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais e ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais” (BRASIL, 2007, p. 8).
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. "Por desastres naturais, definem-se os fenômenos que ocorrem na biosfera e podem resultar em um evento prejudicial, causando a morte ou lesões, danos materiais, interrupção da atividade social e econômica e degradação ambiental (INTERNATIONAL STRATEGY FOR DISASTER REDUCTION, 2007)".
PORQUE
II. O Atlas Brasileiro de Desastres Naturais indica que o registro de ocorrências de desastres naturais no país apontou um crescimento positivo de 268% nos últimos dez anos (UNIVERSIDADEFEDERAL DE SANTA CATARINA, 2012). De acordo com Valêncio (2014), os desastres são um problema crônico no Brasil, aos quais as políticas adotadas no âmbito do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) não têm conseguido resolver".
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
· A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· As asserções I e II são proposições falsas.
Sua resposta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
“As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I”.
Questão 9
Sem resposta
De acordo com o Art. 18, Parágrafo único: “os órgãos do SINPDEC adotarão, no âmbito de suas competências, as medidas pertinentes para assegurar a profissionalização e a qualificação, em caráter permanente, dos agentes públicos referidos no inciso III” (BRASIL, 2012).
Desta forma, segundo Queiroz (2012, citado por Soriano, 2017, p.212), “é possível observar que não existe uma diretiva que regularize e padronize a adoção de medidas que assegurem a profissionalização dos agentes de Defesa Civil, em todo o território nacional. Assim, destaca-se a baixa formação dos agentes em muitos casos”.
Com relação a não existência de “uma diretiva que regularize e padronize a adoção de medidas que assegurem a profissionalização dos agentes de Defesa Civil”, é correto o que se afirmar em:
· A atual Política Nacional de Defesa Civil (PNDC) logrou instrumentalizar uma visão integrada do objeto e das práticas da Defesa Civil.
· A ausência do objeto e das práticas da Defesa Civil criou uma estrutura piramidal, cuja base é extremamente frágil.
· Em todos os níveis de atuação e principalmente na base da pirâmide, existe capacitação técnico-profissional dos atores envolvidos.
· Existe uma carreira estruturada e bem definida em seus objetivos políticos e sociais em Defesa Civil.
· A criação de uma carreira em Defesa Civil asseguraria a continuidade dos interesses políticos.
Sua resposta
A ausência do objeto e das práticas da Defesa Civil criou uma estrutura piramidal, cuja base é extremamente frágil.
GABARITO. PARABÉNS!
Questão 10
Sem resposta
De acordo com Silva (2017), a SEDEC – Secretaria de Defesa Civil é composta por várias unidades, sendo que cada unidade é responsável por uma atividade.
Considerando o contexto, associe a coluna A, onde estão relacionadas as unidades da SEDEC, com a coluna B, onde constam as atividades de responsabilidade de cada unidade.
	COLUNA A
	COLUNA B
	I – CENAD
	1. Atuar, planejar e desenvolver a doutrina de Defesa Civil, e capacitar as pessoas, os órgãos e os municípios para atuação em gestão de riscos e desastres.
	II – DAG
	2. Participar nas ações de Defesa Civil e oferecer proteção durante a emergência e depois para acompanhar os trabalhos de reconstrução do local de desastre.
	III – DPP
	3. Promove ações de socorro à população em risco.
	IV - DRR
	4. Instruir os convênios, processos e contratos da SEDEC.
	V - DOSD
	5. Encaminhar informações sobre probabilidade de ocorrência de sinistros aos diversos municípios integrantes do sistema.
Com relação à associação de colunas, é correto o que se afirmar em:
· I – 5, II – 1, III – 2, IV – 3, V – 4.
· I – 4, II – 1, III – 5, IV – 2, V – 3.
· I – 4, II – 5, III – 1, IV – 2, V – 3.
· I – 5, II – 4, III – 1, IV – 2, V – 3.
· I – 4, II – 2, III – 1, IV – 3, V – 5.
Sua resposta
I – 5, II – 4, III – 1, IV – 2, V – 3.
GABARITO: I – 5, II – 4, III – 1, IV – 2, V – 3. Vide, a seguir, texto, em sua íntegra, extraído do livro didático da matéria, contendo a resposta completa da questão: “Em relação ao que se espera das unidades da SEDEC, podemos afirmar que, do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD, a expectativa é que se emita alertas para evitar desastres. Este centro recebe e processa informações de vários órgãos e a maior expectativa é que possa encaminhar informações sobre probabilidade de ocorrência de sinistros aos diversos municípios integrantes do sistema. Já o que se espera do Departamento de Articulação e Gestão (DAG) é bem instruir os convênios, processos e contratos da SEDEC. Quanto ao Departamento de Prevenção e Preparação (DPP), espera-se que atue, planeje e desenvolve a doutrina de Defesa Civil, e capacite as pessoas, os órgãos e os municípios para atuação em gestão de riscos e desastres. É interessante destacar que o Departamento de Reabilitação e de Reconstrução (DRR) participa nas ações de Defesa Civil e proteção durante a emergência e depois para acompanhar os trabalhos de reconstrução do local de desastre. Por fim, não poderíamos deixar de tornar claro o que se espera do Departamento de Operações de Socorro em Desastres, esperando que atue de imediato nas ações de socorro à população em risco”. O autor ainda disponibiliza um site para “acessar o Relatório do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, disponível em: Acesso em: 25 out. 2017. Este relatório é um exemplo de documento, resultante da atuação do CENAD, no caso do desastre ambiental de grandes proporções que ocorreu no Município de Mariana – MG, em novembro de 2015”.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina