Buscar

Grandes Invenções dos Antigos


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRANDES INVENÇÕES E REALIZAÇÕES DOS POVOS ANTIGOS UTILIZADAS ATÉ HOJE. 
1.000.000 de anos atrás, ou mais. Nesta época os nossos ancestrais aprenderam a produzir o fogo, para se defenderem, cozinhar os alimentos, se aquecerem e iluminar os ambientes. Foi um grande avanço.
50.000 anos atrás, ou mais. Os seres humanos que já conseguiam produzir fogo, pinturas rupestres, ferramentas, roupas de couro, pinturas e outras utilidades. Desenvolveram a fala, importantíssima para o processo de comunicação e sobrevivência.
12.000 anos atrás. São criadas a Agricultura e a Pecuária, que foram se desenvolvendo aos poucos, uma revolução na produção de alimentos. A partir da prática destas atividades surgem novas necessidades, novas atividades como o ceramista, o padeiro, o pedreiro, o metalúrgico, o joalheiro, o carpinteiro, o alfaiate, o soldado, o sacerdote, o governante e etc. 
11.500 anos atrás – Surge o primeiro templo na região de Göblekli Tepe, atual Turquia.
10.000 anos atrás – surge a primeira cidade do mundo, Jericó, na atual Palestina. 
6.000 anos atrás - Um metal conhecido como cobre começa a ser utilizado para fabricar ferramentas e utensílios.
4.000 a.C – Os sumérios, povos da Mesopotâmia (Oriente Médio – Ásia) inventam a Escrita Cuneiforme para organizarem melhor a vida, as atividades diárias. Acádios, assírios e babilônios também habitaram esta região. 
3.500 a.C - A Roda é inventada provavelmente na Mesopotâmia, o que revolucionou os transportes. É também desta época o surgimento da Matemática.
3.000 a.C. – Os gregos e os chineses descobriram o bronze a partir da fusão conjunta do estanho e do cobre. Passaram a fabricar armas e ferramentas mais resistentes que o cobre. Nesta mesma época os egípcios inventam o Papiro, antecessor do papel, e o Relógio de Sol, um importante instrumento para organizar as tarefas diárias. A partir disso e das observações do nascimento heliacal da estrela Sírius criaram o primeiro calendário. A Astrologia surge na Mesopotâmia. Aqueles povos estudavam os movimentos dos astros celestes, os quais consideravam serem divindades e titãs: Sol, Lua, planetas e estrelas. Isso influenciaria a vida das pessoas, do nascimento à morte. Conseguiam até mesmo prever eclipses solares e lunares. As bases da Astronomia começavam a surgir também na China e na Índia. Registros mais antigos de calçados foram descobertos no território da Pérsia.
2.600 a.C. Os chineses inventam um tecido finíssimo, resistente e muito valioso produzido a partir de um complexo método de fiação de seda (tirado do casulo do bicho-da-seda).
2.560 a.C. A Grande Pirâmide de Quéops (146 metros de altura, 2,3 milhões de blocos) é concluída no Egito, depois de mais de vinte anos de trabalhos. Mais de cem pirâmides menores foram construídas, além de milhares de outras obras. Os egípcios talvez tenham sido os engenheiros mais audaciosos da Antiguidade. 
2.300 a.C – Os antigos sumérios inventam o ábaco, a primeira calculadora da História.
2.000 a.C – Foi escrita a “Epopéia de Gilgamesh”, considerada a primeira obra literária da História.
1792 a.C. – fica pronto o Código de Hamurabi, rei babilônico que mandou entalhar na pedra o primeiro sistema de leis escritas da História. Os hebreus se inspiraram neste código para criarem as suas leis. 
1.660 a.C – Por volta desta época os povos da Mesopotâmia, já dividiam a semana em sete dias, orientando-se pelas Fases da Lua. Também foram eles que dividiram o dia em 24 horas, a hora em 60 minutos e o minuto em 60 segundos: Divisão do Tempo. Conseguiram isso através do desenvolvimento do Sistema de Numeração Sexagesimal (base 60). 
1.300 a 700 a.C – Os fenícios (atual Líbano) foram os maiores navegadores da Antiguidade e inventaram a melhor embarcação da Antiguidade, o birreme. Revolucionaram as navegações e o comércio. Fora isso, os fenícios desenvolveram um alfabeto simples que os gregos assimilaram e que se parece com o nosso. Como eram hábeis comerciantes, isso facilitava a comunicação nas suas transações ao longo do Mar Mediterrâneo e para além do Estreito de Gibraltar. 
1.200 a.C – No Oriente Próximo e no Sudoeste da Europa tem início a Idade do Ferro. Dominar a fundição deste resistente metal revolucionou a produção de armas, ferramentas e utensílios. Na Índia é inventado o Sistema Decimal e também o Zero, contribuições dos matemáticos hindus que revolucionaram o Ocidente séculos depois.
800 a 701 a.C – Período em que pode ter nascido o poeta grego Homero, a quem é atribuída a compilação de dois dos poemas épicos mais conhecidos da Grécia Antiga: a Ilíada e a Odisseia.
750 a.C – Os hebreus organizam o Monoteísmo, culto a uma só divindade, inspirados pelos egípcios e pelos persas. Começa a ser escrita a “Torá” (A Lei), livro sagrado dos hebreus composto de cinco livros (Pentateuco): Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. 
700 a.C – Os antigos gregos criam a Falange, uma sofisticada unidade de combate que revolucionou a infantaria. Em algum momento do século VII a.C. os lídios (Ásia Menor) inventam a moeda, fato que revolucionou o comércio.
540 a.C – Os persas inventam os Correios. 
510 a.C – Por volta desta época surge a Democracia em Atenas, na Grécia Antiga. Os atenienses adultos e livres podiam discutir e decidir em praça pública os rumos da política. Naquele contexto e local a política e a ciência começam a se separarem da religião. 
484 a 425 a.C – Tempo de vida de Heródoto, considerado o primeiro historiador. 
470 a 399 a.C – Tempo de vida de Sócrates, pai da Filosofia Ocidental.
451 a.C - A Lei das Doze Tábuas foi um conjunto de leis elaboradas no período da República romana, por pressão dos plebeus. Instituídas ali estavam escritas as leis que determinavam como deveriam ser os julgamentos, as punições para os devedores e o poder do pai sobre a família. Foi o início do que ficou conhecido como Direito Romano, um avanço jurídico que influencia ainda hoje 
310 a 230 a.C – Tempo de vida de Aristarco de Samos, astrônomo e matemático grego, considerado como o primeiro cientista a propor que a Terra gira em torno do Sol: Heliocentrismo, 1500 anos antes de Nicolau Copérnico. 
300 a.C – Criação da Biblioteca de Alexandria, no Egito, a maior da Antiguidade.
271 a.C – Os persas fundam a primeira escola de medicina.
190 a 120 a.C – Durante a sua vida, o matemático grego Hiparco conseguiu calcular mais ou menos a distância entre a Terra e a Lua, além de classificar as estrelas segundo o seu brilho (magnitude).
100 a.C – O africano Erastóstenes de Cirene consegue calcular mais ou menos o raio e o perímetro da Terra, provando matematicamente que o nosso Planeta é redondo. Por volta desta época foi construído na Grécia helenística o famoso Mecanismo de Anticítera (ou Antikythera), um sofisticado aparelho astronômico de incrível precisão. O artefato prova que a antiga astronomia e matemática gregas, herdeiras da longa tradição babilônica, eram bem mais avançadas do que até então se imaginava. Mas levou tempo para se chegar a essa conclusão. Descoberto em 1901, o mecanismo era um artefato misterioso e assim permaneceu por décadas. Foi necessário usar alta tecnologia para saber o que era e como funcionava. E essa revelação tem surpreendido os cientistas.
1 a 100 d.C – por volta desta época os chineses inventaram a bússola para estudos místicos. Neste primeiro século da nova era teria nascido Jesus Cristo, em Nazaré, atual Israel.
105 d.C – Os chineses inventam o papel, este feito revolucionou a produção de livros.
313 d.C - O imperador Constantino deu liberdade de culto aos cristãos e, a partir de então, o cristianismo passou a agregar novos adeptos em Roma, tornando-se a religião oficial do Império Romano em 390, ato instituído por Teodósio. Surge a Igreja Católica Apostólica Romana
, a primeira instituição cristã oficial.

Mais conteúdos dessa disciplina