Buscar

Alfabetização Digital: Competências e Benefícios

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Educação Mediada por Tecnologias
PROFA. Teane Frota
ALUNO(a): Alice Negreiros da silva 
Alfabetização digital
 Em 1997, o escritor especialista em tecnologia Paul Gilster lançou um livro chamado “Digital literacy” (“Alfabetização digital”, em português). Nele, introduziu o conceito da alfabetização digital, que seria a habilidade de entender e usar as informações provenientes de diversas fontes digitais.
Gilster define 4 principais competências que devem ser desenvolvidas em uma alfabetização digital. Assim, as competências são: capacidade de buscar informações na internet, conhecimento de navegação por meio dos hipertextos, habilidade para reunir informações e capacidade de avaliar conteúdo.
Muitas crianças crescem expostos a diversos sistemas digitais mídias sociais, porém, é importante direcioná-las para o uso dessas ferramentas sejam mais construtivas. Há diversos benefícios que alfabetização digital pode proporcionar, como por exemplo, aumento do estímulo pela vontade de aprender , desenvolvimento de competências e habilidades, melhoria na qualidade de comunicação , maior autonomia e mais facilidade para tomar decisões , entre outros. 
Se a alfabetização ensina o estudante a ler e escrever, a alfabetização digital ensina o aluno a compreender e manejar as ferramentas disponíveis nos computadores e na Internet. Quanto mais dedo os alunos aprenderem a usar essa ferramenta, maior será seu desenvolvimento no mundo digital. 
Enfim, não basta apenas falar de inovação, mas praticar e a alfabetização é muito importante no uso das mídias, pois é preciso incentivar a autonomia no uso das novas tecnologias. Isso significa ter o domínio da ferramenta e usá-la de acordo com suas necessidades, caso contrário , caímos no risco de seguir apenas um lógica criada para nos entreter e prender o maior tempo possível dentro das mídias sociais.

Mais conteúdos dessa disciplina