Buscar

ATIVIDADES - Unidade I - Históri DO Brasil Império - Aspectos Formativos

Prévia do material em texto

A tabela a seguir apresenta dados estatísticos sobre a entrada de navios no porto do Rio de Janeiro durante as duas primeiras décadas do século XIX:Ao analisar a tabela com o número de navios que chegavam ao porto a cada ano, é possível identificar que:
a. a partir de 1808, o comércio entre Portugal e Brasil sofreu visível redução, devido ao monopólio exclusivo dos ingleses aos portos brasileiros.
b. a entrada de navios estrangeiros no Porto do Rio de Janeiro constituía o dobro dos navios portugueses no início do século XIX.
c. o período entre 1805 a 1807 identifica a presença exclusiva de navios estrangeiros no Porto do Rio de Janeiro, mesmo antes da abertura dos portos.
d. a assinatura do Tratado do Comércio e navegação com a Inglaterra em 1810 aumentou o fluxo de navios estrangeiros para o Brasil.
e. o comércio externo brasileiro, no século XIX encontrava-se dominado pela Grã-Bretanha, já que foi aumentando o número de navios estrangeiros no porto.
As Cortes portuguesas foram responsáveis por muitos conflitos relativos às decisões tomadas quando do retorno de D. João VI para Portugal após a Revolução de 1821. Para que se possa compreender o papel das Cortes na política brasileira, é preciso defini-las como um órgão formado por “deputados” que também incluíam os do Brasil, e que eram responsáveis pelas decisões advindas do poder administrativo, as quais, naquela conjuntura, causaram descontentamentos no Brasil.Observe as informações abaixo e assinale a alternativa que indica as decisões das Cortes que levaram aos desentendimentos que resultaram na Independência.
I – A criação de juntas governativas nas Províncias
II – A transferência de várias repartições para Portugal
III – O estabelecimento de uma monarquia dual Portugal - Brasil
IV – O fim da abertura dos portos às nações amigas
V – A exigência do retorno de D. Pedro para Portugal
a. Somente I, II, III e V estão corretas.
b. Somente I, II, III e IV estão corretas.
c. Somente I, II e III estão corretas.
d. Somente I, II, IV e V estão corretas.
e. Somente II, IV e V estão corretas.
“Quando se analisa a subordinação portuguesa à Grã Bretanha, destacam-se os privilégios que os súditos ingleses usufruíam em Portugal, como garantias contra o Tribunal da Inquisição [...] além de uma série de cláusulas vantajosas para o ingleses residentes em Portugal [...] a partir de vários acordos, sancionados pelo Tratado de Methuen, Portugal estabeleceu com a Inglaterra uma aliança política e uma dependência econômica profunda, quase impossível de ser rompida, mais de um século depois, sem causar grandes danos para o Reino”. ALGRANTI, L. M. D. João VI e os bastidores da Independência. São Paulo, Editora Ática, 1987, p. 17.No século XIX, o acontecimento diretamente relacionado com a amplitude dos efeitos do Tratado de Methuen, do século anterior, nas questões econômicas brasileiras foi:
a. a Independência do Brasil em 1822.
b. a elevação do Brasil a Reino Unido em 1815.
c. o Tratado do Comércio de 1810.
d. a chegada da corte portuguesa no Brasil em 1808.
e. a Abertura dos povos às nações amigas em 1808.
Portugueses e brasileiros posicionavam-se de forma divergente em diversos aspectos. Enquanto os lusitanos defendiam o retorno do Pacto Colonial, associando todos os males ao rompimento deste, os brasileiros viam o restabelecimento do monopólio da metrópole sobre à colônia como limitação das vantagens conseguidas com a instalação da Corte portuguesa no Brasil.PORQUE
A principal característica do governo joanino no Brasil era seu aspecto provisório. Vacilando sempre entre a permanência na América e a volta para a Europa, muitas das medidas tomadas pelo monarca careciam de uma posição definitiva, até mesmo a abertura dos portos era provisória, o que caracterizava descontentamentos.
Assinale a alternativa que indica a informação correta sobre as duas assertivas (afirmações) acima e sua relação.
a. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
c. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d. As duas asserções são proposições falsas.
e. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Mais conteúdos dessa disciplina