Buscar

katy responsabilidade socio amabiental D1 20231

Prévia do material em texto

Grupo Ser Educacional
INSTITUIÇÃO: Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
CURSO: ENFERMAGEM
DISCIPLINA:  Responsabilidade Socioambiental - D1.20231.C
ALUNO: 01430079	
Kenia Borges Santana
Com base nos seus estudos, escreva um texto, explicando os seguintes movimentos:
a)   Protocolo de Quioto;
b)   Eco 92 e Rio + 20;
c)   Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
O Protocolo de Kyoto é um acordo mundial resultante da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Foi elaborado durante a Conferência das Partes III, e seu principal objetivo é propor metas, especialmente aos países desenvolvidos, a fim de conter as emissões de gases de efeito estufa.
O Protocolo de Kyoto foi elaborado e assinado no ano de 1997, no Japão, na cidade de Kyoto, que deu o seu nome. A elaboração desse acordo aconteceu por meio da Conferência das Partes III (órgão supremo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima).
O objetivo da Conferência das Partes era reunir os países a fim de promover uma revisão dos compromissos estabelecidos na convenção. A partir dela, foi criado o Protocolo de Kyoto, um dos principais acordos mundiais relacionados à diminuição da emissão de gases à atmosfera. Participaram cerca de 141 representantes de diversos países.
O Protocolo propõe algumas ações, especialmente aos países desenvolvidos, a fim de que os objetivos sejam alcançados. São elas:
· Reforma do setor energético e do setor de transporte;
· Uso de fontes renováveis de energia;
· Redução das emissões de metano;
· Combate ao desmatamento;
· Proteção das florestas.
· Promoção de formas sustentáveis de agricultura;
· Cooperação entre os países em relação ao compartilhamento de informações sobre novas tecnologias.
A Conferência Eco-92 ou Rio-92 foi a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro no ano de 1992. A Conferência teve desdobramentos importantes dos pontos de vista científico, diplomático, político e na área ambiental, além de ceder espaço a debates e contribuições para o modelo de desenvolvimento ambientalmente sustentável.
"A ECO-92, conhecida também como Cúpula da Terra ou oficialmente como Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, foi realizada no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro.
Reuniu líderes de 179 países, milhares de ONGs, representantes de organismos internacionais e agências regionais, além da população interessada.
Foi considerada a maior conferência do tipo realizada até então.
Ela foi importante porque estabeleceu de forma definitiva o conceito de desenvolvimento sustentável e abordou questões fundamentais para que se possa alcançá-lo, levando em consideração as esferas social e econômica.
A ECO-92 abordou ainda as mudanças climáticas e a questão da biodiversidade e do desmatamento das florestas.
A Declaração do Rio e a Agenda 21 são dois dos mais importantes resultados da ECO-92.
A ECO-92 pautou as conferências que foram realizadas na sequência, nas quais foram reforçados os compromissos de ação e cooperação internacional feitos durante a Cúpula da Terra."
"A conferência ECO-92 teve como principais objetivos a reafirmação dos pontos levantados pela Declaração de Estocolmo, um dos documentos produzidos pela primeira conferência da ONU realizada em 1972, e o estabelecimento de estratégias e planos de cooperação internacional para a garantia de um processo de desenvolvimento socioeconômico em harmonia com o meio ambiente de forma a reduzir os impactos danosos da ação humana sobre a natureza, assegurando a manutenção dos recursos naturais para as gerações presentes e futuras"
O primeiro grande evento foi realizado em Estocolmo, na Suécia, em 1972. Em 1982 ocorreu um novo encontro, em Nairóbi, no Quênia. O Brasil sediou uma conferência, organizada na cidade do Rio de Janeiro, em 1992, cujo evento ficou conhecido como Eco-92. Após 10 anos, foi realizada em Johanesburgo, na África do Sul, a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável.
Entre os dias 26 de agosto a 4 de setembro de 2002, a ONU promoveu em Johanesburgo, a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Rio+10."
A Cúpula também resultou na Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, um conjunto de princípios que definem os direitos e obrigações das nações, e numa Declaração de Princípios sobre as Florestas, a fim de orientar um gerenciamento mais sustentável das florestas mundiais.
A Agenda 2030 é um compromisso assumido por todos os países que compuseram a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2015 – os 193 Estados-membros da ONU, incluindo o Brasil – e tornou-se a principal referência na formulação e implementação de políticas públicas para governos em todo o mundo. É um apanhado de metas, norteadores e perspectivas definidos pela ONU para atingirmos a dignidade e a qualidade de vida para todos os seres humanos do planeta, sem comprometer o meio ambiente, e, consequentemente, as gerações futuras.
A Agenda se divide em 17 eixos de ação, ou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).Ações mais recentes do GDF alinhadas com a Agenda:
 Erradicação da Pobreza
 Fome Zero e Agricultura Sustentável
 
 Saúde e Bem Estar
Educação de Qualidade 
Igualdade de Gênero
Água Potável e Saneamento
Energia Limpa e Acessível
Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Indústria, Inovação e Infraestrutura
Redução das Desigualdades 
Cidades e Comunidades Sustentáveis
Consumo e Produção Sustentáveis
Ação Contra a Mudança Global do Clima 
Vida na Água*
Vida Terrestre 
Paz, Justiça, e Instituições Eficazes
Parcerias e Meios de Implementação
"Assim como nos encontros precedentes, a Rio+20 reiterou as principais discussões levantadas e reforçou os compromissos de ação e cooperação internacional que foram estabelecidos durante a ECO-92 e a Rio+10. Um dos principais focos dessa convenção foi a implementação das medidas a serem adotadas para que possamos atingir um modelo efetivo de desenvolvimento sustentável, o que resultou na elaboração das Metas para o Desenvolvimento Sustentável e no documento conhecido como O Futuro que Queremos."
"As conferências internacionais realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) ao debaterem assuntos relacionados ao meio ambiente, consistem em oportunidades para a elaboração de projetos na busca por soluções práticas e eficazes visando a proteção ambiental.
Referências Bibliográficas
Site de pesquisa acessado no dia 07/06/2023
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/rio-20.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/protocolo-kyoto.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/protocolo-kyoto.htm
https://www.politize.com.br/eco-92/
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.png
image14.png
image15.png
image16.png
image17.png
image1.png
image18.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina