Buscar

STELA SLIDE PRONTO

Prévia do material em texto

Camila Freire Dos Santos
Raiane santos de Jesus
Stela de Souza umezu
Tamara Souza de Oliveira Batista
Taynara da cunha andrade
PROFESSOR: JOHNY ANDRADE
ALUNOS: 
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
ITABAIANA-SE
2023
Administração do disponível 
Administração do disponível refere-se às atividades relacionadas à gestão e controle dos recursos financeiros disponíveis em uma organização. O "disponível" normalmente se refere ao dinheiro em caixa ou em contas bancárias que pode ser imediatamente utilizado para fins operacionais.
A administração do disponível envolve o acompanhamento dos fluxos de caixa, a previsão de entradas e saídas de recursos financeiros e a tomada de decisões para otimizar o uso eficiente dos fundos disponíveis.
Essas atividades incluem:
Previsão de fluxo de caixa;
Gestão de contas bancárias;
Gestão de recebíveis e pagamentos;
Investimentos de curto prazo;
Controle de custos.
A administração do disponível desempenha um papel fundamental no sucesso financeiro de uma empresa. Algumas maneiras pelas quais essa prática pode ajudar uma empresa:
Garantir liquidez;
Tomada de decisões informadas;
Negociação com fornecedores e clientes;
Gestão de riscos
Em resumo, uma administração eficiente do disponível ajuda a empresa a manter a liquidez, otimizar o uso de recursos, tomar decisões informadas, negociar melhores condições com fornecedores e clientes, e gerenciar riscos financeiros. Isso contribui para a estabilidade financeira, o crescimento sustentável e a vantagem competitiva da empresa no mercado.
COMO A ADMINISTRAÇÃO DO DISPONÍVEL PODE AJUDAR NA EMPRESA?
DUPLICATAS A RECEBER
Duplicatas a receber são valores que uma empresa tem direito de receber de seus clientes como resultado de vendas a prazo ou de prestação de serviços. Essas duplicatas são documentos comerciais que representam a dívida de um cliente com a empresa e geralmente possuem prazo determinado para pagamento.
As duplicatas a receber são registradas no ativo circulante do balanço patrimonial da empresa, pois representam um direito a receber um valor monetário no curto prazo. Elas são consideradas um ativo financeiro da empresa, pois representam uma entrada de recursos futuros.
Em resumo, as duplicatas a receber são valores devidos à empresa por seus clientes e representam um direito de recebimento no curto prazo. O controle e a gestão adequada dessas duplicatas são essenciais para a saúde financeira da empresa.
Administração do disponível 
x
 duplicatas a receber
	Administração do Disponível	Duplicatas a Receber
	Refere-se à gestão dos recursos financeiros imediatamente disponíveis para a empresa, como dinheiro em caixa e em contas bancárias, bem como investimentos de curto prazo	Refere-se ao valor que os clientes devem à empresa por compras ou serviços prestados a prazo.
	Envolve a previsão e o controle do fluxo de caixa, o gerenciamento de contas bancárias, a otimização do saldo de caixa e a decisão sobre investimentos de curto prazo.	Envolve o controle e a gestão das duplicatas a receber, como a emissão de faturas ou notas fiscais corretas, o monitoramento dos prazos de vencimento, a cobrança eficiente de valores em atraso e a análise de crédito dos clientes.
	O objetivo principal é garantir que a empresa tenha liquidez suficiente para cumprir suas obrigações de curto prazo, como pagamento de despesas operacionais, salários, fornecedores, entre outros.	O objetivo principal é garantir o recebimento oportuno dos valores devidos pela venda de bens ou prestação de serviços.
	A administração do disponível está relacionada à gestão dos recursos financeiros da empresa e à maximização da eficiência no uso desses recursos.
 
	A administração das duplicatas a receber está relacionada à gestão do ciclo de recebimento e ao controle de riscos associados à inadimplência.
Em resumo, a administração do disponível diz respeito à gestão dos recursos financeiros imediatamente disponíveis para a empresa, enquanto a administração das duplicatas a receber está relacionada ao controle e à gestão das quantias devidas pelos clientes. Ambas são importantes para a gestão financeira, mas abordam aspectos diferentes, com foco na liquidez e na eficiência do uso dos recursos financeiros, no caso do disponível, e no recebimento oportuno e na redução do risco de inadimplência, no caso das duplicatas a receber.
Referências bibliográficas 
ASSAF NETO, A.; SILVA, C. A. T. Administração de Capital de Giro. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
BERTI, A. Análise do Capital de Giro: teoria e prática. São Paulo: Ícone, 1999. 
BRIGHAM, E. F.; HOUSTON, J. F. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.
Gitman, L.J. e Zutter, C.J. Princípios de Administração Financeira (Editora Pearson)
Assaf Neto, A. e Silva, C.A. Administração do Capital de Giro (Editora Atlas)
Ross, S.A., Westerfield, R.W. e Jordan, B.D. Administração Financeira: Corporate Finance (Editora McGraw-Hill)
Brigham, E.F. e Ehrhardt, M.C. Administração Financeira (Editora Cengage Learning)
Brigham, E. F., & Houston, J. F. (2012). Fundamentos da Administração Financeira. Cengage Learning.
Gitman, L. J., & Zutter, C. J. (2014). Princípios de Administração Financeira. Pearson.
Garrison, Noreen, Brewer. Contabilidade Gerencial.
FIPECAFI. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações 
image2.png
image3.png
image4.gif
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina