Buscar

Questões agravos


Prévia do material em texto

Questões agravos 
Os principais agravos que acometem a saúde bucal brasileira e que têm sido objeto de estudos epidemiológicos em virtude de sua prevalência e gravidade são:
Alternativas
A
Cárie dentária, doença periodontal (gengivite e periodontite), câncer de boca e implantes dentais.
B
Cárie dentária, doença periodontal (gengivite e periodontite), câncer de boca, traumatismos dentários, fluorose dentária, edentulismo e má oclusão. (Correta)
C
Doença periodontal (gengivite e periodontite), cárie rampante, cárie de mamadeira e fluorose dentária.
D
Fissura naso – palatina, cárie de mamadeira, câncer de boca e cistos dentais.
Diferentes critérios têm sido utilizados para a detecção da cárie dentária em estudos clínicos e epidemiológicos. Em relação ao índice CPO preconizado pela OMS, é correto afirmar que
Alternativas
A
não detecta lesões não cavitadas. (Correta)
B
determina a atividade de lesões de cárie. 
C
utiliza o exame clínico e radiográfico.
D
classifica as lesões de cárie em sete estágios, variando de O (hígido) a 7 (ampla cavidade em dentina).
E
classifica as lesões cariosas levando em consideração a sua severidade.
Responder 
A promoção da saúde bucal está inserida em um conceito amplo de saúde que transcende a dimensão meramente técnica do setor odontológico, integrando-a às demais práticas da saúde coletiva. 
Diante disso, assinale a alternativa correta.
Alternativas
A
A construção de políticas públicas para promoção da saúde deve ser direcionada a desenvolver estratégias apenas para pessoas que apresentam lesões cariosas em boca.
B
Do ponto de vista da promoção da saúde e da prevenção da cárie, a utilização do fluoreto na água de abastecimento público é de extrema importância na redução dos índices de cárie. (Correta)
C
O estilo de vida do indivíduo não é um fator determinante para a promoção da saúde.
D
A promoção da saúde é de extrema importância para o indivíduo, mas não é capaz de diminuir a necessidade da atenção técnica do setor odontológico.
E
A promoção da saúde bucal visa exclusivamente a construção de estratégias direcionadas à prevenção de cárie em dentes decíduos.
De acordo com a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), analise as assertivas abaixo. 
I. A fluoretação das águas é um exemplo de ação de promoção e proteção à saúde. II. O Acolhimento não pode ser considerado um princípio norteador das ações dentro da PNSB. III. A equipe de saúde bucal pode desenvolver atividades de Educação em Saúde na comunidade em que atua. IV. O principal objetivo da PNSB é a reorganização da prática e a qualificação das ações e serviços oferecidos. 
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
A
Apenas I. 
B
Apenas II. (Correta)
C
Apenas I e II. 
D
Apenas II, III e IV.
E
I, II, III e IV.
Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) é um conjunto de diretrizes que visa à promoção, à prevenção e à recuperação da saúde bucal da população brasileira. Em relação às diretrizes dessa Política, julgue o item. 
A PNSB prevê o estímulo à pesquisa e à produção de conhecimento sobre a saúde bucal da população brasileira, com o objetivo de subsidiar o desenvolvimento de ações e de serviços de saúde mais efetivos e adequados.
Alternativas
Certo (correto)
Errado
Considerando os principais agravos em saúde bucal no Brasil, é CORRETO afirmar que
A
os serviços de saúde devem organizar, programar e manter diversas ações de vigilância do traumatismo dentário. (Correta)
B
as lesões dentárias traumáticas podem e devem ser resolvidas exclusivamente nos Centros de Especialidades Odontológicas ou Hospital.
C
a fluorose dentária não é relevante em crianças nem em adolescentes no Brasil, onde não há registros das formas mais severas da doença e, portanto, não pode ser caracterizada como agravo em saúde bucal.
D
a má oclusão não representa agravo em saúde bucal, pois não causa, em hipótese alguma, dificuldade ou impedimento psicossocial.
E
a Organização Mundial de Saúde (OMS) é contrária a qualquer tratamento para controle, ajuste ou correção da má oclusão.
A cárie é considerada o principal agravo em saúde bucal no Brasil. Para o seu monitoramento, estabeleceu-se uma idade índice de monitoramento para comparações internacionais e o acompanhamento das tendências da doença. Essa idade índice é a idade de
A
5 anos.
B
12 anos. (Correta)
C
15 a 19 anos.
D
35 a 44 anos.
Considerando os principais agravos em saúde bucal, associe as colunas, relacionando corretamente o agravo a seu fator de risco. 
Agravos (1) Cárie dentária (2) Doença periodontal (3) Edentulismo (4) Maloclusão (5) Alterações de tecidos moles e câncer de boca (6) Fluorose dentária (7) Traumatismo dentoalveolar 
Fatores de Risco ( ) Consumo frequente de açúcar. ( ) Ineficiente controle de placa bacteriana. ( ) Etilismo. ( ) Hereditariedade. ( ) Baixa renda. 
A sequência correta dessa associação é
Alternativas
A
1, 2, 5, 4, 3. (Correta)
B
1, 2, 5, 3, 4.
C
2, 1, 3, 6, 4.
D
1, 3, 7, 6, 5.
Avalie se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a atenção em saúde bucal à pessoa idosa. 
( ) O principal agravo em saúde bucal que afeta a população idosa no Brasil é a doença periodontal. ( ) O tratamento restaurador atraumático é utilizado em odontogeriatria para atendimento de pacientes acamados. ( ) A inclusão da reabilitação protética na atenção básica foi ancorada em resultados de inquéritos epidemiológicos. ( ) O cuidado à saúde da pessoa idosa deve ser multiprofissional, considerando-se as doenças crônicas e o cuidado longitudinal. 
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Alternativas
A
V, F, V, F.
B
V, V, F, F.
C
F, F, V, V.
D
F, V, V, V. (Correto)

Mais conteúdos dessa disciplina