Buscar

Geografia e Recursos Hídricos - Atividade Final (1)


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Geografia e Recursos Hídricos - sg
Aluno (a): Giovana Nicole Teixeira da Silva 
Data: 21/05/2024
INSTRUÇÕES:
· Este Laboratório contém questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· As perguntas e respostas devem ser retiradas do Roteiro e digitadas logo abaixo.
· Ao terminar, grave o arquivo em PDF com o nome do Laboratório Escolhido.
· Envio o arquivo pelo sistema.
Mesmo sendo um recurso natural abundante, o desperdício da água, aliado ao seu uso irracional, tem causado sua falta em diferentes regiões do mundo. Assim, nos últimos anos, a noção de economia de água ganhou evidência, até mesmo no Brasil, que é referência mundial quando a questão é disponibilidade hídrica.
Ciente disso, na qualidade de professor de Geografia, considere o cenário hipotético a seguir.
Nesse cenário:
a) Explique que ações você poderia promover para conscientizar os alunos sobre a importância da economia de água.
 Resposta : Mostrando o “privilegio” sobre ter água potável para o uso o dia a dia mostrando que a escassez de água pode ocorrer em qualquer local até mesmo com pessoas que não possuem saneamento básico e isso ocorre principalmente no Brasil . 
b) Supondo que um aluno o tenha questionado sobre como surgiu a água no mundo; explique, brevemente, a teoria mais aceita a respeito dessa temática atualmente.
OBS: Muito embora hoje haja correntes que acreditem que a água já estava no planeta, o que acho improvável pela temperatura que a Terra possuía, mesmo com o começo da conformação de sua crosta o pré-cambriano, por assim dizer, a temperatura era mais que suficiente para que a água se evaporasse em sem a atmosfera ela poderia de perder no espaço. Alegam que a desgaseificação foi um dos fenômenos para a ocorrência de água, desde a atmosfera primitiva que Aleksandsr Opatin descreveu.
Gostaria de colocar a qui uma teoria, que acho bem plausível, por já ter sido registrado em outros corpos celestes.
Uma estrela OH/IR é uma estrela do ramo gigante assimptótico (asymptotic giant branch – AGB) que mostra forte emissão de maser OH e é, de forma pouco usual, brilhante em comprimentos de onda próximos ao infravermelho.
Nos últimos estágios da evolução AGB, a estrela desenvolve um supervento, com perda extrema de massa. O gás no vento estelar condensa quando se resfria longe da estrela, formando moléculas como água (H2O) e monóxido de silício (SiO). Isto pode formar grãos de poeira, na maior parte silicatos, que obscurecem a estrela em comprimentos de onda menores, levando a uma forte fonte de infravermelho.[1] Radicais hidroxila (OH) podem ser produzidos por fotodissociação ou por dissociação colisional.]
Referências
1. Ir para cima ↑ Kemper, F.; De Koter, A.; Waters, L. B. F. M.; Bouwman, J.; Tielens, A. G. G. M. (2002). «Dust and the spectral energy distribution of the OH/IR star OH 127.8+0.0: Evidence for circumstellar metallic iron». Astronomy and Astrophysics. 384 (2). 585 páginas. Bibcode:2002A&A...384..585K. arXiv:astro-ph/0201128. doi:10.1051/0004-6361:20020036
2. Ir para cima ↑ Goldreich, P.; Scoville, N. (1976). «OH-IR stars. I - Physical properties of circumstellar envelopes». Astrophysical Journal. 205. 144 páginas. Bibcode:1976ApJ...205..144G. doi:10.1086/154257
3. Ir para cima ↑ Lewis, B. M. (2002). «On Dead OH/IR Stars». The Astrophysical Journal. 576. 445 páginas. Bibcode:2002ApJ...576..445L. doi:10.1086/341534
 
Resposta: A teoria que você está mencionando envolve a formação de água através do processo observado em estrelas do ramo gigante assimptótico (AGB), conhecido como supervento estelar. Durante os estágios finais da evolução AGB, as estrelas desenvolvem um vento estelar intenso, perdendo massa de forma significativa. Quando esse gás se resfria longe da estrela, ele pode condensar e formar moléculas, incluindo água (H2O) e monóxido de silício (SiO). Essas moléculas podem então se agrupar em grãos de poeira, principalmente silicatos, que podem obscurecer a estrela em certos comprimentos de onda, resultando em uma forte fonte de infravermelho. Radicais hidroxila (OH) também podem ser produzidos durante esse processo. Assim, essa teoria sugere que uma parte da água presente na Terra pode ter sido formada através desses processos astronômicos, onde moléculas de água foram produzidas e depois transportadas para nosso planeta através de cometas e asteroides durante o bombardeio inicial do sistema solar.
image3.png
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina