Buscar

Conceito Constitucional de Tributo

Prévia do material em texto

MEDIDA DE EFICIÊNCIA DA PRIMEIRA UNIDADE 
SISTEMA TRIBUTÁRIO 
ALUNO: MARCELO DE ALBUQUERQUE NEGROMONTE
PROF. JOSÉ GOMES DE BRITTO NETO 
PROBLEMA: 
O conceito legal de tributo encontra-se disposto no art. 3º do CTN, no entanto, há posições  acerca da existência de um conceito constitucional de tributo. Qual o conceito  constitucional de tributo? Que elementos o identificam? 
Conforme a redação do art. 34, §5º, do Ato das Disposições Transitórias temos o seguinte:
“Art. 34. O sistema tributário nacional entrará em vigor a partir do primeiro dia do quinto mês seguinte ao da promulgação da Constituição, mantido, até então, o da Constituição de 1967, com a redação dada pela Emenda nº 1, de 1969, e pelas posteriores.
§ 5º – Vigente o novo sistema tributário nacional, fica assegurada a aplicação da legislação anterior, no que não seja incompatível com ele e com a legislação referida nos §3º e § 4º”
Os elementos que identificam estão na Constituição Federal a partir do Art.145 até o Art.162 deixam claros os dispositivos legais de competência para criação e manutenção dos tributos entre os entes União, Estados e Municípios.
Partindo do conceito constitucional de tributo, como você analisa o disposto no art. 145,  §2º da CF com a Súmula Vinculante nº 29? Há compatibilidade entre eles? Para essa  análise, fazer um estudo do RE 576.321 RG-QO/SP (Tema 146 da Repercussão Geral) no STF, descrevendo quais os fundamentos a favor e contra emitidos no acórdão, e ao  final, dê sua opinião, fundamentada, sobre a constitucionalidade ou não da cobrança da  aludida taxa. 
A CF de 1988 é clara em seu Art.145 § 2º como vemos a seguir:
“Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:
§ 2º As taxas não poderão ter base de cálculo própria de impostos.”
O Supremo Tribunal Federal entendeu que “o fato de um dos elementos utilizados na fixação da base de cálculo do IPTU -  a metragem da área construída do imóvel – que é o valor do imóvel (CTN, art. 33), ser  tomado em linha de conta na determinação da alíquota da taxa de coleta de lixo, não quer dizer que teria essa taxa base de cálculo igual à do IPTU[10]” 
As taxas são tributos contraprestacionais ou retributivos, ligados a uma prestação estatal específica em favor do contribuinte, cobrados pela prestação de serviços públicos ou pelo exercício do poder de polícia. Seriam, portanto, dois, os “‘fatos do Estado’ que podem ensejar a cobrança de taxas: a) o exercício regular do poder de polícia, que legitima a cobrança da taxa de polícia; e b) a utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos ou divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição, que possibilita a cobrança de taxa de serviço[11]”.
Limitações ao poder de tributar não podem ser relativizadas. Os interesses do Fisco não podem se sobrepor aos interesses dos contribuintes. As limitações ao poder de tributar são um dogma tributário absoluto e mais, garantidor de fundamento elementar da República Federativa do Brasil - a cidadania. Exatamente por isto, compactuamos com o entendimento, ademais inúmeras vozes em contrário, de que as súmulas vinculantes podem sim vir a ser objeto de ações direta de inconstitucionalidade (ADI), a fim de se ver garantida a supremacia constitucional. A súmula em foco merece ser expurgada do ordenamento, não importando qual instrumento se preste a tal fim.
Nesta ordem, mais de três anos após a edição da súmula vinculante 29, reforça-se, em verdade, o quão estéril e sem sentido se mostraram as reflexões inicialmente propostas, vez que referida súmula continua servindo de referência para os julgamentos da Corte Constitucional e jamais foi objeto de quaisquer questionamentos aprofundados seja por parte da doutrina mais autorizada, seja por parte dos legitimados a questionarem sua revisão ou cancelamento.
RESPOSTA: Responder essa atividade no computador ou por escrito e encaminhar a  resposta dentro do classroom em campo de atividade específico aberto para a ME da  primeira unidade. 
A data de envio será até dia 24/03/2021, às 22:00h.

Mais conteúdos dessa disciplina