Buscar

Desenvolvimento e Saúde Infantil

Prévia do material em texto

Saúde da Criança
O reflexo de Babinski pode identificar doenças da medula espinhal e cérebro e que também existe como reflexo primitivo em bebês. O termo sinal de Babinski refere-se ao sinal do reflexo plantar patológico, quando há a extensão do hálux (1º dedo do pé). A presença do reflexo (extensão do hálux) é uma reação normal em crianças até 2 anos de idade. Em adultos indica lesão neurológica. Sua assimetria, isto é, o fato de ser observado em apenas um dos membros, indica qual hemisfério cerebral foi lesionado.
O Reflexo de Moro é um reflexo apresentado somente em neonatos, nos três primeiros meses de vida, desencadeado naturalmente por um susto, barulho ou movimento brusco. É considerado um reflexo primitivo. O teste é efetuado colocando o neonato para cima em superfície macia. Os braços do bebê devem ser tracionados até o ponto em que ergueria-se a criança da superfície e soltá-los. O bebê deverá dispor os braços para o lado flexionando os polegares e palmas das mãos voltadas para cima. Logo após isso o neonato deverá fechar os braços.
O Reflexo Galant quando o bebê encontra-se prono (de bruços) deve ser feito um estímulo na lateral das costas. A resposta será a flexão do tronco para o lado estimulado. No primeiro mês esta resposta é fraca. Este reflexo desaparece no segundo mês. Este reflexo interfere no desenvolvimento do equilíbrio na postura sentada.
Reação de Landau, o examinador segura com firmeza o lactente horizontalmente, por baixo do tronco, e se o mantiver no ar, a cabeça ergue-se automaticamente e as pernas acompanham a extensão (craniocaudal). A flexão súbita da cabeça, produz-se flexão total do corpo inteiro. Este reflexo está presente por alguns meses durante o primeiro ano de vida por que a criança, com isso, experimenta sua posição no espaço. A partir dos 4 ou 5 meses (extensão da cabeça e do tronco); dos 6 a 8 meses estende membros inferiores. Este reflexo vai até os doze meses.
0 a 23 meses - Verifica o comprimento: deitada
> 2 anos - Verifica a altura: em pé
• AME – quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.
• AM predominante – quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.
• AM – quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de estar recebendo ou não outros alimentos.
• AM complementado – quando a criança recebe, além do leite materno, alimentos complementares, que são alimentos sólidos ou semissólidos que complementam o leite materno. Nesta categoria a criança pode estar recebendo, além do leite materno, outro tipo 
de leite, mas este não é considerado alimento complementar.
• AM misto ou parcial – quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.
Pontos-chave do posicionamento adequado
1. Rosto do bebê de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo;
2. Corpo do bebê próximo ao da mãe;
3. Bebê com cabeça e tronco alinhados (pescoço não torcido);
4. Bebê bem apoiado.
Pontos-chave da pega adequada
1. Mais aréola visível acima da boca do bebê; (aréola superior)
2. Boca bem aberta;
3. Lábio inferior virado para fora;
4. Queixo tocando a mama
Número de consultas até os 24 meses: 7 consultas.
 -1 ano: 6 consultas.
15 dias, 1 mês, 2 mês, 4 meses, 6 meses, 9 meses, 12 meses e 18 meses.

Mais conteúdos dessa disciplina