Buscar

Importância da Ludicidade na Pedagogia

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
 PEDAGOGIA EAD 
Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares Semestre: 3º 
Professora Mestre Lucia Eugenia Pittas Martini 	 NOTA: 0,0 a 2,5
Acadêmico (a): Bruna Vollmerhausen Da Silva RGM: 053.21450 
 
Atividades da Aula 07 – 2023 1
7.1 As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, normatiza a formação dos profissionais. Destacam-se algumas funções dos pedagogos: 
I – Promover a gestão do trabalho pedagógico em contextos educacionais formais e não formais. 
II - Exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental
III – Contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras. 
IV – Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental ecológica, étnico racial, de gêneros, classes sociais, religiões, necessidades especiais, etc. 
V – Realizar projetos educativos fundamentados no conhecimento das relações socioculturais, políticas e econômicas no contexto onde ocorrem. 
 Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
A resposta correta é: 
A ( ) I, II e III
B ( ) I, II e V
C ( ) I, III e V
D ( ) II, IV e V
E ( X ) Todas as alternativas estão corretas.
7.2 - A formação do pedagogo exige capacidade para desenvolver a ludicidade nos diferentes espaços e clientelas atendidas. Autores renomados comprovaram que o lúdico faz parte das diferentes fases da vida e o educador deve estar apto a desenvolver atividades que atendam as especificidades dos diferentes grupos onde for atuar. 
I - As Organizações Não Governamentais (ONGs) oferecem novas frentes de atuação em movimentos sociais, em associações comunitárias, em fundações sem fins lucrativos e exigem um profissional conhecedor das novas práticas sociais, trabalhando com categorias que estavam esquecidas, isoladas e/ ou desconsideradas. 
II - O educador precisa estar consciente que as atividades lúdicas apresentam valores específicos para todas as fases da vida humana e têm caráter pedagógico, formativo e compensador. 
III – O lazer, a recreação e a ludicidade como um todo, canalizam as tendências antissociais, favorecem o equilíbrio emocional, aliviam as tensões individuais, agem como elemento integrador e unificador e ampliam as oportunidades de desenvolvimento cultural. 
IV – As experiências da infância moldam nosso eu e nos acompanham pela vida afora. Porém nem todos têm o “espírito lúdico”, porque não são os brinquedos ou os jogos que produzem a ludicidade, mas as ações vividas e sentidas que exigem sensibilidade, fantasia e imaginação. 
V – Difícil esgotar a riqueza de contribuições que os jogos e brincadeiras podem trazer para o desenvolvimento humano de crianças, adultos ou idosos. 
 Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
São afirmações verdadeiras:
A ( ) I, III e V
B ( ) II, III e IV
C ( ) I, II e III
D ( ) I, II e V
E (X) Todas as afirmações são verdadeiras
7.3 – A capacitação do profissional inclui conhecer e disseminar a ludicidade, fazê-la presente nos diferentes contextos socioculturais e econômicos onde o educador possa atuar, para tanto é preciso: 
I - A construção de um acervo lúdico com brincadeiras e jogos adequados a cada idade conforme as fases de desenvolvimento da pessoa. 
II – O registro do acervo lúdico do educador deve especificar os itens de cada brincadeira ou jogo, tais como: nome do jogo, local adequado, idade e número de participantes, materiais necessários, objetivos que se pretende alcançar, o desenvolvimento da atividade, etc.
III – A qualificação do educador para atuar em ambientes lúdicos deve ocorrer durante a disciplina de Ludicidade para evitar acúmulo de conhecimentos no futuro.
IV – O desenvolvimento do educador lúdico é uma constante caminhada que envolve crescer, ser, sentir e agir, objetivando novas conquistas na sua formação profissional. 
V - O brincar, direito básico da criança, conforme a Declaração Universal dos Direitos da Criança, é um direito de todos, independentemente da idade. 
 Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
É correto apenas o que se afirma em:
A ( ) III, I e II
B ( X ) V, I e II
C ( ) V, IV e I
D ( ) V, IV e II
E ( ) Todas as alternativas estão corretas;
7.4 - Um país que se preocupa com o “Direito de Brincar”, prima por políticas públicas cujas ações específicas atem-se em três eixos básicos:
I – Criação e manutenção de Organizações não governamentais para ofertar cursos de aperfeiçoamento para brincantes.
II - Criação de espaços lúdicos estruturados para jogos, brinquedos e brincadeiras para espaços escolares e não escolares.
III - Organização sistemática de ações de formação lúdica de recursos humanos em diferentes níveis. 
IV - Criação de centros de pesquisa, de documentação e assessoria sobre jogos, brinquedos, brincadeiras e outros materiais lúdicos. 
V – Criação de acervo literário diversificado em todos os locais de atuação sejam eles de educação formal ou não formal.
 Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
É correto apenas o que se afirmou em:
A ( ) I, II e III
B (X) II, III e IV
C ( ) I, III e V
D ( ) II, IV e V
E ( ) Todas as alternativas estão corretas.
ATIVIDADES DA AULA 8 – 2023 1
8.1 - O lixo é um dos grandes causadores da poluição do meio ambiente. Atualmente é um dos maiores problemas ambientais que o ser humano precisa resolver urgentemente. Seguem alguns fatos que devemos conhecer e praticar para preservar o nosso planeta.
I - É considerado lixo todo material que não é utilizado e precisa ser descartado. Tudo o que não presta e é jogado fora. Coisas inúteis, velhas e sem valor. 
II – O lixo industrial resulta de resíduos sólidos: embalagens de adubos, de defensivos agrícolas, ração e alguns são altamente tóxicos e devem respeitar legislação específica para seu descarte.
III - A coleta seletiva de lixo consiste na separação dos resíduos orgânicos (restos de alimentos, frutas e verduras) de outros materiais (vidros, metais, plásticos, papéis) que devem ser recolhidos e encaminhados para reciclagem. 
IV – O lixo hospitalar, das clínicas e postos de saúde, exige cuidados especiais e não pode ser descartando junto com os demais lixos porque é altamente infectante e representa um grande risco de contaminação porque pode conter agentes patogênicos.
V - O óleo de cozinha é um dos ingredientes mais nocivos ao meio ambiente. Jogado no ralo da pia, vai contaminar rios e mares. Um litro de óleo pode poluir até 1000 de água.
 Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
São afirmações falsas: 
A ( ) I e II
B (X) II e V
C ( ) III e V 
D ( ) II e III
E ( ) III e IV 
8.2 - Para diminuir o grave problema do acúmulo de lixo e aproveitar o material que pode ser reaproveitando, muitas cidades fazem a coleta seletiva que reduz a exploração de recursos naturais e oportuniza trabalho para muitas pessoas. A política dos 3Rs reduz o desperdício e o volume de lixo e são ações da sustentabilidade porque fazem parte da rotina do cidadão consciente, tais como:
I – Uma das finalidades dos 3Rs é reduzir o consumo e da utilização de produtos industrializados que geram muitos resíduos.
II – Doar livros, revistas, jornais e outros materiais de leitura para escolas, creches e outras instituiçõeseducativas faz parte da ação de reciclar.
III – O reaproveitamento de embalagens como vidros, a doação de roupas e brinquedos que ficam muito tempo sem uso, são ações que configuram a ação de reutilizar.
IV – Aderir ao consumismo, fazer compras por impulso ou só porque estão na promoção, armazenar grandes quantidades de alimentos que perdem o prazo de validade, são ações que comprovam o repensar.
V - A política dos 3Rs é muito mais eficaz quando realizada de maneira articulada com as ações de redução de resíduos, a reutilização de materiais e a reciclagem dos produtos.
 Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( ) 
São afirmações falsas:
A ( ) I e II
B ( ) II e III
C ( ) III e IV 
D (X) II e IV
E ( ) IV e V
8.3 O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e contaminação do lixo urbano é correto afirmar: 
I - Os lixões e aterros sanitários, normalmente, são localizados na periferia, e recebem lixo das cidades. É frequente, porém, pessoas usarem os terrenos abandonados ou a própria rua para esse fim, atitudes que prejudicam o meio ambiente.
II – Os aterros sanitários evitam a proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos, etc.). 
III - Além do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratos e insetos, os aterros e os lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão situados. O chorume e os resíduos sólidos do lixo afetam a saúde da população do entorno, geralmente formada por pessoas de baixa renda. 
IV - A decomposição da matéria orgânica jogada no lixo produz um resíduo fétido e ácido que evapora e não polui o solo e as águas. 
V - O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência. 
Sobre essa questão, assinale a alternativa correta: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
A ( ) Quando as alternativas I, II e III estiverem corretas
B (X ) Quando as alternativas I, III e V estiverem corretas
C ( ) Quando as alternativas II e IV estiverem corretas
D ( ) Quando somente a alternativa IV estiver correta. 
E ( ) Quando todas as alternativas estiverem corretas
8.4 - Reutilizar algumas embalagens é uma maneira de diminuir o lixo. Reciclar é a forma de unir o útil ao agradável e ensinar as crianças a fazer brinquedos e jogos com o material que iria para o lixo é um objetivo de educadores lúdicos. Para tanto, é preciso levar em conta algumas dicas: 
I – O material precisa ser selecionado, bem limpo, livre de resíduos (rótulos ou colas) e não pode oferecer risco às crianças. 
II – O uso de embalagens pet requer cuidados para cortar, por isso não deve ser permitido seu manuseio pelas crianças pequenas porque podem se machucar. 
III – Prepare o local onde vai trabalhar: uma mesa grande ou junte mesas pequenas, cubra com várias folhas de jornais velhos, para protegê-las de danos com tintas, colas e outros produtos. 
IV – O educador não deve interferir no trabalho das crianças, porque pode tolher a criatividade e o entusiasmo pelo inédito. 
V - Fazer um brinquedo não é só brincar, é também criar uma obra de arte e a criança precisa ser estimulada para usar a imaginação. 
 Valor: 0,0 ( ) ou 0,4 ( )
É correto apenas o que se afirmou em:
A (X) I, II e III
B ( ) I, II e V
C ( ) I, IV e V
D ( ) I, III e V
E ( ) II, III e IV
image1.jpeg