Buscar

Trabalho de pesquisa de Artigos

Prévia do material em texto

Trabalho de Pesquisa: Cinco (5) artigos sobre reciclagem de materiais referente a área de cerâmica/ metalurgia/ polímeros.
Aluno: Adriano Filho Leal Alfaia	
número de matrícula: 2315290002
Instituto de Química, Universidade Estadual de Campinas
V.M.T. Junior, V. Mymrine, R.A.C. Ribeiro, H.A. Ponte
Universidade Federal do Paraná – Centro Politécnico – Laboratório de
Tecnologia Ambiental
RESUMO: O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de cerâmica vermelha a partir de
resíduos industriais como alternativa de reciclagem para as empresas geradoras.
Os resíduos industriais que neste trabalho foram utilizados como matéria-prima
foram: lodo de Estações de Tratamento de Água, microesferas de vidro, sais de
neutralização de ácidos de baterias e argila. A cerâmica elaborada com a
concentração máxima de resíduos (80%), destes, utilizando 50% de lodo de ETA
apresentou uma resistência máxima a flexão de 10,8 MPa a 1000°C, com o
aumento da temperatura para 1050°C houve um decréscimo da resistência para
9,6 MPa. As amostras das cerâmicas foram submetidas à análise de raios-X
difratometria e verificou-se a formação de novas estruturas minerais que não
constavam nas matérias primas iniciais. A nova cerâmica apresentou um alto
valor de resistência mecânica, o que torna possível e viável a utilização destes
resíduos para a produção de cerâmica vermelha.
PALAVRAS-CHAVE: Resíduos Industriais, Cerâmica Vermelha, Lodo de ETA,
Vidro Residual, Sais de neutralização.
A tecnologia da reciclagem de polímeros
Márcia Aparecida da Silva Spinacé; Marco Aurelio De Paoli
Instituto de Química, Universidade Estadual de Campinas
Resumo: Os resíduos sólidos urbanos contêm grande volume de polímeros e sua disposição final constitui um grave problema ambiental. Consequentemente, a reciclagem dos principais polímeros presentes nos resíduos sólidos é uma alternativa. Nesta revisão descrevemos a reciclagem mecânica e química de polímeros e a recuperação energética de resíduos plásticos. A reciclagem de polímeros envolve não apenas o desenvolvimento de tecnologias de processamento, mas também a solução de muitos problemas químicos e analíticos. São também considerados os aspectos tecnológicos, económicos e sociais da reciclagem de polímeros.
polímero; reciclando; polímero pós-consumo
Abstract: Solid municipal waste contains a large volume of polymers and its final disposal is a serious environmental problem. Consequently, the recycling of the principal polymers present in the solid waste is an alternative. In this review we describe the mechanical and chemical recycling of polymers and the energy recovery from plastic wastes. Polymer recycling involves not only the development of processing technologies, but also the solution of many chemical and analytical problems. The technological, economical and social aspects of polymer recycling are also considered.
polymer; recycling; post-consumer polymer
RECICLAGEM DE MATERIAIS CERÂMICOS, POLIMÉRICOS E METÁLICOS
Igor Jefferson Cabral Araújo; Paulo Thiago da Costa Silva; Marcela Gomes da Silva; Marciano Furukawa; Maria Carolina Burgos Costa; Fabiana Vilella da Motta
Resumo: Os materiais estão engajados em nossa cultura e presentes em nossa mais ampla existência, estando constantemente relacionados com a emergência e ascensão do homem. Ocorrendo naturalmente ou elaborados pelo homem, os materiais têm se tornado parte integrante de nossas vidas, podendo ser visualizados como um ciclo regenerativo. Materiais no estado bruto são extraídos da terra por mineração e são transformados em materiais de engenharia – um perfil estrutural de aço, concreto, tijolo, componentes plásticos e compensados de madeira – atingindo-se assim o produto final requerido pela sociedade para diferentes aplicações. Após a utilização do homem, esses materiais se transformam em lixo que, por muitas vezes, não tem um destino correto. Nesse sentido, este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um material didático para o aperfeiçoamento do ensino médio e/ou superior para apresentar processos inovadores de reciclagem dos diferentes materiais. Com isso, pretende-se despertar a consciência da necessidade da reciclagem nos alunos do ensino médio. Esse material será oferecido nas escolas de segundo grau na forma de minicursos ou palestras, de acordo com a disponibilização dos horários das escolas por alunos de graduação e também professores das áreas de materiais cerâmicos, metálicos e poliméricos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, esse material está sendo confeccionado por alunos de graduação do curso de Engenharia de Materiais, acompanhados por professores das diferentes áreas de materiais.
Reciclagem de materiais: estudo das propriedades mecânicas de policarbonato reciclado de discos compactos
Giovanella, J.; Janczkowski, R.; Soares, G.C.; Serafim, C.E.; Ramos, T.O.B.; Silva, C.W.da; Molinari, E.J.; Conti, D.S.
Sociedade Educacional de Santa Catarina - SOCIESC
Resumos: O disco compacto (CD) e o disco de vídeo digital (DVD) são artefatos obtidos de um polímero termoplástico, o policarbonato, metalizado. Tais discos são produzidos e comercializados em milhões de unidades no mundo todo, e, desde o seu processamento até o uso pelo consumidor final, é estimado que aproximadamente 10% da produção de CD e DVD é descartada. O policarbonato pode ser separado das demais camadas destes discos, por vários métodos, recuperado e re-utilizado. Porém, na maioria das vezes, sua destinação são os lixões das grandes cidades, contribuindo para o agravamento da poluição ambiental. Este trabalho teve como objetivo estudar as propriedades mecânicas do policarbonato reciclado de CD e DVD através do método de abrasão mecânica, visando tornar viável o uso cotidiano deste material, sendo capaz de substituir polímeros de uso comum, como o poliestireno (PS), ou ser utilizado juntamente com o PC virgem em determinadas aplicações. Corpos de prova de PS e das misturas de PC-virgem/PC-reciclado (nas proporções de 100/0, 70/30, 50/50, 30/70 e 0/100 em %m/m) foram obtidos através de moldagem por injeção para a realização de ensaios de resistência à tração e ao impacto Izod além de dureza Shore. Foi observado que em até 70% de PC reciclado adicionado às blendas, houve diminuição da resistência ao impacto e da deformação enquanto a resistência à tração e a dureza superficial foram mantidas, em relação ao PC virgem. Verificou-se também que o PC reciclado conseguiu atingir 79,2% da tensão máxima de tração e 60,8% da resistência ao impacto do PC virgem. Quando comparado ao PS, o PC reciclado apresentou bom desempenho mecânico, sendo ambos similares quanto à resistência à tração, à deformação e à dureza, porém melhor resistência ao impacto.
policarbonato reciclado; poliestireno; disco compacto; propriedades mecânicas
Reciclagem de cobre de sucatas de placas de circuito impresso
MSc. Eng. Hugo Marcelo Veit; Orientadora: Profa: Dra. Andréa Moura Bernardes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ESCOLA DE ENGENHARIA
Resumo: O crescimento constante na geração de resíduos sólidos em todo o mundo tem estimulado estudos para os mais variados tipos de resíduos. As sucatas eletrônicas fazem parte deste universo de materiais obsoletos e/ou defeituosos que necessitam ser dispostos de maneira mais adequada ou então reciclados. Neste trabalho foram estudadas as Placas de Circuito Impresso que fazem parte das sucatas eletrônicas e que são encontradas em quase todos os equipamentos eletro-eletrônicos (computadores, televisores, VCR´s, DVD´s, telefones celulares, impressoras, etc.). Para realizar esse estudo foram coletadas placas de circuito impresso (PCI) obsoletas ou defeituosas de computadores pessoais que são atualmente a maior fonte deste tipo de resíduo. As PCI são compostas de uma maneira geral de polímeros, cerâmicos e metais, o que dificulta o seu processamento. Por outro lado, a presença de metais base (como cobre) e metais preciosos estimulam estudos quanto a sua reciclagem. Também a presença de metais pesados como Pb e Cd,que tornam as placas resíduos perigosos, demonstram a necessidade de pesquisar soluções para este tipo de resíduo, a fim de que possam ser dispostos adequadamente, sem prejudicar o meio ambiente. Na primeira etapa deste trabalho foi utilizado processamento mecânico, como moagem, separação granulométrica, separação magnética e separação eletrostática para obter uma fração concentrada em metais (principalmente Cu, Pb e Sn) e uma outra fração contendo polímeros e cerâmicos. Ao final deste processo foi possível obter nas frações concentradas em metais uma concentração média de cobre de 50%. Na segunda etapa a fração concentrada em metais foi dissolvida com ácidos e enviada para uma eletro-obtenção a fim de recuperar os metais separadamente, neste primeiro momento o cobre. Por eletro-obtenção foram obtidos cátodos com teores de cobre acima de 96%. Os resultados obtidos demonstram a viabilidade técnica de se recuperar o cobre utilizando processamento mecânico seguido de uma técnica eletrometalúrgica.

Mais conteúdos dessa disciplina