Buscar

Fitoterapia PRA Uninove

Prévia do material em texto

QUESTAO 1 DE 10  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
O termo fitoterapia é um termo amplo que inclui conceitos como planta medicinal, droga vegetal, fitoterápico e medicamento fitoterápico. Sobre o termo droga vegetal é possível afirmar:
1. Define a planta in natura, na forma seca ou fresca, desde que cultivada em ambiente controlado (horto público, privado ou horta comunitária), sendo utilizada na forma de chás ou emplastros.
2. São produtos comercializados sem passar por nenhum tipo de fiscalização ou estudos etnofarmacológicos e por isso são chamados de drogas. 
3. São plantas secas, também chamadas de extrato seco fitoterápico que somente podem ser comercializadas na forma de cápsulas.
4. São plantas cultivadas de forma controlada em um horto público ou privado, com o acompanhamento de um profissional botânico e suas partes ativas são separadas, extraídas ou passam por algum processo de secagem, antes do seu uso.
5. São plantas que passaram por um estudo etnobotânico e etnofarmacológico e a partir da identificação das partes ativas da planta são preparadas uma formulação farmacêutica. 
QUESTAO 2 DE 10  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
As chamadas PICs (Práticas Integrativas Complementares) foram integradas ao SUS com o objetivo de ampliar o uso de substâncias naturais para tratamento e prevenção de diversas patologias. A fim de regulamentar o uso dessas substâncias no Brasil, a ANVISA promulgou a Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares. Assinale a alternativa correta sobre a PNPIC:
 
I - A primeira versão da PNPIC é do ano de 2006 e incluía Homeopatia, Acupuntura, Fitoterapia, Crenoterapia/Termalismo e Antroposofia. 
 
II - A lista de plantas que podem ser utilizadas no SUS estão definidas em um documento denominado Relação Nacional de Fitoterápicos
 
III -Segundo a segunda versão da PNPIC, as fitoterapia somente pode utilizar medicamentos fitoterápicos para tratamento de pacientes do SUS
 
IV - Para regulamentar e garantir a segurança do uso da fitoterapia garantido pela PNPIC, a ANVISA decretou a RDC 18/13 que define como processar, armazenar, preparar e dispensar plantas medicinais e fitoterápicos. 
 
1. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas
2. Somente as alternativas I e IV estão corretas
3. Somente as alternativas II e III estão corretas
4. Somente as alternativas I, II e IV estão corretas
5. Somente as alternativas I e II estão corretas
QUESTAO 3 DE 10  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
Um farmacêutico atuando na dispensação de fitoterápicos no SUS, assim como em outras áreas deve dar as orientações corretas para uso desses produtos, independentemente de serem utilizados como plantas medicinais, drogas vegetais ou medicamentos fitoterápicos. São orientações corretas sobre o uso de fitoterápicos:
1. O farmacêutico precisa orientar somente sobre o uso de medicamentos fitoterápicos, pois estes apresentam grandes quantidades de ativos que podem causar reações indesejadas nos pacientes. 
2. O farmacêutico pode orientar quanto ao cultivo e coleta da planta; quais partes da planta deverão ser utilizadas; qual o armazenamento correto (temperatura, luz e umidade apropriadas) e as formas de utilização, assim como tempo de uso e possíveis reações adversas, sempre de acordo com o tipo de fitoterápico utilizado (planta, droga ou medicamento). 
3. O foco de orientação deve ser o armazenamento e  forma de utilização da planta, pois estes são os únicos interferentes na qualidade dos fitoterápicos.
4. A principal preocupação do farmacêutico deve ser as drogas vegetais. Essa forma de uso é a única que pode causar reações adversas e interações medicamentosas com medicamentos alopáticos. 
5. As plantas medicinais frescas podem ser consumidas sem risco. O tempo de uso e quantidades deixam de ser importantes, pois em um único vegetal, a concentração de ativos costuma ser bem baixa. 
QUESTAO 4 DE 10  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
O uso de plantas medicinais como diuréticos e como antiinfecciosos, tem se apresentado como uma excelente alternativa para o tratamento de distúrbios do trato urinário, especialmente infecções urinárias do TGU baixo. Assinale a alternativa que corresponde a duas opções terapêuticas para tratamento deste tipo de infecção:
 
1. Babosa (Aloe vera), que tem ação antiinflamatória e diurética; cavalinha (Equisetum arvense L) que é rica em flavonóides e sais de potássio, o que lhe confere a ação diurética.
2. Uva-ursis (Arctostaphylos uva-ursi) rica em flavonóides com ação antiinflamatória; Babosa (Aloe vera), que tem ação antibiótica e diurética
3. Garra do diabo (Harpagophytum procumbensa), rica em protocianidinas que impede a adesão das bactérias nas paredes do TGU; cranberry (Vaccinium macrocarpon L) pela sua atividade diurética.
4. Cranberry (Vaccinium macrocarpon L), por inibir a adesão de bactérias na parede da bexiga e cavalinha (Equisetum arvense L) que é rica em flavonóides e sais de potássio, o que lhe confere a ação diurética. 
5. Uva-ursis (Arctostaphylos uva-ursi) que possui propriedades diuréticas, antimicrobianas e antiinflamatórias e Arnica (Arnica montana) que é rica em flavonóides e tem atividade antibacteriana. 
QUESTAO 5 DE 10  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, conta com duas unidades, conhecidas como “Farmácias Vivas”, as quais manipulam e ofertam fitoterápicos aos usuários dos serviços de saúde. As formulações seguem o Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira (ANVISA, 2011). Atualmente, são produzidos e ofertados à população o gel de erva baleeira. Assinale a alternativa que contém informações corretas sobre esta planta:
 
I - Utilizada para caso de infecções bacterianas em casos de feridas cirúrgicas
II - Utilizada para tratamento de inflamações e dores locais, a Cordia verbenacea, possui uma versão industrializada denomina Acheflan
III - Sua ação antiinflamatória se dá devido ao sesquiterpeno alfa humuleno, que apresentou atividade semelhante ao diclofenaco dimetilamônio:
 
1. As afirmações II e III estão corretas
2. Somente a afirmação II está correta
3. As afirmações I e II estão corretas
4. Somente a afirmação I está correta
5. Somente a afirmação III está correta
QUESTAO 6 DE 10  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
Um paciente de 19 anos, após um luto familiar desenvolveu uma síndrome depressiva leve, sem apresentar insônia ou crises de ansiedade. Continuava exercendo suas atividades diárias, mas sem muito ânimo ou vontade de iniciar novas atividades. Resolveu procurar um médico, porém já com a ideia de que não queria fazer uso de medicamentos que "o deixassem dopado". O psiquiatra que atendeu o paciente optou pelo uso de um fitoterápico para melhorar o humor e o bem-estar do paciente. Assinale a alternativa correta quanto ao fitoterápico indicado para tratamento de quadros depressivos:
 
1. Hypericum perforatum, ou erva-de-São João
2. Valeriana offcinalis, ou valeriana
3. Passiflora incarnata,  ou passiflora
4. Harpagophytum procumbensa, ou garra do diabo
5. Piper methysticum, ou kava-kava
QUESTAO 7 DE 10  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
Um paciente de 78 anos apresentava varizes e problemas circulatórios, com sintomas como dor nas pernas e dificuldade para ficar muito tempo em pé. Assinale a alternativa que indica um fitoterápico adequado para tratamento de insuficiência venosa crônica:
 
1. Panax ginseng
2. Zingiber officinale
3. Allium cepa
4. Centella asiática
5. Allium sativum
QUESTAO 8 DE 10  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
J.S, 27 anos engordou 23kg após perder o emprego. Incomodada com o aumento de peso e com falta de disposição para realizar exercícios físicos ou fazer dieta, viu na internet uma receita de um shake contendo altas concentrações de cáscara sagrada e sene, que prometia milagres. Leia as afirmações abaixo e assinale as alternativas que mostram os risco do uso indiscriminado desse fitoterápicos:
 
I - A cáscara sagrada (Rhamnus purshiana) age na constipação intestinal, como colagogo e antidispéptico, mas o uso de altas concentrações podem induzirao desequilíbrio hidroeletrolítico, além de deficiência de vitaminas e minerais
 
II - O sene (Senna Alexandrina) deve ser usado com cautela pois além de apresentar potencial genotóxico, pode causar colite e nefrite
 
III - Os riscos do uso de fitoterápicos como o sene e a cáscara sagrada costumam ser seguros. A paciente deve ficar atenta somente à intensa diarreia dependendo das concentrações utilizadas, pois pode induzir à desidratação. 
 
1. Somente a afirmação I está correta
2. As afirmações I e III estão corretas
3. Somente a afirmação II está correta
4. As afirmações I e II estão corretas
5. Somente a afirmação III está correta
QUESTAO 9 DE 10  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
A cúrcuma, nativa do sul da Ásia, é um dos suplementos alimentares que mais crescem. Em 2018, os produtos acumularam vendas estimadas em US$ 328 milhões nos Estados Unidos (cerca de R$ 1,7 bilhão), um aumento de mais de sete vezes em relação à década anterior, de acordo com um relatório do Nutrition Business Journal. A cúrcuma é aclamada por ajudar uma série de condições: colesterol alto, rinite alérgica, depressão, gengivite, síndrome pré-menstrual e até ressaca. Na medicina ayurvédica, acredita-se que a raiz tenha ação antiviral, antibacteriana e antiparasitária, e tem sido usada há muito tempo para ajudar com diabetes, dor, reumatismo, osteoartrite, memória e doenças da pele como eczema.
Adaptado de: https://oglobo.globo.com/clube-o-globo/saude-e-bem-estar/noticia/2022/06/quais-sao-os-verdadeiros-beneficios-da-curcuma.ghtml
 
Assinale a alternativa que explica os benefícios da cúrcuma no tratamento de distúrbios do sistema reprodutor feminino:
 
1. Os curcuminóides são substâncias antibacterianas e por isso tem ação em caso de infecções na região genital.
2. É rica em quercetina que atua com antiinflamatório e antifúngico
3. A ação antiinflamatória da curcumina apresenta benefícios no tratamento da endometriose, apesar de mais estudos serem necessários para comprovar sua biodisponibilidade oral.
4. É rica em proantocianidinas, com ação diurética e antiviral
5. É rica em proantocianidinas, com ação diurética e antiviral
QUESTAO 10 DE 10  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
Um adolescente de 16 anos procura um farmacêutico devido a grande quantidade de espinhas na face e nas costas. O adoelescente não quer ir ao médico e prefere soluções naturais para tratamento das espinhas. Dentre os ativos abaixo, qual apresenta eficácia para tratamento da Acne? Considere o uso por via tópica:
 
1. Melaleuca. Devido a presença do ativo terpinen-4-ol.
2. Carqueja. Devido a presença de hispidulina
3. Aloe vera. Devido a presença de manose-6-fosfato.
4. Guaco. Devido a presença de flavonóides
5. Alho. Devido a presença de de alicina

Mais conteúdos dessa disciplina