Buscar

prova de Psicologia do esporte

Prévia do material em texto

1-Segundo Brancht (1995) a Psicologia do Esporte é constituída como subárea das Ciências do Esporte, que também é composta pelo conhecimento antropológico, sociológico, filosófico, entre outras áreas que juntas integram um campo pluridisciplinar. Sobre o enunciado acerca das subáreas das ciências do esporte, marque a alternativa correta:
R: Faltam atitudes conjuntas das subáreas para que possamos chamá-las de interdisciplinares, ou seja uma ação integrada que mantenha suas especificidades
2-No âmbito da competição muitos profissionais consideram a autoconfiança um fator fundamental para um desempenho exitoso no esporte. Estudos tem indicado fatores que auxiliam na compreensão dos aspectos que fazem do atleta ser considerado bem sucedido ou menos sucedido tomando a insegurança como parâmetro. Vealey e Knight (2002) consideram três aspectos principais para entender a causa da insegurança. São respectivamente:
a. 1- Desconfiança, falta de confiança do próprio desempenho diante de um desafio; 2- Falta de experiência: na ausência de uma experiência de bom desempenho;3- Desconhecimento: Ausência de conhecimento diante do controle emocional.
b. 1- Desconfiança, falta de confiança do próprio desempenho diante de um desafio;2-experiências traumáticas, que marcam atitudes futuras; 3- O desconhecido: ansiedade do futuro.
c. 1- Histórico de vida: de que modo fomos criados.2- Falta de experiência: na ausência de uma experiência de bom desempenho; 3- Desconhecido: Ausência de conhecimento diante do controle emocional.
d. 1- Histórico de vida: experiências vividas, contexto social;2- experiências traumáticas, que marcam atitudes futuras; 3- O desconhecido: ansiedade do futuro.
e. 1- Histórico de vida: experiências vividas, contexto social; 2- experiências traumáticas, que marcam atitudes futuras; 3- Desconfiança, falta de confiança do próprio desempenho diante de um desafio
R: d. 1- Histórico de vida: experiências vividas, contexto social; 2- experiências traumáticas, que marcam atitudes futuras; 3- O desconhecido: ansiedade do futuro.
3-Autoras como Butler (2013) num processo de amadurecimento sobre discussões de gênero irão problematizar a própria ideia de gênero compreendida a partir apenas de uma diretriz binária e heteronormativa. A autora por sua vez, nos apresenta, a noção de gênero “como performatividade na qual as identidades são múltiplas e instáveis, na qual os sujeitos são fragmentados e o sexo é apenas uma construção das materialidades nos corpos ao longo da história”. (PEREIRA, 2019, p.55). Exposta a ideia da autora, assinale a alternativa correta:
a. As diretrizes binárias são heteronormativas são excludentes, e por isto, não podem ser classificados como universais
b. Performatividade quer dizer sobre um gênero transitório, que pode ser ora um ora outro de acordo com a necessidade
c. A problematização de gênero proposta pela autora corresponde a uma contribuição desnecessária socialmente
d. Heteronormatividade é a ideia de um gênero não corresponder socialmente a uma norma social
e. Sujeitos que estão fora da normatividade, que possuem outras formas de ser e de estar no mundo, são politizados, inclusive pela psicologia
R: e. Sujeitos que estão fora da normatividade, que possuem outras formas de ser e de estar no mundo, são politizados, inclusive pela psicologia
4-Kimberlé Williams Crenshow cunhou o conceito de interseccionalidade que contribuiu para a realização de uma psicologia do esporte que leve em consideração o contexto social dos atletas de alto rendimento ou dos beneficiários das práticas esportivas. Sobre teoria interseccional:
R:É capaz de falar das mais diferentes opressões em interação mutua entre si.
5-Weinberg e Gould (2017) Sobre o conceito de liderança é possível afirmar que:
R: O consenso atual é que determinadas características da personalidade são importantes para que um sujeito se destaque como líder, mas elas não são universais.
6-Diante da crescente visibilidade dos fatores psicológicos que se relacionam diretamente com a prática esportiva, vemos também o crescimento que tem se tornado o esporte como espetáculo (RUBIO,2007). Tendo em vista o aspecto ético do esporte e do exercício, assinale a alternativa correta.
R: É necessária a constante reflexão do profissional sobre o seu papel social e profissional, daí a importância da clareza sobre a concepção de ser humano e de psicologia do esporte.
7- Quanto a avaliação psicológica, autores recomendam a implementação de um programa de psicologia aplicada ao esporte seguindo quatro etapas, marque a alternativa correta em relação a ordem de etapas de implementação de um programa de psicologia aplicada ao esporte.
R: 1-Contato inicial; 2- avaliação psicodiagnóstica;3- programa de intervenção;4- avaliação dos resultados
8- Segundo Rubio (1999) há três alternativas de atuação do Psicólogo do esporte, sobre tal acertiva assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
I- O trabalho clínico;
II- A prática de pesquisa;
III- Educador;
IV- Hospitalar e Educador;
Supervisor.
R: Alternativas I, II e III estão corretas
9- Segundo Weinberg e Gould (2017, p.344) No contexto esportivo a focalização nos sinais ambientais relevantes corresponde a um tipo de concentração. Assinale a alternativa correta quanto a focalização nos sinais ambientais relevantes.
R: Esse tipo de concentração funciona como uma câmera de celular para bater uma foto nítida ou filmar um objeto em específico de maneira nítida
10- De acordo com Rubio (2002, p.3) “Nem toda psicologia aplicada ao esporte é psicologia do esporte.” Em seguida a autora traça diferenças entre psicologia do esporte e psicologia no esporte. Leia atentamente as opções e a seguir assinale (V) para as alternativas(s) corretas e (F) para as alternativas falsas(s):
I- Psicologia do esporte diz respeito a prática de atividade física e esportiva, competitiva e não competitiva.
II- A Psicologia no esporte corresponde a transposição da teoria e das técnicas das várias especialidades e correntes da psicologia para o contexto esportivo.
III- Psicologia do esporte é campo de investigação tanto dos esportes quanto das atividades físicas.
IV- A psicologia no esporte abarca os processos de avalição, as práticas de intervenção ou análise do comportamento social que se apresentam na situação esportiva de quem pratica ou assiste.
V - Psicologia do esporte é uma prática cientifica e a Psicologia no esporte não.
R: V,V,V,F, F

Mais conteúdos dessa disciplina