Buscar

Relatório Prática Virtual: Granulado Dipirona

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
RELATÓRIO DE PRÁTICA VIRTUAL
	IDENTIFICAÇÃO
	1. Acadêmico: Leyle Vasconcelos Matos
	2. Matrícula: 2554644
	3. Curso: Farmácia
	4. Turma: FLC15485BFR
	5. Disciplina: Tecnologia Farmacêutica e Cosméticos
	6. Tutor(a) Externo(a): Paloma Coelho
	DADOS DA PRÁTICA
	1. Título: Granulado de dipirona sódica 
	2. Semestre: 9
	3. Data: 13/05/2024
	INTRODUÇÃO
	 
 Atualmente, as pessoas encontram no mercado uma gama de produtos cosméticos capilares. Esses produtos são formulações elaboradas especificamente para cuidados com as estruturas capilares, incluindo cabelo e couro cabeludo. Grande parte se destina aos cuidados básicos com os cabelos, proporcionando higienização, hidratação e proteção. Nesse grupo de produtos de cuidados capilares básicos, encontram-se os xampus, que são produtos cosméticos destinados à limpeza capilar (TALHATE, 2018). Os xampus auxiliam na remoção da oleosidade dos fios, dos resíduos de poluição e de cosméticos, além de outras sujidades presentes no couro cabeludo e na haste capilar. Conforme apontam Lopes et al. (2017), os xampus ainda têm a função de preservar a hidratação do fio e evitar a proliferação de microrganismos indesejados no couro cabeludo, como fungos e bactérias (ALGETEC, 2024).
 
	OBJETIVOS
	Observa a manipulação de forma farmacêutica solidas, e preparo de um granulado de dipirona sódica, aplicando técnica de aglutinação, preparar uma solução aglutinante, adicionar uma solução aglutinante, preparar um granulado, observar e identificar características físicas do pó de dipirona para o granulado de dipirona.
	MATERIAIS
	
• Almofariz com pistilo; 
• Amido (50 g); 
• Balança; 
• Bandejas de alumínio; 
• Bastão de vidro; 
• Béquer; • Dipirona sódica (25 g); 
• Estufa de secagem; 
• Papel para embalagem; 
• Solução aglutinante de PVPK-30; 
• Tamises.
	METODOLOGIA
	Higienizar as mãos e colocar o equipamento de proteção individual localizado no “Armário de EPIs. Para esse experimento será necessário a utilização do jaleco, máscara, luvas, óculos de proteção e touca descartável. Identificar os insumos utilizados no experimento, em seguida, clique no menu lateral para abrir a tabela e preencher a função dos componentes a serem utilizados no experimento. Adicione 45 mL de água deionizada contida no copo graduado no béquer de 250 mL e transfira para o béquer. Ligue o agitador mecânico e regule a velocidade até 250 rpm. Mantenha o agitador mecânico sob agitação constante e mova o béquer para o agitador. Adicione 30 g de sulfato de sódio Laureth , 10 mL de cocamidopropil betaína e 4 mL de cocamida DEA. Adicione, em seguida, o perfume, o fenoxietanol, o ácido benzóico e o ácido desidroacético ao béquer de 250 mL. Com o auxílio da espátula adicione o extrato de folhas de Hamamelis virginiana previamente pesado no vidro relógio ao béquer de 250 mL. Com o auxílio da espátula adicione o ácido cítrico ao béquer. Deixe o agitador mecânico sob agitação constante. Com o auxílio da espátula transfira 10 g do cloreto de sódio do vidro relógio para o béquer de 10 mL contendo 5,09 mL de água deionizada. Com o bastão de vidro homogeneíze o conteúdo do béquer de 10 mL. Adicione o conteúdo do béquer de 10 mL ao béquer de 250 mL contendo a mistura reacional. Mantenha a agitação mecânica por mais 10 minutos. Desligue o agitador mecânico. Coloque o béquer de 250 mL contendo o xampu na bancada. Ligue o pHmetro. Direcione o eletrodo do pHmetro para cima. Mova a pisseta contendo água destilada. Limpe o eletrodo. Retire o béquer de baixo do eletrodo do pHmetro. Direcione o béquer com o xampu para debaixo do eletrodo do pHmetro. Posicione o eletrodo dentro béquer contendo o xampu. Pressione o botão C do pHmetro e aproxime a tela do pHmetro para visualizar o pH. Anote o valor que mostrará na tela. Desligue o pHmetro e retire o eletrodo do béquer.
	
	RESULTADOS E DISCUSSÕES
	1. Qual a metodologia aplicada no experimento? 
Fabricação de xampu
2. Qual a importância da utilização do pHmetro? 
Conferir de forma simples e direta, os níveis de acidez do produto analisado.
3. O agitador mecânico poderia ser dispensado do experimento?
Não, pois através dele ocorre o processo de homogeneização e dissolução dos insumos.
	REGISTRO FOTOGRÁFICO
	
	REFERÊNCIAS
	ALGETEC, Laboratório de Tecnologia de Alimentos. Desenvolvendo xampu. Abriu, 2024.
image1.jpeg
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina