Buscar

Relatório de Estágio em Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Serviço Social na Secretaria de Saúde (Regulação)
Brenda Amelia de Oliveira Sousa 
Maria Jeanne de Oliveira Siqueira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Serviço Social (SES 5169) – Estágio II
20/06/2022
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório vai descrever as observações e atividades realizadas durante o período de estagio II curricular do curso bacharelado em serviço social oferecido pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi. Tendo como finalidade discutir e esclarecer a prática profissional do assistente social na área em que atua, identificar os desafios e as probabilidades de intervenção frente as demandas do profissional.
O estágio foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde de Santa Izabel do Pará, que se encontra localizado no endereço rua João Coelho 1220, Centro, que tem como representante a Senhora Maria Jose dos Santos Assunção.
Durante o estágio realizado na Secretaria Municipal de Saúde (REGULAÇÃO) foi desenvolvido o projeto de intervenção, diário de campo e levantamento de demandas, também foi observado as realizações de: solicitação de passagens aéreas mais ajuda de custo, solicitações de fraldas descartáveis, cadeira de rodas, medicamentos, visitas domiciliares, atendimento ao público, orientações, pareceres e relatórios sociais, TFD (tratamento fora de domicilio), reposição de oxigênio para pacientes, reuniões internas com toda a equipe de secretaria para planejar e analisar os serviços que são ofertados ao usuário entre outras atividades não citadas aqui. 
Para Bravo (2009), o trabalho do assistente social na saúde deve ter como eixo central a busca criativa e incessante da incorporação destes conhecimentos, articulados aos princípios do projeto de Reforma Sanitária e pelo Projeto Ético-Político do Serviço Social (Bravo, 2009, p.43). 
2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO
No período do estágio foram realizados várias atividades na instituição sob a supervisão da orientadora de campo, a Assistente Social, Fabiani Souza Iketani, para poder conhecer a instituição e entender a área e o papel do assistente social que trabalha os mais variadas políticas sociais e econômicas.
Diante disso, em Santa Izabel-PA a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Regulação realiza diversas atividades, tais como: entrega de medicamentos, agendamentos de consultas e reagendamento de consultas, encaminhamentos de ofícios, agendamento de passagens para tratamento entre outros.
2.1 PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS
O primeiro contato foi com a senhora Eliete do setor de RH aonde foi entregue as documentações para o processo de entrada no estágio, tais documentações referem-se ao termo de compromisso, plano de estagio, termo de convênio e ficha de frequência.
 
2.2 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUPERVISÃO
Nesta perspectiva, a supervisão de estágio é essencial à formação do aluno de serviço social, enquanto lhe propicia um momento específico de aprendizagem, de reflexão sobre a ação profissional, de visão crítica da dinâmica das relações existentes no campo institucional. 
2.2.1 Auto-Avaliação
O estágio desenvolvido satisfatório e de grande importância para o conhecimento prático do dia a dia, visto que além da aquisição de conhecimentos referente ao campo de estágio, foi possível contribuir de maneira significativa para um bom desempenho do serviço de atendimento, com interação e troca de experiência com as equipes.
Portanto, ao fazer uma autoavaliação é perceptível que para o desenvolvimento de um bom trabalho é necessário preparação, planejamento e comprometimento enquanto futura profissional de serviço social. 
2.2.2 Avaliação das Condições Institucionais
O ambiente físico onde foi realizado as atividades no campo possui estrutura adequada, sendo um local que oferece condições de confiança para os usuários. Desse modo, as condições institucionais da área de concentração do estágio apresenta aspectos positivos. A instituição possui condições estruturais para a realização de um trabalho conforme as demandas ali solicitadas. 
2.2.3 Avaliação da Dinâmica De Supervisão
A supervisão do campo possibilitou um espaço onde pode-se além de discutir o trabalho do Assistente Social através de uma reflexão teórica, ainda refletir sobre a práxis profissional, de acordo com os trabalhos realizados.
Diante disso, avalio o trabalho de supervisão e orientação realizado por Fabiani Iketani no estágio II satisfatório, onde percebi todo o interesse da mesma em repassar seus conhecimentos e sua experiência adquirida ao longo de sua carreira, que sem dúvida será essencial para o desempenho enquanto futura assistente social. 
3 CONCLUSÃO
Constata-se que, através das práticas vivenciadas durante o estágio II com a equipe da regulação, além das rotinas diárias na instituição, tais práticas proporcionaram melhorias nas habilidades essenciais para a formação de um assistente social, pois essas atividades experenciadas possibilitaram conhecer a realidade profissional e suas demandas que futuramente devemos atender. Através da realização desse estágio ficou clara a importância do papel do assistente social em atentar as necessidades do usuário, estimular e participar do seu tratamento de saúde criando novas estratégias com as equipes multidisciplinares e seus usuários.
Desta forma vale ressaltar que o assistente social é um dos profissionais que trabalha diretamente sobre as diferenciadas expressões da questão social.
“A questão social é compreendida como um complexo social que faz parte da natureza da propriedade privada do capitalismo, ou seja, é manifestação direta da apropriação privada da produção social e da lei geral da acumulação capitalista” (MARX, 1984, p.187 APUD SILVA, 2007, p.283). 
REFERÊNCIAS
BRAVO & MATOS, Maurílio Castro. Reforma Sanitária e o Projeto Ético-Político do Serviço Social: elementos para o debate. In: BRAVO, Maria Inês Souza, VASCONCELOS, Ana Maria, GAMA, Andréa de Souza, MONNERAT, Gisele Lavina (Orgs): Saúde e Serviço Social. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: UERJ, 2004.
SILVA, F.S da. O Recrudescimento da Violência nos Espaços Urbanos: desafios para o Serviço Social e para a Sociedade: ÉTICA Pública e Cultura de Direitos, nº.89, ano XXVII, março/2007, p.130-151.

Mais conteúdos dessa disciplina