Buscar

Prévia do material em texto

PROCEDIMENTOS REALIZADOS NA CLÍNICA
Mesmo no auge da crise, a parte de estética e beleza continuou crescendo demasiadamente, muito mais que outros setores tradicionais da economia brasileira.
Isso prova que, cada vez mais, os brasileiros estão preocupados com a autoestima e investem dinheiro nisso, mesmo em tempos de vacas magras.
Seja uma drenagem linfática abdominal ou outro procedimento qualquer, a ideia é sempre se sentir bem e belo.
Nem só de tratamentos tradicionais vive uma clínica de estética. Atualmente, são vários os tipos de procedimento que esse tipo de estabelecimento abarca. Vai desde de um preenchimento labial até massagens com pedras quentes e meditação.
A ideia é deixar o cliente satisfeito, feliz, bonito, rejuvenescido, independente da forma e procedimento que for feito.
Um dos principais tratamentos oferecidos são os que têm a ver com a chamada estética corporal, porém, os da parte facial também são bastante procurados por clientes homens e mulheres.
Na lista abaixo, você vai conhecer alguns dos nossos principais procedimentos ofertados pela clínica e saber para que serve cada um deles:
PREENCHIMENTOS DÉRMICO
O preenchimento dérmico é um procedimento não cirúrgico que envolve a injeção de substâncias sob a pele para corrigir rugas, linhas de expressão e restaurar o volume perdido. Geralmente, as substâncias usadas incluem ácido hialurônico, colágeno e outros produtos específicos. O preenchimento dérmico é versátil e pode ser usado para melhorar várias áreas do rosto e do corpo. As áreas mais comuns incluem os lábios (para aumento ou contorno), bochechas, queixo, olheiras, sulcos nasolabiais (linhas que vão do nariz até a boca), e rugas ao redor da boca e testa.
Preenchimentos dérmicos ou cosméticos temporários incluem materiais como injeções de colágeno, gel de ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio e ácido poli-l-lático. Durante o procedimento, que geralmente é rápido e pode durar de 15 a 60 minutos, o preenchedor é injetado na área alvo com uma agulha fina ou uma cânula.
Laser terapia ablativa
Esse tipo de laser é utilizado amplamente em tratamentos de rejuvenescimento facial, podendo ser utilizado em outras áreas do corpo de acordo com as necessidades do paciente e as indicações médicas. O tratamento é um pouco mais agressivo e possui um tempo de recuperação/cicatrização maior.
O laser ablativo atua destruindo toda camada superficial da pele, estimulando a regeneração celular, a produção de colágeno e proporcionando a renovação da pele, deixando-a mais viçosa, rejuvenescida e firme. 
O uso do laser ablativo deve ser realizado em consultório, em geral com uso de anestésico tópico, podendo em alguns casos ser feito com anestesia local e leve sedação.
O tempo de cada sessão é em média de 30 minutos, dependendo da extensão da área a ser tratada. O número de sessões será avaliado pelo médico competente, bem como os intervalos entre uma sessão e outra.
Equipamentos utilizados no procedimento:
Aparelho de laser portátil
A variação na frequência da modulação possibilita a aplicação na pele para tratar acne, dermatite, inflamações provenientes de furunculose e hematomas superficiais, assim como a diminuição da aparência de grandes cicatrizes, estrias e celulites.
Caneta laser portátil
A caneta laser portátil é uma ótima escolha para o profissional, pois permite o direcionamento correto na região a ser tratada, diminuindo o risco de causar lesões nas adjacências.
Esse dispositivo tem três versões. A primeira é utilizada para tratamento de lesões acima de 2 cm de profundidade, por meio um laser infravermelho com 905 nanômetros. A frequência de operação é de 2000 Hz, com divergência do feixe entre 11° e 25°.
O segundo tipo de caneta trata lesões até de 2 cm e difere do primeiro em relação à divergência do feixe colimado por lentes e da potência média, operando no comprimento de onda de 830 nanômetros.
O terceiro tipo de caneta opera em 650 nanômetro e, devido a isso, é usado para tratamento de lesões superficiais
Óculos para laserterapia
Os óculos para laserterapia ajudam a proteger os profissionais que terão contato com os aparelhos de emissão de ondas eletromagnéticas, bem como os pacientes que farão uso da tecnologia. O design desse acessório impede a entrada de laser durante o procedimento, garantindo segurança aos envolvidos.
Disponível em tamanho único, porém adaptável em qualquer formato de rosto, os óculos são objetos indispensáveis para uma clínica.
Fio de Lifting de auto sustentação
O fio de sustentação é uma técnica utilizada na área da estética e da medicina para promover o rejuvenescimento facial e corporal. Também conhecido como fio de PDO (polidioxanona), esse procedimento consiste na inserção de fios absorvíveis na pele, que têm como objetivo promover o estímulo da produção de colágeno e proporcionar um efeito lifting, melhorando a flacidez e a aparência
O fio de sustentação é inserido na pele através de uma agulha especial, que é introduzida em pontos estratégicos do rosto ou do corpo. Esses fios são feitos de um material biocompatível, ou seja, não causam rejeição pelo organismo, e são absorvidos ao longo do tempo.
Uma vez inseridos, os fios de sustentação promovem um efeito imediato de lifting, pois são capazes de tracionar a pele e reposicioná-la. Além disso, eles estimulam a produção de colágeno, uma proteína responsável pela firmeza e elasticidade da pele, o que proporciona resultados duradouros.
O procedimento de fio de sustentação é realizado em consultório médico, por um profissional especializado. Antes do procedimento, é feita uma avaliação da pele para determinar a quantidade e o tipo de fios a serem utilizados.
O procedimento em si é rápido e relativamente indolor. O médico utiliza uma agulha especial para inserir os fios na pele, seguindo os pontos estratégicos previamente definidos. Após a inserção dos fios, é feita uma leve tração para reposicionar a pele.
A duração do procedimento pode variar de acordo com a quantidade de fios a serem inseridos, mas geralmente não ultrapassa uma hora. Após o procedimento, o paciente pode retornar às suas atividades normais, evitando apenas a exposição solar e atividades físicas intensas nos primeiros dias.
Os tipos de fios de sustentação mais utilizados são:
· Fio de PDO;
· Fio de Ouro;
· Fio Liso;
· Fio Espiculado;
· Fio Parafuso;
· Fio Russo;
· Fio Búlgaro.
Carboxiterapia
A carboxiterapia é uma terapia estética que consiste na aplicação de gás carbônico sob a pele para tratar celulite, estrias, gordura localizada e também para eliminar a flacidez.
A técnica de carboxiterapia pode ser utilizada para diversos tipos de tratamento, tanto faciais, como corporais e permite aumentar a produção de colágeno, combater a gordura localizada e destruir as células de gordura, sendo muito usada no rosto, barriga, flancos, braços ou coxas.
A carboxiterapia normalmente é indicada para tratar:
Celulite: melhora a circulação sanguínea e provoca um rearranjo do tecido adiposo, aumentando a drenagem linfática local. Entenda como é feita a carboxiterapia para celulite;
Estrias: a infusão do gás sob a estria provoca um descolamento da pele, estimulando a produção de colágeno e melhorando o processo de cicatrização. Veja como funciona a carboxiterapia para estrias;
Gordura localizada: favorece o rompimento das células de gordura e melhora a circulação sanguínea no local da injeção. Saiba mais sobre a carboxiterapia para gordura localizada;
Flacidez: o processo inflamatório, decorrente da injeção do gás carbônico, favorece a produção de fibras de colágeno, que sustentam a pele, deixando- a mais firme e menos flácida;
Olheiras: aumenta a circulação sanguínea da pele próxima aos olhos e, consequentemente, a chegada de oxigênio aos tecidos, reduzindo o inchaço e amenizando as olheiras. Conheça algumas opções caseiras para tirar a olheira;
Queda de cabelo: favorece o crescimento de novos fios de cabelo, por estimular um aumento do fluxo sanguíneo no couro cabeludo;
Cicatriz de acne: aumenta a circulação sanguínea no local, estimulando a produçãode colágeno e elastina, que dão firmeza e sustentação para a pele, atenuando as cicatrizes de acne.
Materiais e equipamentos utilizados no procedimento
1. Cilindro de CO2: Contém o dióxido de carbono medicinal com 99,9% de pureza.
2. Equipamento regulador de fluxo: Controla a vazão do gás durante a aplicação.
3. Material descartável:
4. Agulha: Utilizada para a aplicação do gás carbônico na pele.
5. Filtro microbiológico: Garante a segurança e evita contaminações.
6. Equipo: Conecta a seringa à fonte de CO2.
Criolipólise
A criolipólise é um tratamento estético indicado para eliminar o acúmulo de gordura localizada em várias partes do corpo, como coxas, abdômen, tórax, quadril e braços, por exemplo, quando exercícios físicos ou dieta não foram suficientes para eliminá-la, podendo ser feita por mulheres ou homens que desejam reduzir as medidas.
Este tratamento, também conhecido como lipoaspiração sem cortes, é baseado na intolerância das células de gordura a baixas temperaturas, rompendo-se quando estimuladas pelo equipamento. A criolipólise garante a eliminação de cerca de 25% da gordura localizada em apenas 1 sessão de tratamento.
A criolipólise é indicada para:
· Remover depósitos de gordura localizada;
· Eliminar gordura de regiões específicas, quando exercícios físicos e dieta não são suficientes para eliminá-las;
· Reduzir medidas;
· Remodelar o contorno corporal.
A criolipólise pode ser realizada em diferentes partes do corpo, como abdômen, coxas, flancos, braços, papada do queixo, joelho, axilas, ou parte posterior do tórax, por exemplo.
A criolipólise ajuda a remover a gordura, mas não interfere no peso, por isso, não é indicada para emagrecimento.
A criolipólise é um procedimento simples, sendo que, para fazer a técnica, o profissional coloca uma manta de gel protetor na pele e depois posiciona o equipamento do tamanho adequado para a região a ser tratada.
O aparelho funciona fazendo uma sucção e resfriamento da área até cerca de -7 a -10ºC durante 1 hora, que é o tempo necessário para que haja congelamento das células de gordura.
Equipamento utilizado no procedimento
Na criolipólise é utilizado um equipamento que congela as células de gordura e, por isso, para que seja eficaz e seguro, o tratamento deve ser realizado por um profissional qualificado, com um aparelho certificado e com a manutenção em dia. Quando isso não acontece, existe o risco de complicações graves, principalmente o aparecimento de queimaduras de 2º ou 3º grau.
Toxina botulínica
Botox na estética
A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Apesar de ser conhecida por causar o botulismo – uma doença rara mas grave –, em doses controladas e aplicada de maneira correta, tornou-se um poderoso aliado da medicina moderna. Utilizada inicialmente para tratamentos de condições neurológicas, hoje é popular em procedimentos estéticos, principalmente para o tratamento de rugas.
Sua entrada no mundo da estética ocorreu de forma inusitada, sendo uma descoberta derivada da observação de efeitos colaterais em tratamentos neurológicos. Pacientes tratados com Botox para espasmos musculares notaram uma melhora significativa na aparência das rugas em áreas próximas à aplicação. Isso desencadeou uma série de estudos e pesquisas que consolidaram seu uso para fins cosméticos.
No campo da estética, a toxina botulínica é usada de forma minuciosamente calculada para garantir a segurança e eficácia do tratamento. Ela passou por diversas fases de testes e aprovações nos mais renomados órgãos de saúde, incluindo a ANVISA, no Brasil, e a FDA, nos Estados Unidos. Seu mecanismo de ação envolve o bloqueio temporário da liberação de acetilcolina, neurotransmissor que induz a contração muscular.
Não é à toa que o Botox se tornou tão popular: além de ser uma técnica minimamente invasiva, ela oferece resultados expressivos na melhora da aparência das linhas de expressão. Sua fama se deve também à velocidade dos procedimentos e à relativa simplicidade das sessões, que não demandam internação e são praticamente indolores.
Entre os principais benefícios do uso da toxina botulínica para fins estéticos, destacam-se a melhora significativa na aparência das rugas, linhas de expressão e a prevenção do desenvolvimento de novas marcas. Este efeito acontece pela ação relaxante que o produto tem sobre a musculatura facial, proporcionando um visual mais descansado e rejuvenescido.
Aqui estão algumas das vantagens proporcionadas pelo procedimento com Botox:
1. Redução de Rugas de Expressão: Principal motivo pelo qual as pessoas recorrem ao Botox, a redução das rugas de expressão é notável, principalmente na região da testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos.
2. Prevenção de Novas Rugas: Pelo efeito paralisante, diminui a formação de novas rugas de expressão ao longo do tempo.
3. Resultados Naturais: Quando feito corretamente, oferece um aspecto natural, preservando a expressividade facial.
4. Recuperação Rápida: O procedimento é rápido, praticamente indolor e não demanda um tempo de recuperação longo.
5. Versatilidade de Uso: O Botox também é utilizado para tratar hiperidrose (sudorese excessiva), estrabismo, espasmos e outras condições médicas.
 
Materiais e equipamentos utilizados no procedimento;
Para preparar a toxina botulínica (Botox), você precisará dos seguintes materiais e equipamentos1:
· 01 frasco de toxina botulínica tipo A com 100 unidades (Botox)
· 01 agulha 22G
· 01 agulha 18G de 25mm
· 02 agulhas de Lebel 30G de 4mm
· 01 seringa de 10ml
· 02 seringas de insulina com agulha zero resíduo
· 01 soro fisiológico 0,9% (SF 0.9%) com 10ml
· 01 par de luvas estéreis
Intradermoterapia e messoterapia
A Intradermoterapia e a Mesoterapia, são dois procedimentos amplamente utilizados para tratar diversos problemas estéticos. Essas técnicas consistem na aplicação de substâncias diretamente na pele, por meio de injeções, visando promover melhorias visíveis na aparência da região tratada. Discutiremos mais sobre o que é, seus benefícios, diferenças e quais fisioterapeutas podem fazer a aplicação.
Intradermoterapia
É um procedimento estético minimamente invasivo que consiste na aplicação de medicamentos diretamente na pele. Essa técnica é realizada por microinjeções superficiais na região a ser tratada, como o rosto, o corpo ou o couro cabeludo.
Mesoterapia
É um tratamento estético que também consiste na aplicação de medicamentos na pele, por meio de injeções. No entanto, a diferença em relação à intradermoterapia está na profundidade das injeções. Na Mesoterapia, as agulhas penetram um pouco mais na pele, atingindo a camada intermediária, conhecida como mesoderme. Essa técnica é utilizada para tratar diversos problemas estéticos, como celulite, gordura localizada, flacidez, rugas e estrias.
Durante o procedimento, são utilizadas agulhas muito finas para injetar pequenas quantidades de medicamentos na camada mais superficial da pele. Esses medicamentos podem variar segundo a finalidade do tratamento, podendo ser utilizados substâncias como vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e até mesmo medicamentos homeopáticos.
Benefícios da Intradermoterapia
Oferece diversos benefícios estéticos, sendo um tratamento versátil e eficaz para diferentes condições. Alguns dos principais incluem:
· Rejuvenescimento facial
· tratamento da celulite
· combate a queda de cabelo
· tratamento de estrias.
Como funciona a Mesoterapia?
Baseia-se na aplicação de medicamentos específicos na área desejada. Esses medicamentos podem ser compostos também por substâncias como vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e outros ativos selecionados conforme o objetivo do tratamento. Ao serem injetados na pele, esses medicamentos agem de diferentes formas, dependendo da finalidade do tratamento.
Benefícios da Mesoterapia
A Mesoterapia oferece diversos benefícios para a pele e para o corpo, como:
· Melhora da circulação sanguínea
· Estimulação da produção de colágeno e elastina
· Redução da celulite e da gordura localizada
· Aumento da hidratação e revitalizaçãoda pele
· Alívio de dores crônicas
· Estímulo ao crescimento capilar.
Materiais e equipamentos utilizados no procedimento
materiais e equipamentos utilizados, a intradermoterapia pode ser realizada de forma simples, com uma seringa e agulha, ou utilizando pistolas de mesoterapia.  Durante o procedimento, são utilizadas agulhas muito finas para injetar pequenas quantidades de medicamentos na camada mais superficial da pele. Esses medicamentos podem variar segundo a finalidade do tratamento, podendo incluir vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e até mesmo medicamentos homeopáticos1.
Além das técnicas tradicionais com agulhas, existe a intradermoterapia pressurizada, que utiliza um equipamento chamado caneta pressurizada. Nesse método, a administração intradérmica de ativos é realizada por meio de um mecanismo de propulsão de alta velocidade, sem o uso de agulhas. A concentração de energia mecânica em uma mola permite a aplicação dos ativos.
Agulhamento e Microagulhamento
O microagulhamento é um tratamento estético minimamente invasivo realizado através do aparelho dermaroller, onde a pele é perfurada por microagulhas e quando penetradas na derme estimulam a formação de colágeno, regenerando a pele e trazendo firmeza ao local.Mesmo que popularmente conhecido por dermaroller, o microagulhamento também pode ser feito através do aparelho dermapen, que ao invés de ser como um ‘rolinho’, se assemelha a uma caneca. Neste método, as microlesões são regulares e, por isso, o tempo de recuperação da pele é menor. Mas ambos trazem excelentes resultados para a pele.  
O microagulhamento pode ser realizado em qualquer parte do corpo, como rosto, pescoço, colo, braços, seios, mãos, coxas e outros. Antes de iniciar o procedimento, é necessário lembrar-se de aplicar o creme anestésico no local. A técnica pode ser utilizada para tratar diversos problemas de pele, entre eles os efeitos do envelhecimento, a flacidez, cicatrizes, estrias, queimaduras e até manchas na pele.Para cada tipo de tratamento, as agulhas e a pressão utilizada variam de acordo com a região. Por exemplo, áreas como bochechas, nariz e olhos são mais delicadas, por isso a aplicação é feita com baixa pressão. Já as microagulhas variam entre 0,5 e 2mm de tamanho e o profissional esteta é responsável por avaliar a mais adequada para cada área.  São incontáveis os benefícios do microagulhamento, por isso o procedimento se torna cada vez mais o queridinho em consultórios e clínicas. Como já mencionamos, os principais benefícios da técnica é estimular a produção de colágeno e, consequentemente, a regeneração da pele, bem como reduzir os sinais de envelhecimento.Mas além de atuar no rejuvenescimento facial, amenizando rugas e flacidez, o microagulhamento também contribui contra o avanço da calvície, uma vez que a técnica estimula as células a formar colágeno e queratinócitos a produzirem a queratina que forma o cabelo. com microagulhas também atua contra a melasma, pois as perfurações causadas no tratamento reduz a pigmentação das manchas na pele, clareando e removendo as alterações de cores presentes. Sem contar que o procedimento é pouco doloroso, traz resultados satisfatórios em curto a médio prazo e ajuda a melhorar a absorção de produtos na pele. 
Materiais e equipamentos utilizados no procedimento
1. Dermaroller: Um aparelho manual com micro-agulhas na ponta. Ele é rolado sobre a pele para criar pequenas lesões controladas.
2. DermaPen: Um aparelho automático semelhante a uma caneta com micro-agulhas. Ele também penetra uniformemente na derme.
3. Carimbos para microagulhamento: Esses dispositivos também são utilizados para criar as microlesões na pele.
REFERÊNCIAS
ARTCORPORIS. O que é Fio de Sustentação? https://artcorporis.com.br/glossario/o-que-e-fio-de-sustentacao/< Acesso Em 20/05/2024
CISCE. Tipos de Preenchedores Dérmicos e Suas Aplicações. https://cisce.com.br/blog/tipos-de-preenchedores-dermicos-e-suas-aplicacoe/. 2022. Acesso Em 20/05/2024
CLÍNICA GONTIJO. Laser ablativo: como funciona o tratamento? https://clinicagontijo.com/laser-ablativo-como-funciona-o-tratamento/.2017< Acesso Em 20/05/2024
 FACULDADE INSPIRAR .Intradermoterapia e Mesoterapia: qual a diferença?. https://www.linkedin.com/pulse/intradermoterapia-e-mesoterapia-qual-diferen%C3%A7a-faculdade-inspirar-wakre> < Acesso Em 20/05/2024
FOCOSAUDE. Tudo Sobre Toxina Botulínica: Quando e Por Que Considerar. 2024. https://focosaude.com.br/tudo-sobre-toxina-botulinica-quando-e-por-que-considerar/.< Acesso Em 20/05/2024
Instituto Avantgarde. Preenchimento Dermal e Estética Facial: Cuidados para um Resultado Natural e Satisfatório. 2023. < https://institutoavantgarde.com.br/preenchimento-dermal-e-estetica-facial/> Acesso Em 20/05/2024.
MEDIGÊNCIA. Preenchimentos Dérmicos: Sintomas, Classificação, Diagnóstico e Recuperação. https://medigence.com/pt/treatment/derma-fillers > Acesso Em 20/05/2024. 
REDEDOR. Carboxiterapia: o que é, para que serve, riscos e efeitos colaterais. 2017 <..https://www.tuasaude.com/carboxiterapia-elimina-celulite/#:~:text=A%20carboxiterapia%20%C3%A9%20uma%20terapia,mas%20desaparecem%20em%20uma%20semana. <Acesso Em 20/05/2024
TUASAUDE. 2023> Carboxiterapia para Celulite: Como funciona, Quais os resultados e Riscos. https://www.tuasaude.com/criolipolise/. < Acesso Em 20/05/2024
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina