Buscar

Atividade 2 Sil

Prévia do material em texto

Relatório de análise de plataformas de streaming
Identificação
	Plataforma 1:
	 StreamYard
	
	https://streamyard.com/
	Plataforma 2:
	Zoom
	
	https://explore.zoom.us/pt/products/meetings/
	Plataforma 3:
	BeLive 
	
	https://be.live/ 
1
	Funcionalidade
	StreamYard
	BeLive
	Zoom
	Compatibilidade
	Linux, MAC
	Navegadores Web
	Windows, Mac
	Capacidade de transmitir conteúdos de vídeo ao vivo
	SIM
	SIM
	SIM
	Integração com plataformas
	SIM
	SIM
	SIM
	Sobreposições de fluxo totalmente personalizáveis, banners, logótipos e outros elementos visuais
	SIM
	SIM
	SIM
Vantagens e desvantagens
· Plataforma 1 StreamYard: 
O StreamYard é um estúdio virtual que permite que os usuários façam lives com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. A ferramenta transmite os vídeos nas principais redes sociais, como Facebook, YouTube, LinkedIn, Twitch e Periscope e facilita a realização entrevistas, rodas de discussões e eventos online. O software está disponível em uma versão gratuita, com recursos limitados, mas também oferece planos pagos. 
Vantagens: sem dúvidas, a maior vantagem é a facilidade da operação, permitindo colocar e tirar até seis pessoas com diferentes templates, alternando falas e, até mesmo, trocando convidados. Qualquer pessoa consegue operar a live com um rápido tutorial. É muito fácil personalizar o template, deixando o visual bem bonito e seguindo o seu branding.
Desvantagens: só funciona 100% no Chrome pelo notebook. Outro ponto é que cabem apenas 10 pessoas na sala, além das seis do streaming. Eu já tive de fazer lives com plateia e precisei usar o Zoom, outro ponto a se repensar é que existe uma versão gratuita, mas ela possui algumas limitações na customização e no número de lives por mês. A versão paga é bem em conta, em torno de 25 dólares por mês.
· Plataforma 2 BeLive: 
oferece-lhe tudo o que esperaria de uma ferramenta de transmissão ao vivo em linha rica em funcionalidades, simples, e inteligente. Pode multistream, marcar as suas transmissões ao vivo, convidar convidados e até mesmo realizar vendas ao vivo utilizando esta plataforma. Embora o plano gratuito lhe permita desfrutar de características como três programas por mês, dois participantes no ecrã, e o Editor de Vídeo (beta), seria necessário atualizar para multistream. 
 
Vantagens: as vantagens são as mesmas do StreamYard, facilidade de uso e de customização. As duas plataformas, inclusive, possuem interfaces bem parecidas. Desvantagens: tem menos funcionalidades que o StreamYard e é mais cara. Essa ferramenta permite colocar apenas até quatro pessoas na sala e não possui a transmissão via RTMP. Existe uma versão gratuita, mas ela possui algumas limitações na customização e no número de lives por mês. A versão paga é bem em conta, em torno de 30 dólares.
· Plataforma 3 Zoom:
O Zoom Meetings é uma plataforma de videoconferências robusta que possui diversas funcionalidades, como compartilhamento de tela, gravação de webinars, acesso via telefone e upload de reuniões na nuvem. A plataforma armazena as gravações das reuniões na nuvem, e as mesmas podem ser enviadas automaticamente para o seu email. Você também pode utilizá-la para enviar mensagens em grupo, através do chat, e para fazer compartilhamento de tela de forma online e sem fio (vale destacar aqui que essa funcionalidade se aplica a Windows, Mac, iOS, Android, BlackBerry, Linux, Zoom Rooms.
Vantagens:  Zoom tem duas funções, reuniões e webinars. Nas reuniões, todo mundo se vê. Essa é a opção mais usada e intuitiva. Em um clique, você consegue fazer o streaming no Facebook, Youtube ou Workplace. Já nos webinars, temos um palco virtual e uma plateia. Para eventos grandes, é o ideal, pois a plateia entra com o microfone fechado e é moderada pelo host. O público pode mandar perguntas pelo Q&A e pelo chat ou pedir para falar levantando a “mão virtual”. O próprio Zoom permite a criação página de inscrição, caso o evento seja fechado, e de e-mails de confirmação. Mas confesso que o template não é lá essas coisas. Alguns amigos que fazem treinamento dizem que também é uma ótima opção para isso também uma vez que permite dividir as pessoas em salas para dinâmicas. Desvantagens: é uma ferramenta mais cara e é preciso ter algum conhecimento para operar. Há poucos vídeos e treinamentos sobre Zoom em português e é difícil achar documentação. Outro ponto mais complexo é a customização dos templates e dos leterings. Essa opção está bem escondida e exige algum conhecimento técnico. Precisamos revirar a internet para achar tutoriais. A empresa andou na mídia por conta de alguns problemas de segurança. Como as outras duas plataformas, essa também tem uma versão gratuita que limita as reuniões a 40 minutos. A versão paga começa em torno de 15 dólares/mês o pacote básico + 40 dólares/mês para a funcionalidade de webinar.
Recomendação de plataforma
Com base na análise realizada, minha recomendação é a utilização da Plataforma 1 para atividade de transmissão. Essa plataforma oferece infinidades de funções que facilitará o uso da mesma e se adequa dentro dos critérios de avaliação estabelecidos que são a Escalabilidade, Interação e engajamento, Segurança e Privacidade, Compartilhamento de objetos. Esta plataforma é uma ferramenta Web desenvolvida para realizar transmissões ao vivo através de um navegador. Com a StreamYard, é possível realizar transmissões online não apenas no Youtube, mas também no Facebook, Linkedin e em outras plataformas. O software permite inclusive transmitir para várias plataformas simultaneamente. Assim, você consegue transmitir ao mesmo tempo a live no Facebook, YouTube e LinkedIn, por exemplo, o que faz com que atenda às necessidades do usuário. Todos os recursos da ferramenta vão estar disponíveis diretamente no seu navegador de internet. Além disso, a plataforma é rodeada de efeitos como notas de rodapé, mudanças de cenários, inserção de comentários em destaque de maneira simultânea no meio da live, entre outros.2
Em suma, as três plataformas são eficazes, mas a Plataforma 1, ao meu ver, é a mais completa para transmissões ao vivo.
...

Mais conteúdos dessa disciplina