Buscar

Atividade de revisão equideos

Prévia do material em texto

FACULDADE FACIMP-WYDEN
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: PRODUÇÃO ANIMAL: EQUÍDEOS 
 
 
 
 
 
 
 
ATIVIDADE DE REVISÃO
 
 
 
 
 
 
 
Imperatriz
2023
ANA JULIA MEURER WALTER
 
 
 
 
 
 
ATIVIDADE DE REVISÃO
Trabalho entregue à disciplina de Produção animal: Equídeos, ministrada pelo professor Diego Amorim, para obtenção de nota parcial.
Imperatriz
2023
1. A liberdade de sede, fome e má-nutrição, a liberdade de dor e doença, a liberdade de desconforto, a liberdade para expressar o comportamento natural da espécie; a liberdade de medo e de estresse.
2. Indicadores indiretos são aqueles relacionados ao ambiente. Constatações que possam inferir no bem estar dos cavalos, como o sistema de manejo, estrutura (instalações, equipamentos e recursos) e os recursos humanos envolvidos.
Indicadores diretos avaliam o estado de saúde, expressão das emoções, comportamento natural, reações positivas e negativas para diversas situações que os animais são submetidos diariamente.
3. Geralmente animais em pastagens apresentam uma distribuição comportamental mais parecida com o comportamento natural, já animais estabulados apresentam modificação comportamental devido a restrição de ambiente.
4. Fornecer companhia, ambiente adequado, exercício regular, alimentação adequada, estimulação consistente, manuseio tranquilo e monitoramento de saúde.
5. O principal problema que afeta os equinos estabulados é o desenvolvimento de comportamentos estereotipados como morder cercas, balançar a cabeça e caminhar em círculos.
6. I. Cavalos podem receber dietas contendo ureia. 
Falsa. A ureia não deve ser fornecida pois pode ser tóxica.
II. A monensina sódica é um excelente aditivo nutricional para cavalos.
Falsa. A monensina sódica não é adequada para cavalos, pois é tóxica para eles.
III. Não há necessidade de monitorar níveis de micotoxinas em dietas para cavalos.
Falsa. É necessário monitorar os níveis de micotoxinas em dietas de cavalos, pois elas podem ser prejudiciais à saúde.
IV. É possível incluir melaço na dieta de cavalos.
Verdadeira. É possível incluir melaço na dieta dos cavalos, mas com moderação, pois é rico em açúcares.
V. Recomenda-se fornecer grãos finamente moídos, com consistência farinácea, para cavalos.
Falsa. É desaconselhável fornecer grãos finamente moídos, pois isso pode aumentar o risco de problemas digestivos. É preferível oferecer grãos inteiros ou grosseiramente moídos.
7. Acampado de trás.
8. c) as cólicas começam por uma dor abdominal situada quase sempre no nível do tubo digestivo. O cavalo tem dor de barriga, dá coices, olha o flanco, agita-se, deita-se, rola, transpira, mantém-se em posição de urinar ou defecar, exterioriza o pênis (caso do macho) e apresenta os olhos vermelhos.
9. As principais modificações anatômicas na dentição permanente de equinos estão relacionadas ao desgaste natural dos dentes à medida que o animal envelhece. Essas modificações podem auxiliar na estimativa da idade do cavalo, observando características como a substituição dos dentes de leite pelos permanentes, o desgaste e a forma dos dentes. A estimativa da idade com base na dentição é mais precisa até cerca dos 7 anos, sendo uma ferramenta valiosa, mas que deve ser complementada por outras informações para maior precisão.
10. Na equideocultura, existem diversos sistemas de criação com base nas práticas realizadas no ambiente de criação. Os principais incluem pastoreio extensivo, semiextensivo ou semiconfinado, confinamento ou estabulação, criação em liberdade e criação em haras ou centros de reprodução. A escolha do sistema depende dos objetivos de criação, recursos disponíveis e necessidades dos equinos, variando em níveis de manejo e intervenção humana. Cada sistema tem suas vantagens e desvantagens, sendo crucial adaptar as práticas de manejo ao sistema escolhido para garantir o bem-estar e o desempenho dos cavalos.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina