Buscar

Sensoriamento Remoto: Conceitos e Aplicações

Prévia do material em texto

01: O que é o sensoriamento remoto?
O sensoriamento remoto é a ciência de se obter dados relativos à interação da energia ou radiação eletromagnética (REM) com objetos, áreas e fenômenos (matéria) e interpretá-las. Obtém informações sobre um objeto sem contato físico direto com ele.
02. Elabore um diagrama do processo de aquisição de informações em sensoriamento remoto e descreva brevemente cada um de seus componentes.
03. Quais vantagens que a evolução do sensoriamento remoto nos oferece?
Esse sensoriamento possibilita a análise e o monitoramento de alvos de interesse em áreas de difícil acesso; permite a confirmação, por meio da análise das imagens, de informações obtidas por outras fontes; levanta dados que nem sempre são visíveis a olho nu; permite também o processamento automatizado de seus produtos.
04. O que é sensor remoto passivo e um sensor ativo?
O sensor passivo é aquele que não é capaz de emitir a sua própria energia, ao invés disso, detectam a radiação eletromagnética naturalmente emitida ou refletida pelos objetos da superfície, como a luz solar refletida. Esse tipo de sensor funciona apenas durante o dia. Já o sensor ativo consegue emitir a sua própria energia. Esse sensor envia um feixe de luz em direção ao alvo e assim medem a quantidade de energia que está sendo refletida de volta pelo objeto. 
05. Qual a diferença entre transmitância, absorbância e refletância?
A transmitância é a fração da intensidade da radiação que consegue atravessar o material, ou seja, é a capacidade que uma substância tem de permitir a passagem da radiação eletromagnética através dela. Já a absorbância é a energia luminosa que consegue ser absorvida pela superfície/espessura de determinado material. E por fim, a refletância é a parte da radiação que é refletida por um objeto ou determinada superfície.
06. O que é espectro eletromagnético?
Se refere à distribuição da intensidade da radiação eletromagnética (REM) com relação ao seu comprimento de onda ou frequência. É subdividido em diversas regiões que apresentam características similares em termos de processos físicos geradores de energia ou mecanismos físicos de detecção de energia.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina