Buscar

181020 Saracuruna_Maturidade - Fontes superiores e inferiores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fontes superiores e inferiores
Juízes 1.11-15
Josué estava morto e o povo de Israel começa a se instalar na terra de Canaã. Josué tinha organizado a divisão da terra, mas nenhuma tribo ainda havia tomado definitivamente. O livro de Juízes inicia com o povo consultando ao Senhor depois da morte de Josué. Apesar do povo está sem “líder”, Deus dá direção ao povo para que conquiste a terra. Podemos ter excelentes líderes, mas se não haver direção de Deus estamos perdidos. Moisés e Josué deixaram um legado para suas gerações. Israel poderia estar sem um líder humano, mas tinha a direção do Senhor! Existem conquista que nem sempre o líder estará perto, nem sempre o pastor estará perto, mas precisamos crer que servimos a um Deus que nos dá direção. Esse é um sinal de maturidade do povo de Israel. Estavam sem líder, mas não sem Deus! Lembre-se que O Senhor não te abandona! No decorrer das conquistas verificamos que a família de um personagem conhecido se levanta: Calebe. Calebe ainda está vivo e com disposição para que se cumpra a promessa de Deus em sua vida! Para conquistar a promessa não seria fácil. Seria com muita luta, suor e sangue. As promessas de Deus deixam marcas! Todas as suas promessas exigem de nós um grau de maturidade para entender o todo da história e não apenas o momento. Mentes maduras em Deus entendem que o caminho é difícil, mas caso seja fiel ao Senhor, o final é de vitória! O caminho é árduo, mas o final é de glória (cf. 2 Co 4.17-18). Calebe promete a sua filha Acsa para quem conquistasse Quriate-Sefer e quem conquista a cidade é um homem chamado Otniel, o primeiro juiz levantado pelo Senhor (cf. Jz 3.7-11). Calebe entrega a sua filha, mas ela faz um pedido inusitado. Ela pede as fontes das águas porque a terra que ganhara do pai era seca. Calebe deu as fontes superiores e as inferiores.
1 – Amadurecemos quando atacamos o problema
Asca poderia ter pedido uma terra melhor para seu pai. Entenda bem irmãos, Acsa recebeu um deserto como presente. Quando Deus nos dá um deserto, um lugar árido não é para nos punir, mas primeiro para saber o que está em nosso coração (cf. Dt 8.2) e segundo, quando o nosso coração se encontra aplanado (reto) o ambiente outrora árido se transforma em manancial (cf. Sl 84.5-6). Poderia ter rejeitado o presente, mas ela não pede outra terra, ela pede as fontes de águas! Muitas vezes ficamos tão focados nos problemas da terra que esquecemos que o Pai tem fontes para nos dá! Em João 7.37-39 Jesus faz um convite para que todo aquele que tem sede vá a Ele e beba que do interior de quem bebe dessa água fluiriam rios de água viva para a vida eterna! Sabe onde está o nosso problema: em nosso foco! Foque na fonte! As fontes que vão mudar o ambiente ao seu redor! Como está a sua fonte? Tem pessoas que pararam de beber das fontes e mesmo assim querem frutificar, não dá certo! Tem pessoas que até bebeu das águas uma vez, mas nunca mais voltaram, não dá certo! Ou tem pessoas que sempre bebem da fonte, mas se transformaram em cisternas rachadas! A fluidez desse rio de vida é consequência do nosso amadurecimento em Deus! Acsa recorre ao pai! A terra de sua vida está seca? Recorra ao Pai! Ele tem os elementos que podem gerar vida! Ele tem as fontes!
2 – Buscando as fontes do alto
As fontes “superiores” ou do alto ficavam nas montanhas, em lugares elevados. Não eram fáceis de chegar a não ser por muita força de vontade e esforço! As fontes superiores são aquelas que começam no alto, na oração, na busca. Sem essas fontes não tem vida! As fontes superiores começam no “monte” e monte significa revelação de Deus! Pessoas maduras entendem que as primeiras fontes de sua vida iniciam no ambiente espiritual, no trono de Deus. Não é de se esperar que Jesus fala sobre isso: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). As coisas precisam começar a se mover pelo alto, pelas fontes superiores! Como o Salmo 84.5-6 vai confirmar: o manancial no deserto só é realidade para quem tem o seu coração reto, tratado! É tempo de aplanar o coração! E isso só as fontes do alto podem fazer! Busque as fontes do alto nessa noite! O Senhor quer derramar, quer que você volte a fluir outra vez! Volte a fluir Sião!
3 – Buscando as fontes de baixo
As fontes “inferiores” ou de baixo se encontravam nos vales. Vale não é lugar de revelação, mas de luta! Vale é lugar onde o nosso caráter é tratado e mudado. Vale também remete ao lugar de experimentarmos a Deus face a face (cf. Gn 32.30). Ou o experimentamos face a face por resistência, porque estamos lutando com Deus como adversário (cf. Gn 32.23-30) ou por instrução, como aquele que se relaciona como amigo (cf. Ex 33.11). Qual o lado da face de Deus você tem se encontrado mais? Isso ocorre no vale, nas fontes inferiores, onde enfrentamos as nossas lutas, as nossas guerras. Isso está ligado à nossa casa, a nossa família. Isso também está ligado ao que plantamos, porque serão essas fontes que irrigarão a terra seca! Há um mistério aqui irmãos, porque em muitos momentos as fontes que começam nos montes descem e alcançam o nosso vale! É o que o salmista relata no Salmo 126.4: “Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe”. O Neguebe é o deserto que de tempos em tempos seus vales eram inundados das águas que desciam das montanhas congeladas que derretiam e também recebiam a chuva. As águas começavam lá no “alto” para gerar vida nos vales! Assim é a vida daquelas pessoas que tem a sua mente madura em Deus! O que quero te dizer essa noite e para te encorajar é que as fontes do Pai nunca param de jorrar!
Concluindo
Não desanime com sua “terra seca”, peça as fontes do Pai! Fontes superiores buscando e pensando sempre nas coisas lá do alto (cf. Cl 3.1-2). Aquilo que o Pai tem para a sua vida. Mas também não se esqueça dos desafios das fontes inferiores que ficam nos vales da sua vida! Ali também é lugar de fluir! Para mim é o melhor lugar para fluir, porque quando fluímos no vale o ambiente muda completamente! Hoje é noite de mudar o ambiente, de permitir a fluidez das fontes de Deus em sua vida!

Mais conteúdos dessa disciplina