Logo Passei Direto
Buscar

05-a-09--de-junho--EF07CI15-Placas-Tectônicas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Fenômenos Naturais 
Estrutura da Terra
O planeta Terra, até o momento, é o único planeta que conhecemos onde é possível o desenvolvimento da vida. A camada gasosa (atmosfera) e camada líquida (hidrosfera), onde foram criadas as circunstâncias para o desenvolvimento da vida. 
A estrutura da Terra é sustentada em quatro ambientes: 
	
Camada terrestre ou litosfera é a camada externa do planeta Terra. O planeta Terra é formado por três camadas: crosta, manto e núcleo.
	
A hidrosfera é composta por toda a água presente no planeta Terra nos seus três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. 
	A biosfera é a porção do planeta onde encontramos vida, ou seja, o conjunto de todos os ecossistemas. É formada por elementos que encontramos na atmosfera, na litosfera e na hidrosfera, sendo eles ar, água, solo, luz e alimentos
.
	A atmosfera terrestre é a camada de gás que envolve a Terra, protegendo-a dos raios solares nocivos à saúde e dos fragmentos rochosos que podem atingir a superfície, ela é responsável pelo equilíbrio da temperatura do globo.
Sua classificação está baseada na temperatura divide a atmosfera em cinco camadas: troposfera; estratosfera; mesosfera; termosfera e exosfera
.
Fenômeno natural
Fenômeno natural ou antrópicos é um evento que não é criado pelo homem, como o nascer e o pôr do sol, nevoeiros, furacões, tornados, as marés, a germinação de uma planta, a decomposição de algum ser vivo, o calor do sol, assim como alguns desastres, como terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, os fenômenos naturais podem alterar a composição dos gases da atmosfera.
A parte mais externa do planeta, chamada de crosta terrestre ou litosfera, é formada por rochas em seu estado sólido, e não é contínua ao longo de toda a extensão do planeta, ou seja, ela é “quebrada” em vários “pedaços”, conhecidos como placas tectônicas. Essas placas permanecem em movimento constante sobre o magma. A movimentação é responsável por abalos sísmicos (terremotos) e vulcões.
Placas Tectônicas
São porções da camada externa da estrutura terrestre chamada de litosfera, onde estão localizados os continentes e os oceanos. Essas placas tectônicas movem-se sobre a camada inferior mais fluida, chamada de astenosfera. 
Estudos recentes mostram que a principal força motriz para o movimento das placas tectônicas é a tração por peso da placa em subducção, porque as placas com a maior parte de suas bordas sendo subduzidas são as que se movem mais rápido.
Tipos de Movimentos das placas tectônicas
De acordo com os movimentos das placas tectônicas os seus efeitos podem são diferentes. O movimento das placas pode ser: 
1. convergente, quando se movem uma contra a outra; zona de convergência, o que pode gerar falhas geográficas 
2. divergentes, quando se afastam ou conservativo, quando se movem vertical ou paralelamente, na zona de divergência, pode gerar vulcões e surgimento de ilhas, quando ocorre no meio do oceano.
3. transformante, as placas deslizam umas em relação às outras, provocando rachaduras na região de contato entre as placas. Nesse movimento, não há destruição nem criação de placas, podendo, em alguns casos, originar falhas
Placas tectônicas 
Os locais onde há encontro de placas tectônicas normalmente são pontos de tensão na crosta terrestre, podendo surgir montanhas, como a Cordilheira dos Andes, que é o encontro das placas de Cuzco e Sulamericana, palco do maior terremoto da história moderna. Esse terremoto ocorreu na cidade de Valdívia, no Chile, e afetou boa parte do país, sendo conhecido como o Grande Sismo do Chile. Na época, o terremoto gerou um tsunami que atravessou o Oceano Pacífico e atingiu o Japão.
Existem várias placas tectônicas, as principais delas são: Placa do Pacífico, Placa Norte-Americana, Placa de Nazca, Placa do Caribe, Placa de Cocos, Placa Sul-Americana, Placa Africana, Placa Antártida, Placa Euroasiática, Placa Arábica.
Com aproximadamente 32 milhões de km quadrados, a Placa Sul-Americana abrange todo o continente da América do Sul e a parte oeste do Oceano Atlântico.
Tectonismo
Ao movimento das placas são responsáveis pelos vulcões, terremotos e tsunamis. Assim como a formação dos continentes e mares, formação de cadeias de montanhas e de toda a paisagem que se situa sobre essas placas tectônicas.
O tectonismo ou diastrofismo é produzido pelas forças do interior da Terra e colabora com a formação do relevo, sendo que sua atuação pode provocar diversos abalos sísmicos, por exemplo, os terremotos e os maremotos. 
Classificação
De acordo com o processo envolvido no tectonismo ele é dividido de duas maneiras:
1. Epirogênese: também chamado de movimento epirogênico, esse tipo de tectonismo revela um processo lento de verticalização que causa os levantamentos e rebaixamentos da crosta terrestre as quais sofrem diversas falhas e fraturas em sua estrutura. Podem ocorrer em sentido ascendente ou descendente, ou seja, movimentos de soerguimento (para cima) ou de rebaixamento (para baixo).
2. Orogênese: também chamado de movimento orogênico, esse tipo de tectonismo determina um processo de pressão horizontal em que ocorre os dobramentos e enrugamentos das superfícies terrestres, por exemplo, os dobramentos modernos, um tipo de formação geológica que formam as montanhas e cordilheiras.
Vulcanismo 
A crosta terrestre é formada por Placas Tectônicas de composições distintas, que estão constantemente em movimento, produzindo instabilidades na crosta e grande atividade vulcânica.
Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O processo de vulcanismo é resultado das características de pressão e temperatura contidas no subsolo.
Os vulcões são responsáveis pela liberação de magmas acima da superfície terrestre e funcionam como válvula de escape para magmas e gases existentes nas camadas inferiores da litosfera. Os vulcões nascem nos pontos onde essas placas se chocam ou se afastam, liberando material incandescente — o magma — do subterrâneo. 
Atividade
1. Quais são os três principais movimentos das placas tectônicas?
· Divergentes (que definem a zona de construção da crosta),
· Convergentes (definidas na zona de destruição da crosta),
· Conservativos (onde estão as falhas transformantes).
2. O que as placas tectônicas podem causar?
O tectonismo – também conhecido como o movimento das placas tectônicas – exerce transformações que podem ser diretamente percebidas pelas pessoas na superfície terrestre, tais como os terremotos, a movimentação dos continentes, a formação dos vulcões e também o surgimento das montanhas.
3. Qual a força que move as placas tectônicas? A principal força motriz para o movimento das placas tectônicas é a tração por peso da placa em subducção
4. Em qual placa tectônica fica o Brasil? Placa Sul-Americana abrange todo o continente da América do Sul e a parte oeste do Oceano Atlântico
image9.png
image1.jpeg
image2.png
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.png
image7.png
image8.png

Mais conteúdos dessa disciplina