Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Patrimônio histórico-cultural
O patrimônio histórico-cultural é tudo aquilo que a sociedade produz e que alcança tamanha importância cultural e social que faz que a existência seja importante para a comunidade ou até para a humanidade. Segundo a Constituição, o patrimônio histórico-cultural é dividido em patrimônio material e imaterial. Veja a diferença a seguir.
Patrimônio material
Patrimônio material é o conjunto de bens físicos que compõem o patrimônio histórico-cultural. Trata-se do conjunto de obras, estruturas, espaços e elementos concretos cujo valor histórico, cultural e social faz da preservação deles um interesse do país.
Nesse sentido, podem ser englobados os mais diferentes elementos, móveis ou imóveis, como:
· pinturas;
· livros;
· arquivos e documentos históricos;
· acervos fotográficos, cinematográficos e outros acervos museológicos;
· núcleos urbanos;
· cidades;
· prédios e construções históricas;
· sítios arqueológicos e paisagísticos;
· parques naturais;
· monumentos
https://summitmobilidade.estadao.com.br/urbanismo/o-que-e-patrimonio-material/
O patrimônio cultural é dividido em duas partes: material e imaterial.
Sendo assim, patrimônios materiais são considerados bens físicos importantes para a construção da identidade do país, formado por elementos materiais concretos, tais como obras de artes, igrejas, construções, esculturas, fotografia, cidades históricas, entre outros.
Enquanto patrimônios imateriais estão ligados a representações subjetivas, tais como a forma de expressão, linguagem, sotaque, danças, festas, tradições e símbolos criativos. 
O patrimônio material é protegido pelo Iphan e deve ser adequadamente registrado  conforme um dos quatro livros do tombo.
https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/o-que-e-patrimonio-material
Em linhas gerais, o Patrimônio Cultural pode ser definido como uma reunião de todos os tipos de manifestações de algo que faça parte da cultura de um determinado povo. Assim, ele pode ser dividido em duas categorias: material e imaterial.
A definição a respeito de Patrimônio Material consta no Decreto-Lei n° 25/1937, que destaca que estes são formados pelo conjunto de bens culturais, móveis e imóveis, que existem no país e contam com uma conservação feita por parte do interesse público.
Assim, vale também pontuar que a sua vinculação está ligada a fatos memoráveis que fazem parte da história do Brasil por contar com um valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
Portanto, os Patrimônios Materiais podem ser classificados de algumas formas diferenciadas, como bens móveis ou imóveis, que contam com características distintas.
De encontro ao que foi destacado, é possível compreender os bens móveis como coleções arqueológicas e acervos, sejam eles museológicos, bibliográficos, documentais, fotográficos, videográficos ou cinematográficos. Todos se enquadram nessa mesma definição.
Já os bens imóveis são considerados núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos ou até mesmo bens individuais.
Para entender um pouco mais claramente a respeito do Patrimônio Material, é possível exemplificar que ele se enquadra em um conceito mais simples, segundo o qual um bem considerado como um patrimônio pode ser tocado.
Logo, tipo de patrimônio pode ser formado por manifestações culturais materiais, assim como os espaços naturais, por exemplo. A título de ilustração vale citar os habitats naturais e as formações geológicas.
https://www.sabra.org.br/site/patrimonio-material-exemplos/
Numa primeira abordagem “emprestamos” as delimitações do Direito para definir conforme o que se segue:
Património Cultural Material Imóvel, isto é, não podem ser retirados do seu local natural sem danos seja por força própria ou por força alheia. 
 Património Cultural Material Móvel, isto é, passível de serem retirados de seu lugar natural (solo e subsolo) sem destruição ou dano, ou seja, aqueles que, para serem deslocados, não serão total ou parcialmente destruídos.
Exemplos de Património Cultural Material Imóvel:
· cidades históricas,
· sítios arqueológicos e paisagísticos
· e bens individuais
Património Cultural Material Móvel:
De acordo com o site do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional – IPHAN, assim ficou convencionado:
“Nos anos 1980 criou-se a definição para os bens integrantes dos imóveis tombados (classificados) que não se enquadravam na arquitetura. O que se convencionou denominar bens móveis são os objetos de arte ou de ofícios tradicionais, ou simplesmente utensílios domésticos ou religiosos que, como o nome diz, podem ser retirados e transportados com facilidade por não estar fixados ou fazer parte indivisível do imóvel tombado. Participam dessa categoria os acervos de museus e casas históricas constando de móveis, prataria, indumentária, esculturas, louças, cristais, vidro, objetos de trabalho, instrumento de tortura, utensílios de cozinha – como panelas, tachos, vasilhames e todas as naturezas.” (G.n.)
 
 Deste modo, podemos citar como exemplos de património cultural material móvel:
· coleções arqueológicas,
· acervos museológicos,
· acervos documentais,
· acervos bibliográficos,
· acervos arquivísticos,
· acervos videográficos,
· acervos fotográficos
· e acervos cinematográficos
https://citaliarestauro.com/patrimonio-material-movel-e-imovel/
foram selecionados alguns locais, considerados pelo IPHAN, como Patrimônio Cultural, e outros considerados pela própria comunidade, como elementos representativos da memória e do patrimônio da cidade do CratoCeará. Foram observados e selecionados alguns prédios e instituições que representam patrimônio material da cidade do Crato-CE, a partir do registro do IPHAN, os bens tombados incluem: A Estação Ferroviária Antiga cadeia pública (atual Museu Histórico da cidade de Crato) Sítio Caldeirão Seminário São José Museu de Fósseis Antiga casa de Bárbara de Alencar (atual SEFAZ) Cassino Sul Americano e Café Crato Praça Siqueira Campos Praça Juarez Távora Praça Francisco Sá Igreja N. Senhora da Penha

Mais conteúdos dessa disciplina