Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Bacharelado em terapia ocupacional – 6224 – Psicomotricidade ( Matriz 2023).
Nome: Luana Ribeiro
Atividade prática de aprendizagem
Na fase pré-escolar (4 a 5 anos), a criança por meio da Psicomotricidade e do simbolismo, transforma o real por meio das múltiplas necessidades do “eu”. Os jogos passam a ter caráter importante na vida deles e um sentido utilitário e funcional. Nesta fase, a criança prefere jogos que permitem uma movimentação do corpo, o que possibilita seu crescimento físico de forma saudável.
Assim como correr, pular, nadar, etc. são atividades que estimulam o desenvolvimento musculares, ações como: rasgar, rabiscar, desenhar, pintar, amassar, etc. estimulam os músculos finos, necessários para o processo de alfabetização.
Em nossos estudos, falamos sobre atividades para auxiliar no desenvolvimento psicomotor e a proposta desta APA é justamente para que você elabore um jogo, considerando uma das categorias trabalhadas em nossa apostila (jogos de percepção corpórea, jogos de percepção espacial, jogos de equilíbrio e percursos psicomotores). 
Para desenvolver a atividade, você deve descrever:
1.  Categoria do jogo
2.  Nome do jogo;
3.  Idade recomendada;
4.  Objetivo;
5.  Dificuldade;
6.  Materiais;
7.  Tempo;
8.  Descrever como será desenvolvida a atividade.
Categoria do jogo: Percepção espacial
Nome do Jogo: Brincadeira do robô
Idade recomendada: a partir de 5 anos
Objetivo: O objetivo do jogo é conseguir seguir as ordens da outra pessoa que vai comandar.
Dificuldade: Média
Materiais: Não é necessário usar materiais para essa atividade.
Tempo: 10 minutos
Descrever como será desenvolvida a atividade: Esta brincadeira precisa ser realizada em duplas. Um integrante será o robô e outro será o comandante. O comandante vai se posicionar atrás do robô, e comandará os movimentos deste da seguinte maneira: tocando uma vez nas costas do robô ele inicia a caminhar, ao tocar no ombro direito o robô irá virar para a direita, ao tocar no ombro esquerdo o robô irá virar para a esquerda. Se tocar duas vezes nas costas, o robô irá caminhar para trás; e se tocar na cabeça o robô deverá parar de andar. Realizar várias vezes esta brincadeira, e trocar as posições de robô e comandante. 
o desafio da brincadeira é realizar os movimentos e mudanças de direções somente através dos comandos. Instintivamente, a criança poderá parar de andar ou virar-se para não bater em algum objeto, mas deve ser alertada para fazer apenas após os comandos. 
Aumentar o nível de dificuldade: O “robô” ficará com os olhos vendados.

Mais conteúdos dessa disciplina