Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Educação em Espaço Não Escolar
1. Como foi desenvolvido a educação escolar do povo indígena, antes das leis e da Constituição Federal de 1988?
A legislação que trata da educação escolar indígena tem apresentado formulações que dão abertura para a construção de uma escola indígena que, inserida no sistema educacional nacional, mantenha atributos particulares como o uso da língua indígena, a sistematização de conhecimentos e saberes tradicionais, o uso de materiais adequados preparados pelos próprios professores indígenas, um calendário que se adapte ao ritmo de vida e das atividades cotidianas e rituais, a elaboração de currículos diferenciados, a participação efetiva da comunidade na definição dos objetivos e rumos da escola. A legislação também tem colocado os povos indígenas e suas comunidades como os principais protagonistas da escola indígena, resguardando a elas o direito de terem seus próprios membros indicados para a função de se tornarem professores a partir de programas específicos de formação e titulação.
2. Como você, hoje, pedagogo (a) de uma escola indígena, deve trabalhar para desenvolver um ensino significativo para os índios:
É importante mostrar objetos e artefatos pertencentes aos povos indígenas, de modo que os alunos conheçam a rotina e hábitos de vida dos indígenas. Igualmente, é válido mencionar os alimentos típicos dessa população. Também é importante reforçar o artesanato indígena, umas das principais marcas de representatividade dos índios. Por meio dessa arte, os indígenas expressam sua maneira de aproveitar os recursos naturais de maneira sustentável. O objetivo de explicar esses novos termos é desconstruir a visão europeia, onde os índios são ligados a povos rebeldes, sem cultura e sem educação, fato este que não é verdade. Iria Incentivar o debate acerca do dia a dia dos índios é primordial para conhecer melhor sobre como eles se constituíram e qual sua importância para nossa sociedade. Iria contribuir para a Língua Portuguesa, pois muitas palavras que falamos hoje são originárias dos povos indígenas. Deste modo, é interessante ensinar essas palavras de origem indígena aos pequenos para que eles aprendam a contribuição que estes povos têm sobre a nossa comunicação. Uma excelente maneira de trabalhar as palavras é usando a musicalidade e a contação de histórias, principalmente nas séries iniciais, onde as crianças adoram esse tipo de atividade. Aqui vale mencionar a influência da língua tupi-guarani e do macro-jê para o nosso linguajar. Abacaxi, amendoim, pipoca, samambaia e capivari são apenas alguns exemplos dessa interferência.

Mais conteúdos dessa disciplina