Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Colheita e fidelidade
Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!"- Rute 1:16
Nossa sociedade é repleta de piadinhas sobre sogra. Tenho certeza que todas aqui já ouviram alguma história sobre sogra. Quando estudamos a história de Rute, porém, vemos uma contradição a respeito das sogras.
Noemi, mulher do povo de Deus, viúva, era sogra de Rute. Um dos mais belos exemplos de fidelidade e amor entre seres humanos, que encontramos na Bíblia. 
Disse, porém, Rute: Não insistas para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Rute 1:16.
Rute e Noemi estabeleceram uma aliança de amor diante das circunstâncias mais adversas. Elas semearam uma na vida da outra. Elas cultivaram um relacionamento de lealdade e cuidado uma com a outra. Rute torna-se amiga e filha da sua sogra. Ela passa a ser a provedora da sogra, e a sogra, a sua conselheira. A Bíblia diz: "Em todo o tempo ama o amigo; mas é na adversidade que nasce o irmão" (Pv.17:17). A fidelidade de Rute a Noemi e ao Deus de Noemi é um grande exemplo para nós. Nos dias de hoje, há filhos que abandonam idosos em asilos, que deixam de assisti-los na sua velhice. Rute não era assim. Foi um exemplo de amor e fidelidade. Rute demonstrou que era fiel nas pequenas coisas da vida. 
1 – A FIDELIDADE DE RUTE ATRAIU OS FRUTOS DA BONDADE DE DEUS
 Rute atraiu fidelidade de Deus e de outras pessoas para ela quando foi fiel a Deus e a sua sogra. Quando praticamos a Fidelidade Atraímos as bênçãos do Senhor para as nossas vidas.
Salmos 100:5 diz: “Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade. ”
2 – RUTE PLANTA FIDELIDADE E COLHE GENEROSIDADE
Rute era uma mulher que ficou conhecida por seu exemplo de generosidade.
Boaz, diz a Rute, 2:11 “…olha, me contaram sobre tudo o que você fez pela tua sogra, como você deixou pai, mãe, seus parentes e sua terra para ajudá-la”.
 Então ele ajuda Rute generosamente permitindo que ela colha comida em suas propriedades. Quando somos generosos com outras pessoas, recebemos o mesmo. O bem que desejamos que outros façam por nós é o bem que devemos fazer por outros. Tudo o que semearmos, mais tarde colheremos na mesma proporção.
3 – RUTE PLANTA FIDELIDADE E COLHE PROSPERIDADE
Deus foi tão bom com Rute que permitiu que ela tivesse um filho, se tornasse a Avó do Rei Davi. Veja onde podemos ser levados pela fidelidade a Deus! Como Deus abençoou de forma tremenda a vida de Rute. Todo o povo de Belém, viu de perto a maravilhosa obra de Deus na vida de Rute e Noemi. Rute não era uma judia, não era israelita, mas ali está o seu nome. Rute passou a ser eternamente lembrada, por sua fidelidade e lealdade. As pessoas da sua casa, seus vizinhos testemunhão de perto as grandiosas bênçãos que Deus te Dará.
Ser fiel enquanto tudo está bem, é até fácil. Porém, quando as coisas não favorecem, manter-se fiel é uma questão de honra, difícil de ser cumprida. Quantas vezes, ao passar por situações difíceis, a gente pensa: “Ah! Meu sonho acabou! Nunca mais eu vou ser feliz!”?
· Rute era uma mulher convertida ao Deus vivo (Rt.1:16,17). À semelhança de Abraão, ela deixou sua parentela e foi para uma terra distante por causa da sua fé no Deus vivo. Deus passou a ser o seu Senhor. Rute buscou abrigo debaixo das asas de Deus (Rt.2:12), e Boaz a chama de bendita de Deus (Rt.3:10).
· b) Rute era uma mulher trabalhadora (Rt.2:2,15-17). Ela era uma mulher diligente, que tinha coragem para trabalhar e fazer tudo quanto estava ao seu alcance. Ela não era uma peça de porcelana, uma taça de cristal. Rute tinha fibra, tinha punhos de aço e mãos adestradas para o trabalho.
· c) Rute era uma mulher que tinha um lindo relacionamento com sua sogra (Rt.1:16,17;). O amor e o cuidado de Rute por Noemi já eram um fato conhecido na cidade de Belém (Rt.2:11,12). A fama de Rute a precedeu em Belém. Rute é uma mulher leal. Ela não despreza a sua sogra logo que as coisas começam a melhorar para ela. As duas têm um profundo amor uma pela outra. Noemi é conselheira de Rute; Rute, discípula de Noemi. Mesmo depois que Rute se casou e teve um filho, é dito sobre ela: “[...] tua nora, que te ama [...] ela te é melhor de que sete filhos" (Rt.4:15). A ambição de todos os casados na época era ter muitos filhos; 
· d) Rute era uma mulher de bom testemunho em toda a cidade (Rt.3:11). Ela foi uma mulher que impactou a cidade não pela sua beleza, mas pelas suas virtudes. Sua beleza interior era mais esplêndida do que sua beleza exterior. O maior patrimônio que possuímos é o nosso nome, o nosso caráter. O bom nome vale mais do que as riquezas.
“És uma mulher de bem” (Rute 3:11)
Rute não comia “o pão da preguiça”, mas trabalhava arduamente por longas horas respigando nos campos. Sua diligência fez com que fosse elogiada. Mesmo quando alguém lhe ofereceu a chance de diminuir a carga de seu trabalho, ela continuou a labutar, fazendo até mais do que se esperava dela.
A história de Rute demonstra de forma clara como Deus criou o homem, na perspectiva de um plano de salvação para todas as pessoas, em todos os lugares, independente de sua nacionalidade, de sua cor ou condição social. Pela lógica humana, jamais uma mulher moabita faria parte da linhagem santa, da qual nasceu o Messias de Israel, o Salvador do mundo. O amor de Deus está além de toda a compreensão humana.
Rute estava colhendo trigo quando foi abençoada por Boás. A Bíblia diz que o trigo só dá o seu fruto se morrer. Por isso é o fruto da renúncia. Jesus teve que morrer para nos dar vida. Se não morrermos para nós mesmos, nossos desejos e nossa carne, não teremos fruto.
Quando estamos decididos ser fieis a Deus, Então começamos a atrair as bênçãos de Deus para nossas vidas e consequentemente para toda nossa família. A Fidelidade atrai generosidade, bondade e prosperidade.

Mais conteúdos dessa disciplina