Logo Passei Direto
Buscar

Complexidade da Língua

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No que se refere aos pontos de vista explicitados no Texto, é CORRETO afirmar que a autora se posiciona:
a) a favor de se compreender a complexidade de uma língua como consequência da multiplicidade de maneiras de se falar essa língua.
b) contra a ideia consensualmente aceita de se vincular uma determinada língua às diversas situações em que ela é usada.
c) a favor de mantermos intacta a língua dos nossos antepassados, já que é a língua daqueles que fizeram e fazem a nossa história.
d) contra um ensino de língua que leva em consideração a maneira de falar dos meios rurais ou das classes sociais menos favorecidas.
e) a favor de que nos esforcemos, coletivamente, para que haja unidade linguística, em todos os territórios, em todas as pátrias.

A análise dos aspectos formais e das funções comunicativas do Texto nos permite afirmar que ele se caracteriza por:
I. ser da esfera literária, o que se evidencia pela prevalência da linguagem figurada, típica de textos dessa esfera.
II. utilizar a repetição como uma de suas estratégias coesivas, a exemplo do termo “língua”, que se apresenta em todos os parágrafos.
III. ser predominantemente injuntivo, o que se evidencia pela recorrência de trechos nos quais o leitor é incisivamente convocado a assumir uma posição.
IV. apresentar argumentação consistente, fundamentada por ideias que, por vezes, contraria o senso comum, como se observa no 1o parágrafo.
a) I e III, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II e IV.

No Texto 1, a reiteração de itens lexicais, um dos importantes recursos da coesão textual, está presente, também, por meio da retomada de termos por sinonímia. Isso ocorre, por exemplo, entre os segmentos sublinhados em:
a) “Em qualquer língua, de qualquer época, desde que em uso, ocorreram mudanças” (1o parágrafo).
b) “Pensar numa língua uniforme (...) é um mito” (1o parágrafo) / “por eles (os falares), se instaura o movimento dialético da língua” (2o parágrafo).
c) “qualquer língua manifesta-se num conjunto de diferentes falares” (1o parágrafo) / “por essa heterogeneidade de falares é que a língua se torna complexa” (2o parágrafo).
d) “Por conta dessas vinculações da língua com as situações em que é usada, a voz de cada um de nós é (...) um coro de vozes” (3o parágrafo).
e) “Vozes, portanto, que, partindo das pessoas em interação, significam expressão de suas visões de mundo e (...) criação dessas mesmas visões” (3o parágrafo).

Considerando as convenções da escrita e o prescrito pela norma-padrão do português, analise as proposições a seguir.
I. No fragmento: “Em qualquer língua, de qualquer época, desde que em uso, ocorreram mudanças, em todos os estratos, em todos os níveis” (1° parágrafo), a forma verbal destacada deve vir no plural por concordar com os termos “todos os estratos” e “todos os níveis”.
II. No fragmento: “Não querer reconhecer essa natural tensão do movimento das línguas é deixar de apanhar a natureza mesma de sua forma de existir: histórica e culturalmente situada” (2° parágrafo), os dois-pontos podem ser substituídos por vírgula, sem grande alteração no sentido.
III. No trecho: “Vozes de todos os que nos antecederam e com os quais convivemos atualmente” (3° parágrafo), a forma relativa sublinhada poderia ser substituída pelo relativo “quem”, referenciando os antepassados e garantindo-se a coesão e manutenção do sentido.
IV. O acento grave é facultativo no trecho: “o apego que sentimos à nossa língua” (4° parágrafo), a despeito da presença da expressão feminina em destaque antecedido por um pronome possessivo.
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV

Assinale a alternativa na qual se apresenta um título que corresponde ao sentido global do Texto 1.
a) A construção identitária do professor de língua e o mito da prática uniforme
b) Crenças, verdades e ideologias na relação com a história e a cultura
c) Língua como ponto de encontro de diferentes vozes, culturas e identidades
d) Em defesa da uniformidade linguística e do sentimento de pertença
e) Vozes do passado e do presente na formação territorial de nossa pátria

A campanha proposta tem como principal objetivo:
a) divulgar a questão do aleitamento, por ser um tema pouco discutido em algumas regiões do país.
b) conscientizar a população feminina sobre a importância da doação do leite materno, pois existem crianças que não podem ser alimentadas diretamente pela mãe.
c) Divulgar o endereço no qual o material deve ser colhido, para que as lactantes possam prestar auxílio aos bebês prematuros, que precisam de nutrientes.
d) orientar todas as mulheres que pretendem ter filhos a amamentá-los sempre, uma vez que é por meio desse ato que eles terão um crescimento saudável.
e) notificar a singularidade de um produto que decorre da maternidade, mas que tem função única para salvar a vida dos que não nasceram a termo.

Sobre as características de época, do autor e da obra mencionada é CORRETO afirmar que:
a) Como estilo de época, a obra memórias póstumas de Brás Cubas admite certas disgressões ao longo da passagem de vida do autor, o que leva o leitor a se confundir com relação a linearidade do tempo, características típicas da primeira fase do autor mencionado.
b) O autor apresenta, num segundo momento de sua carreira, uma literatura que amadurece e amplia, apoiada em bases de recursos linguísticos para criticar a sociedade burguesa da época, com utilização recorrentes de ironia e sarcasmo a fim de manter o personagem participante durante a escrita, como em: “se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se não te agradar, pago-te com um piparote, e adeus.”
c) O livro foi escrito por aquele que se denomina de defunto-autor para quem “a campa foi outro berço” evidenciando o tom cômico a que se propõe, além de retratar sob o seu ponto de vista a história que será narrada, levando o leitor a acreditar fielmente nas passagens e nos pensamentos do narrador.
d) O fragmento I revela uma passagem da obra em que Brás sofre um constante delírio antes de morrer de uma pneumonia, que leva-o a fantasiar fenômenos em que interage com eventos da natureza e os animais. Eis aí a característica marcante de subjetividade extrema e da pessoalidade a que se baseava Machado de Assis para construir suas obras.
e) A principal característica do realismo é evidenciar as paisagens do Rio de Janeiro durante o século XIX, demonstrando a fauna e a flora local, além de desmascarar a faceta moral da burguesia e o seu comportamento de interesse durante esse período.

A produção poética do Romantismo brasileiro apresentou características e estilos diversificados. Acerca dessa escola literária e com base nos Textos 2, 3 e 4, 5, 6, 7 e 8 assinale a alternativa CORRETA.
a) O período do ideário romântico surge após a segunda metade do século XIX, apontando para um país que necessitava de uma identidade nacional a ser construída a partir dos ideários republicanos disseminados pelo país. O marco inicial dessa escola no Brasil se deve a Gonçalves de Magalhães com a obra “Suspiros Poéticos e Saudades.”

12. Considerado pela crítica brasileira o escritor mais bem dotado de sua geração, Álvares de Azevedo, além das poesias, deixou-nos que obra de prosa narrativa?
a) Conde Lopo;
b) Macário;
c) Espumas Flutuantes;
d) Noite na Taverna;
e) Pedro Ivo.

Uma campanha entre microempresas, para ajudar o Hospital do Câncer, arrecadou 16.500,00. A primeira microempresa, a menor entre elas, doou a quantia de 350,00; a segunda doou 50,00 a mais que a primeira, e cada uma das microempresas seguintes doou 50,00 a mais do que a anterior.
Quantas microempresas participaram dessa campanha?
a) 08
b) 11
c) 15
d) 20
e) 35

Cinco pessoas devem ficar em pé, uma ao lado da outra, para tirar uma fotografia, sendo que duas delas se recusam a ficar lado a lado.
O número de posições distintas para as cinco pessoas serem fotografadas é igual a:
a) 48.
b) 72.
c) 96.
d) 120.
e) 196

Na figura a seguir, está representado um cubo ABCDEFGH de volume 64 cm3. Nesse cubo, construiu-se o prisma PBQSCR, em que P, Q, R e S são os pontos médios das respectivas arestas.
Com base nessas informações, são feitas as seguintes afirmacoes:
I. A medida do segmento PQ é um número racional.
II. As retas suporte do segmento AE e PQ são reversas.
III. As retas suporte dos segmentos HE e PQ são ortogonais.
IV. A área lateral do prisma PBQSCR é igual a .
V. O volume do prisma PBQSCR é igual a 8 cm3.
a) I– F; II – F; III – F; IV – F e V – V
b) I – F; II – V; III – V; IV – F e V – F
c) I– V; II – F; III – V; IV – F e V – V
d) I– F: II – F; III – V; IV – V e V – V
e) I – F; II – V; III – F; IV – V e V – F

Uma calha em forma de prisma reto, conforme a figura abaixo, possui 5 m de comprimento e uma secção transversal ABC, na forma de V, tal que AB = AC = 40 cm e BÂC = 60°.
Qual o volume que essa calha comporta?
a) 300000 cm3
b) 326000 cm3
c) 346000 cm3
d) 400000 cm3
e) 446000 cm3

As Resoluções do CONTRAN nº 590, de 24/05/2016, nº 279, de 06/03/2018, e nº 741, de 17/09/2018, estabeleceram um novo padrão das placas de identificação de veículos brasileiros, seguindo as regras do MERCOSUL.
Supondo que não haja restrição em relação aos caracteres em nenhum dos padrões apresentados, quantas placas a mais, em relação ao sistema antigo, poderão ser formadas com o novo padrão de emplacamento?
a) 16
b) 263 · 25 – 103 · 9
c) 2603 · 26
d) 2603 · 16
e) 26

Considere uma pirâmide regular hexagonal reta cuja medida da altura é 30 m e cuja base está inscrita em uma circunferência cuja medida do raio é igual a 10 m.
Desejando-se pintar todas as faces triangulares dessa pirâmide, a medida da área a ser pintada, em m2, é:
a) 115.
b) 150.
c) 125 .
d) 140 .
e) 140

Um objeto foi colocado sobre o eixo principal de um espelho côncavo de raio de curvatura igual a 6,0 cm.
A partir disso, é possível observar que uma imagem real foi formada a 12,0 cm de distância do vértice do espelho. Dessa forma, é CORRETO afirmar que o objeto encontra-se a uma distância do vértice do espelho igual a:
a) 2,0 cm
b) 5,0 cm
c) 5,0 cm
d) 6,0 cm
e) 8,0 cm

Uma determinada substância, ao ser aquecida de 27o C para 127o C, tem seu volume aumentado de 0,10%.
O coeficiente de dilatação volumétrica da substância vale, em °C-1:
a) 1,0 x 10-1
b) 1,0 x 10-2
c) 1,0 x 10-3
d) 1,0 x 10-4
e) 1,0 x 10-5

Assumindo que isso fosse verdade e, considerando que o volume da língua-de-sogra totalmente preenchida de ar como 0,0002 m3, e que, nas CNTP, nela coubesse 9 . 10-3 mols de ar, qual a pressão que o avô do contador de histórias deveria conseguir gerar ao soprar a língua-de-sogra para que a temperatura interna dela chegasse a 127 °C?
Considere o ar dentro da língua-de-sogra como um gás ideal, e que a constante universal dos gases perfeitos seja R = 8,3 J/mol.K e que 0 °C = 273 K.
a) 1,49 . 105 N/m2
b) 12,70 . 105 N/m2
c) 25,34 . 105 N/m2
d) 44,40 . 105 N/m .
e) 8,30 . 105 N/m .

imagem formada em uma câmara escura de um objeto com altura H, posicionado a uma distância D, é h.
Se o objeto for reposicionado e colocado em uma nova distância (D'), a imagem formada na câmara será h'. Sendo assim, determine a razão entre h e h' é:
a) D.D'
b) D + D'
c) D – D'
d) D/D'
e) D'/D

Chamamos de 1a Lei da Termodinâmica o princípio da conservação de energia aplicada à termodinâmica, o que torna possível prever o comportamento de um sistema gasoso ao sofrer uma transformação termodinâmica.
Sobre a 1a Lei da Termodinâmica, analise as seguintes afirmacoes:
a) O calor não pode ser considerado como a transferência de energia entre dois corpos que apresentam uma diferença de temperatura. Ele é definido como sendo a energia contida em um corpo.
b) A energia que um sistema absorve sob a forma de calor ou trabalho sempre faz com que sua energia interna aumente.
c) Para que haja a transferência de calor entre dois corpos que possuem temperaturas diferentes é necessário que os corpos estejam em contato físico.
d) Temperatura é uma propriedade que determina se um sistema estará ou não em equilíbrio térmico com outro, mas não representando uma medida do estado de agitação das partículas deste corpo.
e) O trabalho é também um modo de transferir energia.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No que se refere aos pontos de vista explicitados no Texto, é CORRETO afirmar que a autora se posiciona:
a) a favor de se compreender a complexidade de uma língua como consequência da multiplicidade de maneiras de se falar essa língua.
b) contra a ideia consensualmente aceita de se vincular uma determinada língua às diversas situações em que ela é usada.
c) a favor de mantermos intacta a língua dos nossos antepassados, já que é a língua daqueles que fizeram e fazem a nossa história.
d) contra um ensino de língua que leva em consideração a maneira de falar dos meios rurais ou das classes sociais menos favorecidas.
e) a favor de que nos esforcemos, coletivamente, para que haja unidade linguística, em todos os territórios, em todas as pátrias.

A análise dos aspectos formais e das funções comunicativas do Texto nos permite afirmar que ele se caracteriza por:
I. ser da esfera literária, o que se evidencia pela prevalência da linguagem figurada, típica de textos dessa esfera.
II. utilizar a repetição como uma de suas estratégias coesivas, a exemplo do termo “língua”, que se apresenta em todos os parágrafos.
III. ser predominantemente injuntivo, o que se evidencia pela recorrência de trechos nos quais o leitor é incisivamente convocado a assumir uma posição.
IV. apresentar argumentação consistente, fundamentada por ideias que, por vezes, contraria o senso comum, como se observa no 1o parágrafo.
a) I e III, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II e IV.

No Texto 1, a reiteração de itens lexicais, um dos importantes recursos da coesão textual, está presente, também, por meio da retomada de termos por sinonímia. Isso ocorre, por exemplo, entre os segmentos sublinhados em:
a) “Em qualquer língua, de qualquer época, desde que em uso, ocorreram mudanças” (1o parágrafo).
b) “Pensar numa língua uniforme (...) é um mito” (1o parágrafo) / “por eles (os falares), se instaura o movimento dialético da língua” (2o parágrafo).
c) “qualquer língua manifesta-se num conjunto de diferentes falares” (1o parágrafo) / “por essa heterogeneidade de falares é que a língua se torna complexa” (2o parágrafo).
d) “Por conta dessas vinculações da língua com as situações em que é usada, a voz de cada um de nós é (...) um coro de vozes” (3o parágrafo).
e) “Vozes, portanto, que, partindo das pessoas em interação, significam expressão de suas visões de mundo e (...) criação dessas mesmas visões” (3o parágrafo).

Considerando as convenções da escrita e o prescrito pela norma-padrão do português, analise as proposições a seguir.
I. No fragmento: “Em qualquer língua, de qualquer época, desde que em uso, ocorreram mudanças, em todos os estratos, em todos os níveis” (1° parágrafo), a forma verbal destacada deve vir no plural por concordar com os termos “todos os estratos” e “todos os níveis”.
II. No fragmento: “Não querer reconhecer essa natural tensão do movimento das línguas é deixar de apanhar a natureza mesma de sua forma de existir: histórica e culturalmente situada” (2° parágrafo), os dois-pontos podem ser substituídos por vírgula, sem grande alteração no sentido.
III. No trecho: “Vozes de todos os que nos antecederam e com os quais convivemos atualmente” (3° parágrafo), a forma relativa sublinhada poderia ser substituída pelo relativo “quem”, referenciando os antepassados e garantindo-se a coesão e manutenção do sentido.
IV. O acento grave é facultativo no trecho: “o apego que sentimos à nossa língua” (4° parágrafo), a despeito da presença da expressão feminina em destaque antecedido por um pronome possessivo.
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV

Assinale a alternativa na qual se apresenta um título que corresponde ao sentido global do Texto 1.
a) A construção identitária do professor de língua e o mito da prática uniforme
b) Crenças, verdades e ideologias na relação com a história e a cultura
c) Língua como ponto de encontro de diferentes vozes, culturas e identidades
d) Em defesa da uniformidade linguística e do sentimento de pertença
e) Vozes do passado e do presente na formação territorial de nossa pátria

A campanha proposta tem como principal objetivo:
a) divulgar a questão do aleitamento, por ser um tema pouco discutido em algumas regiões do país.
b) conscientizar a população feminina sobre a importância da doação do leite materno, pois existem crianças que não podem ser alimentadas diretamente pela mãe.
c) Divulgar o endereço no qual o material deve ser colhido, para que as lactantes possam prestar auxílio aos bebês prematuros, que precisam de nutrientes.
d) orientar todas as mulheres que pretendem ter filhos a amamentá-los sempre, uma vez que é por meio desse ato que eles terão um crescimento saudável.
e) notificar a singularidade de um produto que decorre da maternidade, mas que tem função única para salvar a vida dos que não nasceram a termo.

Sobre as características de época, do autor e da obra mencionada é CORRETO afirmar que:
a) Como estilo de época, a obra memórias póstumas de Brás Cubas admite certas disgressões ao longo da passagem de vida do autor, o que leva o leitor a se confundir com relação a linearidade do tempo, características típicas da primeira fase do autor mencionado.
b) O autor apresenta, num segundo momento de sua carreira, uma literatura que amadurece e amplia, apoiada em bases de recursos linguísticos para criticar a sociedade burguesa da época, com utilização recorrentes de ironia e sarcasmo a fim de manter o personagem participante durante a escrita, como em: “se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se não te agradar, pago-te com um piparote, e adeus.”
c) O livro foi escrito por aquele que se denomina de defunto-autor para quem “a campa foi outro berço” evidenciando o tom cômico a que se propõe, além de retratar sob o seu ponto de vista a história que será narrada, levando o leitor a acreditar fielmente nas passagens e nos pensamentos do narrador.
d) O fragmento I revela uma passagem da obra em que Brás sofre um constante delírio antes de morrer de uma pneumonia, que leva-o a fantasiar fenômenos em que interage com eventos da natureza e os animais. Eis aí a característica marcante de subjetividade extrema e da pessoalidade a que se baseava Machado de Assis para construir suas obras.
e) A principal característica do realismo é evidenciar as paisagens do Rio de Janeiro durante o século XIX, demonstrando a fauna e a flora local, além de desmascarar a faceta moral da burguesia e o seu comportamento de interesse durante esse período.

A produção poética do Romantismo brasileiro apresentou características e estilos diversificados. Acerca dessa escola literária e com base nos Textos 2, 3 e 4, 5, 6, 7 e 8 assinale a alternativa CORRETA.
a) O período do ideário romântico surge após a segunda metade do século XIX, apontando para um país que necessitava de uma identidade nacional a ser construída a partir dos ideários republicanos disseminados pelo país. O marco inicial dessa escola no Brasil se deve a Gonçalves de Magalhães com a obra “Suspiros Poéticos e Saudades.”

12. Considerado pela crítica brasileira o escritor mais bem dotado de sua geração, Álvares de Azevedo, além das poesias, deixou-nos que obra de prosa narrativa?
a) Conde Lopo;
b) Macário;
c) Espumas Flutuantes;
d) Noite na Taverna;
e) Pedro Ivo.

Uma campanha entre microempresas, para ajudar o Hospital do Câncer, arrecadou 16.500,00. A primeira microempresa, a menor entre elas, doou a quantia de 350,00; a segunda doou 50,00 a mais que a primeira, e cada uma das microempresas seguintes doou 50,00 a mais do que a anterior.
Quantas microempresas participaram dessa campanha?
a) 08
b) 11
c) 15
d) 20
e) 35

Cinco pessoas devem ficar em pé, uma ao lado da outra, para tirar uma fotografia, sendo que duas delas se recusam a ficar lado a lado.
O número de posições distintas para as cinco pessoas serem fotografadas é igual a:
a) 48.
b) 72.
c) 96.
d) 120.
e) 196

Na figura a seguir, está representado um cubo ABCDEFGH de volume 64 cm3. Nesse cubo, construiu-se o prisma PBQSCR, em que P, Q, R e S são os pontos médios das respectivas arestas.
Com base nessas informações, são feitas as seguintes afirmacoes:
I. A medida do segmento PQ é um número racional.
II. As retas suporte do segmento AE e PQ são reversas.
III. As retas suporte dos segmentos HE e PQ são ortogonais.
IV. A área lateral do prisma PBQSCR é igual a .
V. O volume do prisma PBQSCR é igual a 8 cm3.
a) I– F; II – F; III – F; IV – F e V – V
b) I – F; II – V; III – V; IV – F e V – F
c) I– V; II – F; III – V; IV – F e V – V
d) I– F: II – F; III – V; IV – V e V – V
e) I – F; II – V; III – F; IV – V e V – F

Uma calha em forma de prisma reto, conforme a figura abaixo, possui 5 m de comprimento e uma secção transversal ABC, na forma de V, tal que AB = AC = 40 cm e BÂC = 60°.
Qual o volume que essa calha comporta?
a) 300000 cm3
b) 326000 cm3
c) 346000 cm3
d) 400000 cm3
e) 446000 cm3

As Resoluções do CONTRAN nº 590, de 24/05/2016, nº 279, de 06/03/2018, e nº 741, de 17/09/2018, estabeleceram um novo padrão das placas de identificação de veículos brasileiros, seguindo as regras do MERCOSUL.
Supondo que não haja restrição em relação aos caracteres em nenhum dos padrões apresentados, quantas placas a mais, em relação ao sistema antigo, poderão ser formadas com o novo padrão de emplacamento?
a) 16
b) 263 · 25 – 103 · 9
c) 2603 · 26
d) 2603 · 16
e) 26

Considere uma pirâmide regular hexagonal reta cuja medida da altura é 30 m e cuja base está inscrita em uma circunferência cuja medida do raio é igual a 10 m.
Desejando-se pintar todas as faces triangulares dessa pirâmide, a medida da área a ser pintada, em m2, é:
a) 115.
b) 150.
c) 125 .
d) 140 .
e) 140

Um objeto foi colocado sobre o eixo principal de um espelho côncavo de raio de curvatura igual a 6,0 cm.
A partir disso, é possível observar que uma imagem real foi formada a 12,0 cm de distância do vértice do espelho. Dessa forma, é CORRETO afirmar que o objeto encontra-se a uma distância do vértice do espelho igual a:
a) 2,0 cm
b) 5,0 cm
c) 5,0 cm
d) 6,0 cm
e) 8,0 cm

Uma determinada substância, ao ser aquecida de 27o C para 127o C, tem seu volume aumentado de 0,10%.
O coeficiente de dilatação volumétrica da substância vale, em °C-1:
a) 1,0 x 10-1
b) 1,0 x 10-2
c) 1,0 x 10-3
d) 1,0 x 10-4
e) 1,0 x 10-5

Assumindo que isso fosse verdade e, considerando que o volume da língua-de-sogra totalmente preenchida de ar como 0,0002 m3, e que, nas CNTP, nela coubesse 9 . 10-3 mols de ar, qual a pressão que o avô do contador de histórias deveria conseguir gerar ao soprar a língua-de-sogra para que a temperatura interna dela chegasse a 127 °C?
Considere o ar dentro da língua-de-sogra como um gás ideal, e que a constante universal dos gases perfeitos seja R = 8,3 J/mol.K e que 0 °C = 273 K.
a) 1,49 . 105 N/m2
b) 12,70 . 105 N/m2
c) 25,34 . 105 N/m2
d) 44,40 . 105 N/m .
e) 8,30 . 105 N/m .

imagem formada em uma câmara escura de um objeto com altura H, posicionado a uma distância D, é h.
Se o objeto for reposicionado e colocado em uma nova distância (D'), a imagem formada na câmara será h'. Sendo assim, determine a razão entre h e h' é:
a) D.D'
b) D + D'
c) D – D'
d) D/D'
e) D'/D

Chamamos de 1a Lei da Termodinâmica o princípio da conservação de energia aplicada à termodinâmica, o que torna possível prever o comportamento de um sistema gasoso ao sofrer uma transformação termodinâmica.
Sobre a 1a Lei da Termodinâmica, analise as seguintes afirmacoes:
a) O calor não pode ser considerado como a transferência de energia entre dois corpos que apresentam uma diferença de temperatura. Ele é definido como sendo a energia contida em um corpo.
b) A energia que um sistema absorve sob a forma de calor ou trabalho sempre faz com que sua energia interna aumente.
c) Para que haja a transferência de calor entre dois corpos que possuem temperaturas diferentes é necessário que os corpos estejam em contato físico.
d) Temperatura é uma propriedade que determina se um sistema estará ou não em equilíbrio térmico com outro, mas não representando uma medida do estado de agitação das partículas deste corpo.
e) O trabalho é também um modo de transferir energia.

Prévia do material em texto

Língua Portuguesa
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 5.
Texto I
(1) Em qualquer língua, de qualquer época, desde que em uso, ocorreram mudanças, em todos os estratos, em todos os níveis, o que significa dizer que, naturalmente, qualquer língua manifesta-se num conjunto de diferentes falares, que atendem às exigências dos diversos contextos de uso dessa língua. Pensar numa língua uniforme, falada em todo canto e em toda hora do mesmo jeito, é um mito que tem trazido consequências desastrosas para a autoestima das pessoas (principalmente daquelas de meios rurais ou de classes sociais menos favorecidas) e que tem confundido, há séculos, os professores de língua.
(2) Exatamente, por essa heterogeneidade de falares é que a língua se torna complexa, pois, por eles, se instaura o movimento dialético da língua: da língua que está sendo, que continua igual, e da língua que vai ficando diferente. Não querer reconhecer essa natural tensão do movimento das línguas é deixar de apanhar a natureza mesma de sua forma de existir: histórica e culturalmente situada.
(3) Por conta dessas vinculações da língua com as situações em que é usada, a voz de cada um de nós é, na verdade, um coro de vozes. Vozes de todos os que nos antecederam e com os quais convivemos atualmente. Vozes daqueles que construíram os significados das coisas, que atribuíram a elas um sentido ou um valor semiológico. Vozes que pressupõem papéis sociais de quem as emite; que expressam visões, concepções, crenças, verdades e ideologias. Vozes, portanto, que, partindo das pessoas em interação, significam expressão de suas visões de mundo e, ao mesmo tempo, criação dessas mesmas visões.
(4) A língua é, assim, um grande ponto de encontro; de cada um de nós, com os nossos antepassados, com aqueles que, de qualquer forma, fizeram e fazem a nossa história. Nossa língua está embutida na trajetória de nossa memória coletiva. Daí, o apego que sentimos à nossa língua, ao jeito de falar de nosso grupo. Esse apego é uma forma de selarmos nossa adesão a esse grupo.
(5) Tudo isso porque linguagem, língua e cultura são, reiteramos, realidades indissociáveis.
(6) É nesse âmbito que podemos surpreender as raízes do processo de construção e expressão de nossa identidade ou, melhor dizendo, de nossa pluralidade de identidades. É nesse âmbito que podemos ainda experimentar o sentimento de partilhamento, de pertença, de ser gente de algum lugar, de ser pessoa que faz parte de determinado grupo. Quer dizer, pela língua afirmamos: temos território; não somos sem pátria. Pela língua, enfim, recobramos uma identidade.
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino. Outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009, p. 22-23.
1. No que se refere aos pontos de vista explicitados no Texto, é CORRETO afirmar que a autora se posiciona:
a) a favor de se compreender a complexidade de uma língua como consequência da multiplicidade de maneiras de se falar essa língua.
b) contra a ideia consensualmente aceita de se vincular uma determinada língua às diversas situações em que ela é usada.
c) a favor de mantermos intacta a língua dos nossos antepassados, já que é a língua daqueles que fizeram e fazem a nossa história.
d) contra um ensino de língua que leva em consideração a maneira de falar dos meios rurais ou das classes sociais menos favorecidas.
e) a favor de que nos esforcemos, coletivamente, para que haja unidade linguística, em todos os territórios, em todas as pátrias.
2. A análise dos aspectos formais e das funções comunicativas do Texto nos permite afirmar que ele se caracteriza por:
I. ser da esfera literária, o que se evidencia pela prevalência da linguagem figurada, típica de textos dessa esfera.
II. utilizar a repetição como uma de suas estratégias coesivas, a exemplo do termo “língua”, que se apresenta em todos os parágrafos.
III. ser predominantemente injuntivo, o que se evidencia pela recorrência de trechos nos quais o leitor é incisivamente convocado a assumir uma posição.
IV. apresentar argumentação consistente, fundamentada por ideias que, por vezes, contraria o senso comum, como se observa no 1o parágrafo.
Estão CORRETAS as proposições:
a) I e III, apenas.
b) I, III e IV, apenas. 
c) II e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II e IV.
3. No Texto 1, a reiteração de itens lexicais, um dos importantes recursos da coesão textual, está presente, também, por meio da retomada de termos por sinonímia. Isso ocorre, por exemplo, entre os segmentos sublinhados em:
a) “Em qualquer língua, de qualquer época, desde que em uso, ocorreram mudanças” (1o parágrafo).
b) “Pensar numa língua uniforme (...) é um mito” (1o parágrafo) / “por eles (os falares), se instaura o movimento dialético da língua” (2o parágrafo).
c) “qualquer língua manifesta-se num conjunto de diferentes falares” (1o parágrafo) / “por essa heterogeneidade de falares é que a língua se torna complexa” (2o parágrafo).
d) “Por conta dessas vinculações da língua com as situações em que é usada, a voz de cada um de nós é (...) um coro de vozes” (3o parágrafo).
e) “Vozes, portanto, que, partindo das pessoas em interação, significam expressão de suas visões de mundo e (...) criação dessas mesmas visões” (3o parágrafo).
4. Considerando as convenções da escrita e o prescrito pela norma-padrão do português, analise as proposições a seguir.
I. No fragmento: “Em qualquer língua, de qualquer época, desde que em uso, ocorreram mudanças, em todos os estratos, em todos os níveis” (1° parágrafo), a forma verbal destacada deve vir no plural por concordar com os termos “todos os estratos” e “todos os níveis”.
II. No fragmento: “Não querer reconhecer essa natural tensão do movimento das línguas é deixar de apanhar a natureza mesma de sua forma de existir: histórica e culturalmente situada” (2° parágrafo), os dois-pontos podem ser substituídos por vírgula, sem grande alteração no sentido.
III. No trecho: “Vozes de todos os que nos antecederam e com os quais convivemos atualmente” (3° parágrafo), a forma relativa sublinhada poderia ser substituída pelo relativo “quem”, referenciando os antepassados e garantindo-se a coesão e manutenção do sentido.
IV. O acento grave é facultativo no trecho: “o apego que sentimos à nossa língua” (4° parágrafo), a despeito da presença da expressão feminina em destaque antecedido por um pronome possessivo.
Estão CORRETAS apenas:
a) I, II e III. b) I, III e IV. c) II e III. d) I, II e IV. e) II, III e IV
5. Assinale a alternativa na qual se apresenta um título que corresponde ao sentido global do Texto 1.
a) A construção identitária do professor de língua e o mito da prática uniforme
b) Crenças, verdades e ideologias na relação com a história e a cultura
c) Língua como ponto de encontro de diferentes vozes, culturas e identidades
d) Em defesa da uniformidade linguística e do sentimento de pertença
e) Vozes do passado e do presente na formação territorial de nossa pátria
6. Leia o cartaz abaixo divulgado para atender a um propósito comunicativo.
A campanha proposta tem como principal objetivo: 
a) divulgar a questão do aleitamento, por ser um tema pouco discutido em algumas regiões do país.
b) conscientizar a população feminina sobre a importância da doação do leite materno, pois existem crianças que não podem ser alimentadas diretamente pela mãe.
c) Divulgar o endereço no qual o material deve ser colhido, para que as lactantes possam prestar auxílio aos bebês prematuros, que precisam de nutrientes.
d) orientar todas as mulheres que pretendem ter filhos a amamentá-los sempre, uma vez que é por meio desse ato que eles terão um crescimento saudável.
e) notificar a singularidade de um produto que decorre da maternidade, mas que tem função única para salvar a vida dos que não nasceram a termo.
7. __________ dez horas na catedral da cidade, e _______ muitas horas que o diocesano espera na capela. No entanto, fiquei sabendo que ____________ muitos acidentes no trânsito que prejudicaram a chegada das pessoas até aqui. 
A concordância só se completacorretamente em:
a) Soou – fazem – houveram
b) Soaram – faz – houve
c) Soou – faz – houve
d) Soaram – fazem – existiram
e) Soaram – faz - houveram
8. Observe os fragmentos abaixo sobre uma das escolas literárias que se desenvolveu na segunda metade do século XIX e atente para as principais características que compõe a sua estética.
 FRAGMENTO IFRAGMENTO II
Ao Leitor
 Que, no alto do principal de seus livros, confessasse Stendhal havê-lo escrito para cem leitores, coisa é que admira e cons- terna. O que não admira, nem provavelmente consternará é se este outro livro não tiver os cem leitores de Stendhal, nem cinqüenta, nem vinte, e quando muito, dez, Dez? Talvez cin-
co. Trata-se, na verdade, de uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adotei a forma livre de um Stern de um Lamb ou de um de Maistre, não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser. Obra de finado. Escrevia-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia; e não é difícil antever o que poderá sair desse conúbio. Acresce que a gente grave achará no livro umas aparências de puro romance, ao passo que a gente frívola não achará nele o seu romance usual; e ei-lo aí fica privado da estima dos graves e do amor dos frívolos, que são as duas colunas máximas da opinião.
 Mas eu ainda espero angariar as simpatias da opinião, e o meio eficaz para isto é fugir a um prólogo explícito e longo. O melhor prólogo é o que contém menos coisas, ou o que as diz de um jeito obscuro e truncado. Consequentemente, evito contar o processo extraordinário que empreguei na composição destas Memórias, trabalhadas cá no outro mundo. Seria curioso, mas nimiamente extenso, e aliás desnecessário ao entendimento da obra. A obra em si mesma é tudo: se te agra- dar, fino leitor, pago-me da tarefa; se te não agradar, pago-te com um piparote, e adeus.
Brás Cubas
Sobre as características de época, do autor e da obra mencionada é CORRETO afirmar que:
a) Como estilo de época, a obra memórias póstumas de Brás Cubas admite certas disgressões ao longo da passagem de vida do autor, o que leva o leitor a se confundir com relação a linearidade do tempo, características típicas da primeira fase do autor mencionado.
b) O autor apresenta, num segundo momento de sua carreira, uma literatura que amadurece e amplia, apoiada em bases de recursos linguísticos para criticar a sociedade burguesa da época, com utilização recorrentes de ironia e sarcasmo a fim de manter o personagem participante durante a escrita, como em: “se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se não te agradar, pago-te com um piparote, e adeus.”
c) O livro foi escrito por aquele que se denomina de defunto-autor para quem “a campa foi outro berço” evidenciando o tom cômico a que se propõe, além de retratar sob o seu ponto de vista a história que será narrada, levando o leitor a acreditar fielmente nas passagens e nos pensamentos do narrador.
d) O fragmento I revela uma passagem da obra em que Brás sofre um constante delírio antes de morrer de uma pneumonia, que leva-o a fantasiar fenômenos em que interage com eventos da natureza e os animais. Eis aí a característica marcante de subjetividade extrema e da pessoalidade a que se baseava Machado de Assis para construir suas obras.
e) A principal característica do realismo é evidenciar as paisagens do Rio de Janeiro durante o século XIX, demonstrando a fauna e a flora local, além de desmascarar a faceta moral da burguesia e o seu comportamento de interesse durante esse período. 
9. Leia o fragmento a seguir.
Texto II
 Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. 
  Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo. [...].  
  O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. 
 Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 15 ed. São Paulo: Ática, 1984. 
 
Considerando o fragmento acima, assinale a alternativa INCORRETA. 
a) O trecho nos mostra a força do coletivo, personificada pelo cortiço, que acorda similar a uma colmeia humana. Por meio da personificação e também das descrições, é perceptível a visão do homem como um ser degradado dentro de um organismo vivo, que cresce, se desenvolve, amadurece e se deteriora. 
b) No texto, elementos visuais, olfativos e auditivos, representados por expressões como “zunzum de todos os dias ” e “fermentação sanguínea”, também enfatizam o ideal determinista da estética do Naturalismo que trabalha com a decadência dos valores sociais em seres, que agem sob a influência da hereditariedade. 
c) O discurso naturalista do autor de O Cortiço, centrado nos elementos introspectivos das personagens, valoriza um lirismo bem acentuado, típico do romance experimental ou de tese, cujas ideias refletem principalmente o determinismo de Taine e o evolucionismo de Darwin. 
d) O trecho nos coloca diante de situações grotescas e antagônicas as quais mostram o aspecto animalesco e "rasteiro" do ser humano e, ao mesmo tempo, revela também a sua vitalidade e energia naturais, oriundas do prazer de existir, embora em condições adversas. 
e) A visão determinista de Aluísio Azevedo, tão bem representada em O Cortiço, se confirma não só no uso recorrente de expressões metafóricas, hiperbólicas e sinestésicas mas também no processo de zoomorfização a que o autor submete as personagens. 
10. Observe as seguintes recorrências verbais e não verbais das escolas literárias que se desenvolveram ao longo do século XIX, dando foco para seus conhecimentos acerca desses movimentos.
Texto IV
 Texto III 
 Texto VTexto VI
No meio das tabas de amenos verdores, 
Cercadas de troncos - cobertos de flores, 
Alteiam-se os tetos d’altiva nação; 
São muitos seus filhos, nos ânimos fortes, 
Temíveis na guerra, que em densas coortes 
Assombram das matas a imensa extensão.
São rudos, severos, sedentos de glória, 
Já prélios incitam, já cantam vitória, 
Já meigos atendem à voz do cantor: 
São todos Timbiras, guerreiros valentes! 
Seu nome lá voa na boca das gentes, 
Condão de prodígios, de glória e terror!
As tribos vizinhas, sem forças, sem brio, 
As armas quebrando, lançando-as ao rio, 
O incenso aspiraram dos seus maracás: 
Medrosos das guerras que os fortes acendem, 
Custosos tributos ignavos lá rendem, 
Aos duros guerreiros sujeitos na paz.
Quem é? - ninguém sabe: seu nome é ignoto, 
Sua tribo não diz: - de um povo remoto 
Descende por certo - dum povo gentil; 
Assim lá na Grécia ao escravo insulano 
Tornavam distinto do vil muçulmano 
As linhas corretas do nobre perfil.
 Texto VII
SE EU MORRESSE AMANHÃ
Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!
Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que amanhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!
Que sol! que céu azul! que doce n'alva 
Acorda a natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã!
Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o doloroso afã...
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!
Texto VIII
Ode ao dois de julho (trecho)
recitado no Teatro de S.Paulo
Não! Não eram dois povos, que abalavam
Naquele instante o solo ensangüentado...
Era o porvir—em frente do passado,
A Liberdade—em frente à Escravidão,
Era a luta das águias — e do abutre,
A revolta do pulso—contra os ferros,
O pugilato da razão — com os erros,
Oduelo da treva—e do clarão!...
No entanto a luta recrescia indômita...
As bandeiras — como águias eriçadas —
Se abismavam com as asas desdobradas
Na selva escura da fumaça atroz...
Tonto de espanto, cego de metralha,
O arcanjo do triunfo vacilava...
E a glória desgrenhada acalentava
O cadáver sangrento dos heróis!...
A produção poética do Romantismo brasileiro apresentou características e estilos diversificados. Acerca dessa escola literária e com base nos Textos 2, 3 e 4, 5, 6, 7 e 8 assinale a alternativa CORRETA.
a) O período do ideário romântico surge após a segunda metade do século XIX, apontando para um país que necessitava de uma identidade nacional a ser construída a partir dos ideários republicanos disseminados pelo país. O marco inicial dessa escola no Brasil se deve a Gonçalves de Magalhães com a obra “Suspiros Poéticos e Saudades.”
b) O texto de número VII de autoria própria do poeta Álvares de Azevedo aponta para uma reflexão pessoal e intimista que leva a morbidez, evidenciando o pessimismo influenciado pelos ideários de Lord Byron e do inglês Musset. Por isso é comum enquadramos a poesia ao texto de número III, principal representante da fase última. 
c) O texto IV se associa diretamente ao autor que escreveu o poema de número VI, revelando a exclusividade de tema a que ficou submetido um dos maiores poetas da literatura. Na verdade, Gonçalves Dias não tinha interesse em revelar em suas escritas um constante sentimentalismo, optando de maneira integral por temas que construíssem a identidade nacional, apoiado em bases que anunciavam o índio como o “bom selvagem”, com atributos idealizantes e fidedignos.
d) O texto de número VIII ficou a par do escritor Castro Alves, que aproveitou da escrita e da influência do Hugorianismo para realizar constantes denúncias em relação ao papel do negro frente à sociedade elitizada da época e como os escravos eram submetidos a ela, como retrata o texto V.
e) Se levarmos em conta as três principais fases do romantismo poderíamos listar, sem prejuízos, as seguintes e principais características de cada fase: Indianista – criação estereotipada de uma figura para suprir o papel de símbolo nacional (o índio); Ultrarromântica – subjetivismo, racionalismo, morbidez, escapismo, atração pela noite, erotismo velado; Hugoriana – mistura de gêneros, com uma poesia politizada e crítica, associada a uma poesia que revela os sentimentos, o amor carnal e a subjetividade de um eu lírico marcante.
11. Texto IX
Língua Portuguesa
Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura: Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...
Amo-te assim, desconhecida e obscura, Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela
E o arrolo da saudade e da ternura!
Amo o teu viço agreste e o teu aroma De virgens selvas e de oceano largo! Amo-te, ó rude e doloroso idioma,
Em que da voz materna ouvi: "meu filho!"
E em que Camões chorou, no exílio amargo, O gênio sem ventura e o amor sem brilho!
BILAC, Olavo. Antologia Poética. São Paulo, 1990.
 Considerando o texto IX, assinale a alternativa CORRETA.
A) O soneto, nas suas quatro estrofes, traduz um sentimento subjetivo e uma métrica despreocupada com a forma comum aos textos de Olavo Bilac e de outros autores parnasianos, como Alberto de Oliveira.
B) “Última flor do Lácio” é uma expressão que demonstra o quanto a poesia de Bilac, claramente de natureza parnasiana, cuidadosamente metrificada, apresenta a mesma atenção no trato com o vocabulário erudito.
C) O eu lírico, em todas as estrofes, por meio de versos pouco metrificados e linguagem desatenta à sintaxe lusitana, faz uma ode à língua portuguesa, enfocando o amor à pátria.
D) No poema de Olavo Bilac, a língua portuguesa é homenageada. Da mesma maneira, em quase todos os seus poemas, Cruz e Sousa também tece homenagens à língua portuguesa e à maneira europeia de ver a vida.
E) O eu lírico, em vários versos do poema, adjetiva o idioma português com palavras que deixam transparecer a despreocupação da estética parnasiana em relação à métrica poética.
12. Considerado pela crítica brasileira o escritor mais bem dotado de sua geração, Álvares de Azevedo, além das poesias, deixou-nos que obra de prosa narrativa?
a) Conde Lopo;
b) Macário;
c) Espumas Flutuantes;
d) Noite na Taverna;
e) Pedro Ivo.
Matemática 
13. Uma campanha entre microempresas, para ajudar o Hospital do Câncer, arrecadou 16.500,00. A primeira microempresa, a menor entre elas, doou a quantia de 350,00; a segunda doou 50,00 a mais que a primeira, e cada uma das microempresas seguintes doou 50,00 a mais do que a anterior. 
Quantas microempresas participaram dessa campanha?
a) 08
b) 11
c) 15
d) 20
e) 35
14. Uma lata de ração para peixes de aquário ALGABOA está em promoção. Clarisse tem 6 peixes em seu aquário e quer comprar ração suficiente para alimentá-los durante 30 dias. Observe as informações do produto abaixo. 
Quantas latas de ração ALGABOA Clarisse deverá comprar?
A) 2
B) 4 
C) 5 
D) 6 
E) 8
15. Cinco pessoas devem ficar em pé, uma ao lado da outra, para tirar uma fotografia, sendo que duas delas se recusam a ficar lado a lado. 
 
O número de posições distintas para as cinco pessoas serem fotografadas é igual a:
a) 48. 
b) 72.
c) 96. 
d) 120.
e) 196
16. Na figura a seguir, está representado um cubo ABCDEFGH de volume 64 cm3 . Nesse cubo, construiu-se o prisma PBQSCR, em que P, Q, R e S são os pontos médios das respectivas arestas. 
Com base nessas informações, são feitas as seguintes afirmações: 
 
I. A medida do segmento PQ é um número racional.
II. As retas suporte do segmento AE e PQ são reversas.
III. As retas suporte dos segmentos HE e PQ são ortogonais.
IV. A área lateral do prisma PBQSCR é igual a .
V. O volume do prisma PBQSCR é igual a 8 cm3 .
 
Associando V para as afirmações verdadeiras ou F para as falsas, obtemos respectivamente, 
a) I– F; II – F; III – F; IV – F e V – V
b) I – F; II – V; III – V; IV – F e V – F
c) I– V; II – F; III – V; IV – F e V – V
d) I– F: II – F; III – V; IV – V e V – V
e) I – F; II – V; III – F; IV – V e V – F
17. Um artesão fabrica vários tipos de potes cilíndricos. Mostrou a um cliente um pote de raio de base a e altura b. Esse cliente, por sua vez, quer comprar um pote com o
dobro do volume do pote apresentado. O artesão diz que possui potes com as seguintes dimensões:
- Pote I: raio a e altura 2b
- Pote II: raio 2a e altura b
- Pote III: raio 2a e altura 2b
 – Pote IV: raio 4a e altura b
 - Pote V: raio 4a e altura 2b
O pote que satisfaz a condição imposta pelo cliente é o 
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V
18. Uma alternativa encontrada para a melhoria da circulação em grandes cidades e em rodovias é a construção de túneis. A realização dessas obras envolve muita ciência e tecnologia.
Um túnel em formato semicircular, destinado ao transporte rodoviário, tem as dimensões conforme a figura a seguir.
Qual é o volume, em m3 , no interior desse túnel?
a) 4.800π. b) 7.200π. c) 14.400π. d) 28.800π. e) 57.600π.
19. Cada um dos quatro amigos contribuiu com uma quantia diferente, e o valor total arrecadado entre eles foi apostado num determinado teste de uma loteria. Identificando-se cada amigo pela letra inicial de seu nome, temos o seguinte sistema:
Nesse teste, receberam um prêmio secundário, no valor total de R$ 7.000,00, que foi integralmente dividido entre eles de forma proporcional ao valor que cada um apostou.
Dessa maneira, Antonio (A) recebeu:
a) R$ 2.000,00. b) R$ 1.500,00. c) R$ 1.000,00. d) R$ 800,00. e) R$ 500,00
20. Uma calha em forma de prisma reto, conforme a figura abaixo, possui 5 m de comprimento e uma secção transversal ABC, na forma de V, tal que AB = AC = 40 cm e BÂC = 60°. Qual o volume que essa calha comporta? (Considere √3 =1,73)
20. 
a) 300000 cm3
b) 326000 cm3
c) 346000 cm3
d) 400000 cm3
e) 446000 cm3
21. As Resoluções do CONTRAN nº 590, de 24/05/2016, nº279, de 06/03/2018, e nº 741, de 17/09/2018, estabeleceram um novo padrão das placas de identificação de veículos brasileiros, seguindo as regras do MERCOSUL. Segundo essas resoluções, “as Placas de Identificação Veicular [...] deverão [...] conter 7 (sete) caracteres alfanuméricos”. Assim, no Brasil, “a placa MERCOSUL terá a seguinte disposição: LLLNLNN, em que L é letra e N é número”, em substituição ao padrão pré-Mercosul, LLLNNNN.
 
Supondo que não haja restrição em relação aos caracteres em nenhum dos padrões apresentados, o alfabeto com 26 letras e os algarismos de 0 a 9, quantas placas a mais, em relação ao sistema antigo, poderão ser formadas com o novo padrão de emplacamento?
a) 16
b) 263 · 25 – 103 · 9
c) 2603 · 26
d) 2603 · 16
e) 26
22. Considere uma pirâmide regular hexagonal reta cuja medida da altura é 30 m e cuja base está inscrita em uma circunferência cuja medida do raio é igual a 10 m. Desejando-se pintar todas as faces triangulares dessa pirâmide, a medida da área a ser pintada, em m2, é:
 a) 115.
 b) 150.
 c) 125 . 
 d) 140 . 
e)140
Física 
23. Um objeto foi colocado sobre o eixo principal de um espelho côncavo de raio de curvatura igual a 6,0 cm. A partir disso, é possível observar que uma imagem real foi formada a 12,0 cm de distância do vértice do espelho. Dessa forma, é CORRETO afirmar que o objeto encontra-se a uma distância do vértice do espelho igual a:
 a) 2,0 cm
b) 5,0 cm
c) 5,0 cm
d) 6,0 cm 
e) 8,0 cm
24. Uma determinada substância, ao ser aquecida de 27o C para 127o C, tem seu volume aumentado de 0,10%. O coeficiente de dilatação volumétrica da substância vale, em °C-1:
a) 1,0 x 10-1
b) 1,0 x 10-2
c) 1,0 x 10-3
d) 1,0 x 10-4
e) 1,0 x 10-5
25. Um dos instrumentos mais antigos para medir a temperatura é o termômetro a gás. O modelo foi criado por Galileu em 1602. Afim de reproduzir o modelo, um estudante monta um dispositivo termométrico utilizando uma câmara, contendo um gás, e um tubo capilar, em formato de “U”, cheio de mercúrio, conforme mostra a figura. O tubo é aberto em uma das suas extremidades, que está em contato com a atmosfera.
Inicialmente a câmara é imersa em um recipiente contendo água e gelo em fusão, sendo a medida da altura h da coluna de mercúrio (figura) de 2cm. Em um segundo momento, a câmara é imersa em água em ebulição e a medida da altura h da coluna de mercúrio passa a ser de 27cm. O estudante, a partir dos dados obtidos, monta uma equação que permite determinar a temperatura do gás no interior da câmara () , em graus Celsius, a partir da altura h em centímetros.
Assinale a alternativa que apresenta a equação criada pelo estudante.
a) T=2h
b) T = 27h/2
c) T=4h - 8
d) T=5h2 - 20
e) T=6h + 10
26. A língua-de-sogra é um brinquedo tradicional em festas. Consiste, normalmente, de um tubo de papel enrolado que estica quando o ar é soprado dentro dele. Um contador de histórias jura que seu avô tinha um sopro tão forte que era capaz de matar uma mosca voando com esse brinquedo. Mas, o mais incrível, é que se a mosca não morresse pela pancada, morria pela temperatura da língua-de-sogra que, segundo o contador de histórias, chegava a ferver a água. Assumindo que isso fosse verdade e, considerando que o volume da língua-de-sogra totalmente preenchida de ar como 0,0002 m3 , e que, nas CNTP, nela coubesse 9 . 10-3 mols de ar, qual a pressão que o avô do contador de histórias deveria conseguir gerar ao soprar a língua-de-sogra para que a temperatura interna dela chegasse a 127 °C? Considere o ar dentro da língua-de-sogra como um gás ideal, e que a constante universal dos gases perfeitos seja R = 8,3 J/mol.K e que 0 °C = 273 K.
a) 1,49 . 105 N/m2
b) 12,70 . 105 N/m2
c) 25,34 . 105 N/m2
d) 44,40 . 105 N/m .
e) 8,30 . 105 N/m .
27. A imagem formada em uma câmara escura de um objeto com altura H, posicionado a uma distância D, é h. Se o objeto for reposicionado e colocado em uma nova distância (D'), a imagem formada na câmara será h'. Sendo assim, determine a razão entre h e h' é: 
a) D.D'
b) D + D'
c) D – D'
d) D/D'
e) D'/D
28. Acidente nuclear de Fukushima Daiichi foi um desastre nuclear ocorrido na Central Nuclear de Fukushima I em 11 de março de 2011, causado pelo derretimento de três dos seis reatores nucleares da usina. A falha ocorreu quando a usina foi atingida por um tsunami provocado por um maremoto de magnitude 8,7.
Uma das medidas adotadas para resfriar o reator superaquecido da usina nuclear de Fukushima foi usar um canhão d'água. Considere que para o procedimento foi preciso evaporar por completo 1,0 tonelada de água, inicialmente a 10 °C. 
Então a energia térmica (calor), em joules, retirada das paredes do reator, e a potência térmica realizada em 6800 segundos foram de: 
Dados:
1 tonelada = 1000kg
Calor latente da água: 80 cal/g
Calor específico da água: 1,0 cal/g °C
1 cal = 4,0 J
a) 3,6x105 
b) 1,7x105 
c) 6,8x105 
d) 3,6x108 
e) 6,8x108 
29. Chamamos de 1a Lei da Termodinâmica o princípio da conservação de energia aplicada à termodinâmica, o que torna possível prever o comportamento de um sistema gasoso ao sofrer uma transformação termodinâmica.
a) O calor não pode ser considerado como a transferência de energia entre dois corpos que apresentam uma diferença de temperatura. Ele é definido como sendo a energia contida em um corpo.
b) A energia que um sistema absorve sob a forma de calor ou trabalho sempre faz com que sua energia interna aumente.
c) Para que haja a transferência de calor entre dois corpos que possuem temperaturas diferentes é necessário que os corpos estejam em contato físico.
d) Temperatura é uma propriedade que determina se um sistema estará ou não em equilíbrio térmico com outro, mas não representando uma medida do estado de agitação das partículas deste corpo.
e) O trabalho é também um modo de transferir energia.
30. Ao associarmos dois espelhos planos que formam entre si um ângulo de 72°, temos que o número de imagens formadas e a posição do objeto deverá ser:
a) Duas imagens enantiomorfas e duas imagens reais semelhantes ao objeto. Ele deverá ser colocado no plano bissetor dos espelhos.
b) Duas imagens enantiomorfas e duas imagens virtuais semelhantes ao objeto. Ele deverá ser posicionado no plano bissetor dos espelhos.
c) Três imagens reais e duas virtuais semelhantes ao objeto. Ele poderá ser posicionado em qualquer ponto entre os espelhos.
d) Duas imagens enantiomorfas e duas imagens reais semelhante ao objeto. Ele poderá ser posicionado em qualquer ponto entre os espelhos.
e) Duas imagens enantiomorfas e duas imagens virtuais semelhantes ao objeto. Ele deverá ser posicionado em qualquer ponto entre os espelhos
31. Lendo um post sobre o sertão postado por um cientista ele publicou o seguinte trecho da notícia “Mais uma semana se iniciando e para esta segunda-feira (25), a previsão do tempo divulgada pela a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), para o Grande Recife, é de céu parcialmente nublado, sem chuva ao longo do dia. No Sertão de Pernambuco, a temperatura máxima chama bastante atenção. A Apac informou que a região pode alcançar a máxima de 313 K. Os moradores locais devem separar a garrafa de água para se manterem bastante hidratados.” Observando essa situação, um professor de física observou que esse cientista havia ajustado a temperatura medida no sertão para a escala kelvin. Com base nisso, o termômetro do professor, medido na escala Celsius, marcaria quanto no seu instrumento?
a) 20
b) 30
c) 40
d) 35
e) 80
32. Um gás monoatômico e ideal sofre uma expansão adiabática, realizando sobre um pistão um trabalho termodinâmico igual a 400 J. Qual é a variação da energia interna do gás, em Joules?
a) -400 J
b) 400 J
c) 200 J
d) -200 J
e) -100 J
INGLÊS
UNCONTACTED TRIBE IN BRAZIL ENDS ITS ISOLATION
 
LATEST NEWS
By Heather Pringle
8 July 2014 11:45 am
 
Last week, Brazilian officials announced that an isolated Amazonian tribe took a momentous and potentially tragic step. Emerging from dense rainforest along theUpper Envira River in the state of Acre, Brazil, the group willingly approached a team of Brazilian government scientists on 29 June and made peaceful contact with the outside world. Officials suspect that the tribe fled illegal logging and drug trafficking in their traditional homelands in Peru. The meeting was Brazil's first official contact with an isolated Amazonian tribe in 20 years. Anthropologists remain deeply concerned about the tribe's future as it encounters novel diseases and resource-hungry outsiders. Many previous contacts have ended in
tragedy, as diseases such as influenza and whooping cough ravaged tribes.
Disponível em: http://news.sciencemag.org. Adaptado.
 
33. According to the text, the Word “uncontacted” means the tribe lives:
a) in contact with other people.
b) in a dense rainforest.
c) without contact with other people.
d) in the state of Acre, Brazil.
e) along the Upper Envira River.
34. In Portuguese the word “concerned” in the sentence “Anthropologists remain deeply concerned (...)” means:
a) preocupados. 
b) tranquilos.
c) omissos.
d) alegres.
e) felizes.
35. The word “meeting” in the sentence “The meeting was Brazil's first official contact with an isolated Amazonian tribe in 20 years.” Is
a) a verb.
b) an object.
c) a preposition.
d) an adjective.
e) a noun.
36. 
TEXTO
The global scandal of violence against children is a horror story too often untold. In investigating this issue, Human Rights Watch has found a disturbing but persistent theme – in every region of the world children suffer innumerable forms of violence, most often perpetrated by the individuals that are responsible for their safety and well-being.
Street children are often detained by police without sufficient cause, and are brutally interrogated and tortured in order to elicit confessions or information. Sometimes they are imprisoned in cells with adults or placed in juvenile and criminal correctional institutions where mistreatment is often part of the daily routine.
Seven or eight-year-old kids are recruited or kidnapped to serve as soldiers in armed conflict situations. Refugee children who are separated from their families become vulnerable to exploitation and sexual abuse.
Children as young as six years old are forced to work under extremely difficult conditions, as bonded laborers or in forced prostitution. They may be beaten for working too slowly, making mistakes, arriving late or simply as an instrument of intimidation. (…)
Even in schools, where education is supposed to be promoted, life in and outside the classroom may be intolerable. At the hands of peers and teachers, many students suffer under acts of abuse, sexual violence, harassment and discrimination because of their ethnicity, gender, sexual orientation, religion or social group.
Silence and inaction allow violence against children to continue. Children – particularly those most vulnerable – have few mechanisms for reporting violence. They may be reluctant to speak out for fear of reprisals. And because they are so young, their complains are usually not taken seriously. Even when reports are made or abuse is exposed, perpetrators are rarely investigated or prosecuted.
The Convention on the Rights of the Child, adopted by the United Nations in 1989, obliges governments to protect children from all forms of physical and mental violence. Since the adoption of the convention, many countries have made significant advances on this issue, such as the revision of domestic legislation. The next step towards finding a solution to this problem is to start facing violence against children as a global phenomenon which demands international responses.
PLATERO, Luciana e DONNINI, Lívia. All Set! Book 2. Boston: Heinly Cengage Learning, 2009. (Adaptado)
Pelo teor do texto, o título geral adequado que lhe deve ser atribuído é:
a) The global phenomenon of violence against people.
b) Violence and bullying in schools.
c) Street children and their problems.
d) Violation of children’s rights.
e) Violence against women.
37. Sobre os aspectos linguísticos do texto, analise os itens a seguir:
 
I. Often, sometimes e usually são advérbios de modo.
II. Child, life e phenomenon são substantivos de plural irregular.
III. Untold, mistreatment e innumerable têm prefixos de conotação negativa.
IV. Em ‘And because they are so young,’ o termo destacado intensifica o adjetivo young.
V. No último parágrafo, ‘this problem’ se refere a ‘signicant advances’.
 
Estão CORRETOS:
a) II, III e IV.
b) I, III e V.
c) I,II e IV.
d) III, IV e V.
e) II, III e V.
38.
Children usually live with their parents – but until what age? 20? 25?
Stephen Richardson, a social psychologist, studies the lifestyles of young people in Britain and the US. He says that today many young people live at home when they are 25 or older. They are happy to live with their parents, go out at night, and spend their money on cell phones and designer clothes. It’s not only university students, but also young people who have jobs and earn money.
In many other European countries, children leave home later. In Italy, for example 30% of men and 18% of women between 30 and 34 live with their parents. This week in Naples a judge decided that Giuseppe Andreoli, aged 70, must pay $ 950 a month to his ex-wife for their son Marco. Marco lives with his mother – but he’s not a child, he’s a 30-year-old lawyer!
OXENDEN, C. & outros. American English File. Ed. Oxford. New York, 2008.
According to the text 2,
 
1. Stephen Richardson is a student.
2. many 25-year-olds live with their parents.
3. they don’t like living with their parents.
4. in Italy 18% of 30-year-old men live with their parents.
5. Giuseppe Andreoli is a divorced man.
 
It is CORRECT only:
a) 2 and 5.
b) 3 and 4.
c) 1 and 5
d) 3 and 5.
e) 2 and 4.
FILOSOFIA
39. Leia o texto a seguir considerando a Ética e a Política no âmbito de construção dos indivíduos:
 
A verdade é filha legítima da justiça, porque a justiça dá a cada um o que é seu. E isto é o que faz e o que diz a verdade, ao contrário da mentira. A mentira, ou vos tira o que tendes, ou vos dá o que não tendes; ou vos rouba, ou vos condena.
(Pe. Antônio Vieira, Sermão da Quinta dominga de Quaresma)
 
Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que: 
a) a vida moral e a vida do poder prescindem de virtudes para sua condução.
b) a ética na esfera pública deve ilegitimar a verdade para a garantia na esfera privada de uma vida virtuosa.
c) a moralidade pública e a moralidade privada são categorias basilares para o encaminhamento da justiça no âmbito do poder.
d) A justiça dá a cada um o que é seu. Então, a verdade, sendo filha da justiça, dela tira o que tem e lhe dá o que não tem.
e) A dimensão autêntica da vida moral se resume a um ato de justiça e de verdade, deixando à margem a continuidade do agir moral.
40. Atente ao texto a seguir:
Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia, por volta do século VI (ou VII) a.C. Por meio de longo processo histórico, surge promovendo a passagem do saber mítico ao pensamento racional.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia, São Paulo, 2002, p. 73.
Sobre o texto, é CORRETO afirmar que:
a) os filósofos pré-socráticos são conhecidos, também, como os filósofos da natureza. A investigação filosófica nesse período se dirige à natureza.
b) a filosofia grega nasceu procurando desenvolver o conhecimento mitológico em contraste com o conhecimento racional.
c) na sua origem, o pensamento grego enfatiza o sentimento em contraposição à razão; o saber mítico privilegia a busca da sabedoria.
d) a fase inaugural da filosofia grega é conhecida como pós-socrática. Esse período enfatiza o estudo do homem como essencial.
e) na passagem do saber mitológico ao pensamento racional, o saber filosófico tem como fonte criadora de sentidos a fantasia, sem levar em conta a estupefação dos cidadãos.
41. Sobre a Cultura e o saber humano, considere o texto a seguir:
O simples saber é uma acumulação,a filosofia é uma unidade. O saber é racional e igualmente acessível a qualquer inteligência. A filosofia é o modo do pensamento que termina por constituir a essência mesma do ser humano.
 
Sobre esse assunto, analise os itens seguintes:
 
I. A ação humana se esgota na sua dimensão teórica e prática. O ilimitado do seu Ser constitui a essência mesma de seu saber racional.
II. A dimensão cultural do Ser humano tem um amplo conjunto de conceitos, valores e atitudes como constituintes da essência mesma do seu existir.
III. A dimensão cultural do Ser humano resulta da realização dos valores que o homem concretiza enquanto transforma e constrói o seu mundo. A filosofia tem papel fundante nesse processo.
IV. A essência mesma do ser humano é seu saber infinito no alcance de todas as reflexões na sucessão factual e existencial num certo espaço de tempo.
 
Estão CORRETOS:
a) I, II, III e IV.
b) apenas I, III e IV.
c) apenas II, III e IV.
d) apenas II e III.
e) apenas III e IV.
42. Leia o texto a seguir sobre a Filosofia e a Ética.
Toda a obra de Platão tem um profundo sentido ético. Três poderiam ser os eixos centrais, que comandam a ética platônica: primeiro, a justiça na ordem individual e social; segundo, a transcendência do Bem; terceiro, as virtudes humanas e a ordem política presididas pela justiça.
PEGORARO, Olinto. Ética dos maiores mestres através da história. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 25-26. (Adaptado).
 
O autor acima demarca alguns pontos singulares dos temas centrais da ética de Platão. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que
a) as virtudes humanas estão em conexão com a transcendência do bem e desvinculadas da ordem política, presidida pela justiça.
b) o sentido ético-político na filosofia de Platão prioriza a ordem individual em detrimento do plano social.
c) Platão defende um ideal ético, centrado na sabedoria, declinando da ordem política presidida pela justiça.
d) A justiça e o bem se realizam na ordem individual, e a virtude, na ordem política.
e) Na ética de Platão, a virtude é prática da justiça.
43. Sobre o saber filosófico e a reflexão, leia o texto a seguir:
 
O homem é o ser, que tem consciência de si mesmo; o ser que se põe a si mesmo como objeto. Possuindo a faculdade de debruçar-se sobre si mesmo, de introverter-se, assistindo como espectador às suas próprias vivências interiores, o homem é naturalmente levado a meditar sobre a natureza do seu ser, sobre a sua origem, sobre o seu destino, sobre o seu valor entre as coisas do universo.
MARTINS, José Salgado. Preparação à Filosofia, 1969, p. 5.
 
Com relação a esse assunto, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A reflexão filosófica é uma atitude crítica no enfrentamento da realidade; esse saber é o desejo de conhecer as raízes dessa realidade.
II. A atitude filosófica é de ordem reflexiva e assimila a realidade como óbvia e evidente.
III. O saber filosófico é uma atitude crítica e racional, tendo como característica básica a busca parcial do sentido último das coisas.
IV. O conhecimento filosófico tem como princípio a dimensão meditativa sobre a natureza, sendo assim um saber minimamente reflexivo.
V. A reflexão filosófica é a razão, que se expressa na sua dimensão crítica; comparece carregada de historicidade.
 
Estão CORRETAS apenas: 
a) I, II, III e IV.
b) I e V.
c) II e IV.
d) II, III e V.
e) III, IV e V.
44. A imagem abaixo mostra três dos principais indivíduos que fizeram parte da filosofia clássica. Acerca do assunto e com base nos seus conhecimentos é CORRETO afirmar que:
a) Os dois primeiros se distiguem do último, porque acreditam que o conhecimento se dá a partir de diálogos estabelecidos no plano que contempla a sensibilidade dos objetos
b) O último se distingue dos dois primeiros, porque se vale de um ser sobrenatural para comprovar a evidência do que se pega do segundo plano e é lançando para este.
c) O segundo focou na dialética para realizar um trabalho na Antiga Grécia que ficou marcada por “corromper os jovens”.
d) O primeiro acreditava na inteligibilidade do indivíduo, ou seja, na aquisição de um conhecimento puro e verdadeiro, como fonte única para alcançar o conhecimento no mundo das ideias
e) O último comprovou sua teoria a partir de um mundo que se baseia na razão e no plano metafísico das coisas.
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.png
image10.jpeg
image11.png
image12.png
image13.png
image14.jpeg
image15.jpeg
image16.jpeg
image160.jpeg
image17.png
image18.jpeg
image19.jpeg
image20.jpeg
image21.jpeg
image22.png
image1.png
image2.png
image3.jpeg
image4.jpeg
image40.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina