Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Imunologia
Prof. Esp. Caio Maia Nepomuceno
@Dr.CaioNepomuceno
DIAGNOSTICO Laboratorial em imunologia: VDRL e anticorpos anti-HIV.
SÍFILIS 
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) Doença sistêmica causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.
MANIFESTAÇÕES CLINICAS
Primária: Pequenas feridas nos órgãos genitais (cancro duro) que desaparecem espontaneamente e não deixam cicatrizes; gânglios aumentados e ínguas na região das virilhas;
Secundária: Manchas vermelhas na pele, na mucosa da boca, nas palmas das mãos e plantas dos pés; febre; dor de cabeça; mal-estar; inapetência; linfonodos espalhados pelo corpo, manifestações que também podem regredir sem tratamento, embora a doença continue ativa no organismo;
Terciária: Comprometimento do sistema nervoso central, do sistema cardiovascular com inflamação da aorta, lesões na pele e nos ossos.
A sífilis congênita — transmitida da mãe para o bebê na gestação — pode causar má-formação do feto, aborto espontâneo e morte fetal. Na maioria das vezes, porém, os seguintes sintomas aparecem nos primeiros meses de vida: pneumonia, feridas no corpo, alterações nos ossos e no desenvolvimento mental e cegueira.
TESTES DIAGNÓSTICOS
Teste não treponemico: VDRL - (Venereal Disease Research Laboratory) é um exame de sangue, que tem como objetivo diagnosticar a sífilis e fazer o acompanhamento de pacientes que sofrem com esse problema.
Testes treponêmico: Fta-Abs- (imunofluorescência indireta): São testes que detectam anticorpos contra antígenos do Treponema pallidum. Estes testes são qualitativos. Eles definem a presença ou ausência de anticorpos na amostra.
Não Reativo
Fracamente Reativo
Fortemente Reativo
Reativo
Fraco Reativo (Minimamente)
Fraco Reativo 
Não reativo
Determinação Qualitativa de Anticorpos Anti-HIV
AIDS: Uma doença causada pela infecção com HIV caracteriza-se por profunda imunossupressão acompanhada por infecções oportunistas e tumores malignos, degeneração do SNC;
HIV: HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo.
Tratamento: Não há cura, mas há tratamento! O tratamento é realizado por meio da administração de medicamentos ao paciente, em sua maioria os antirretrovirais
Transmissão: Contato com secreções contaminadas, compartilhamento de seringas, banco de sangue, transmissão vertical;
Diagnóstico: É feito a partir da coleta de sangue venoso ou digital (ponta do dedo), para realização de testes rápidos ou laboratoriais que detectam os anticorpos contra o HIV. Com os testes rápidos é possível obter um resultado em cerca de 30 minutos.
Leitura do Resultado
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.jpeg
image12.tmp
image13.tmp
image14.jpeg
image15.tmp

Mais conteúdos dessa disciplina