Logo Passei Direto
Buscar

6 fisicas das radiaçãos

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

1. QUANTO ÀS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS (OEM), ANALISE ASAFIRMATIVAS A SEGUIR:
I. UMA CARACTERÍSTICA IMPORTANTE DE QUALQUER ONDA É ACAPACIDADE DE TRANSPORTAR ENERGIA SEM NECESSARIAMENTETRANSPORTAR MASSA OU MATÉRIA. UMA OEM, COMO QUALQUEROUTRA ONDA, TRANSPORTA ENERGIA AO SE PROPAGAR E, QUANDOENCONTRA OBJETOS, PODE TRANSFERIR ENERGIA A ELES.
II. UMA ONDA ELETROMAGNÉTICA É FORMADA POR CAMPOSELÉTRICOS E MAGNÉTICOS VARIÁVEIS.
III. AS VÁRIAS FREQUÊNCIAS POSSÍVEIS DE ONDASELETROMAGNÉTICAS CONSTITUEM UM ESPECTRO, DO QUAL UMAPARTE CONSTITUI A LUZ VISÍVEL.
ESTÁ CORRETO O QUE SE AFIRMA EM: D) I, II e III.
1. ATÉ A SUA VISÃO CONTEMPORÂNEA, A NATUREZA DA LUZ FOIFRUTO DE MUITAS INDAGAÇÕES, PESQUISAS ROBUSTAS EDISCUSSÕES, POR DIVERSOS PERSONAGENS LENDÁRIOS ECIENTISTAS BRILHANTES, AO LONGO DE APROXIMADAMENTE 150ANOS. FORAM MUITAS AS DIVERGÊNCIAS ENCONTRADAS NAS OBRASDESSES CIENTISTAS. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTACORRETAMENTE A VISÃO CONTEMPORÂNEA SOBRE A NATUREZA DALUZ.
B)
Em 1900, Max Planck propõe que a luz (visível ou não) tem sua energia distribuída em “pacotes” (quantum de energia) para explicar a irradiação de um corpo negro. No início do século XX, Albert Einstein utiliza o conceito de quantum para explicar o efeito foto elétrico, demonstrando que a natureza da luz é muito mais complexa do que se imaginava e que não é possível dissociar a característica ondulatória da característica corpuscular da luz. A luz, bem como todas as ondas eletromagnéticas, apresenta um comportamento dual (partícula-onda).
2. AO FINAL DO SÉCULO XIX, CIENTISTAS DESCOBRIRAM FENÔMENOSQUE A FÍSICA CLÁSSICA NÃO CONSEGUIA EXPLICAR. A INQUIETAÇÃOEM RESOLVER AS INCONSISTÊNCIAS ENTRE OS FENÔMENOSOBSERVADOS E A TEORIA CLÁSSICA LEVOU OS CIENTISTAS ABUSCAR NOVAS TEORIAS, PROPORCIONANDO GRANDESREVOLUÇÕES NA FÍSICA, QUE CRIARAM UMA MUDANÇA DEPARADIGMA, COMO O SURGIMENTO DA MECÂNICA QUÂNTICA.
NESSE CONTEXTO, ANALISE AS AFIRMATIVAS A SEGUIR:
I- O RESULTADO QUE FICOU CONHECIDO COMO
“CATÁSTROFEULTRAVIOLETA”
REFERE-SE À LEI DE RAYLEIGH-JEANS, QUECONCORDAVA COM O ESPECTRO DE EMISSÃO DE RADIAÇÃO DECORPO NEGRO PARA PEQUENOS COMPRIMENTOS DE ONDA,ENQUANTO FALHAVA NA REGIÃO DE COMPRIMENTOS DE ONDAS
MAIORES.
II- O PROBLEMA CONHECIDO COMO
“CATÁSTROFE ULTRAVIOLETA”
FOI SOLUCIONADO PELO FÍSICO TEÓRICO MAX PLANCK POR MEIO DESEU POSTULADO DE QUANTIZAÇÃO DE ENERGIA: “UM OSCILADOR DEFREQUÊNCIA Ν SÓ PODERIA EMITIR OU ABSORVER ENERGIA EMMÚLTIPLOS INTEIROS DE UM QUANTUM DE ENERGIA”.
III- NA TEORIA DE PLANCK, A QUANTIDADE MÍNIMA DE ENERGIAEMITIDA, CHAMADA DE QUANTUM, É DADA POR HΝ, EM QUE Ν É AFREQUÊNCIA DE RADIAÇÃO E H É UMA NOVA CONSTANTE UNIVERSAL,A CONSTANTE DE PLANCK.
IV- OS “PACOTES DE ENERGIA” PODEM ASSUMIR VALORES DADOSPOR E = NHΝ, EM QUE Ν É A FREQUÊNCIA DE RADIAÇÃO, H É ACONSTANTE DE PLANCK E N É UM NÚMERO INTEIRO POSITIVO PAR(0,2,4,6,...).
C) As alternativas II e III estão corretas.
1. COM RELAÇÃO AOS TUBOS DE RAIOS X, TODOS OS ITENS A SEGUIRSÃO VERDADEIROS, EXCETO:
B) Os elétrons viajam do ânodo para o cátodo.
2. A DIFRATOMETRIA DE RAIOS X CORRESPONDE A UMA DASPRINCIPAIS TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE ESTRUTURAS EMMATERIAIS CRISTALINOS. A RESPEITO DESSA TÉCNICA, É CORRETOAFIRMAR QUE: As condições para que ocorra a difração de raios X são expressas pela lei de Bragg.
1. RADIOATIVIDADE É A TRANSFORMAÇÃO ESPONTÂNEA DO NÚCLEO ATÔMICO DE UM NUCLÍDEO PARA OUTRO.
SOBRE RADIOATIVIDADE, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A mudança de um núcleo (pai) para outro (filho) é chamada transmutação.
2. O NÚMERO DE DESINTEGRAÇÕES RADIOATIVAS POR UNIDADE DE TEMPO DE UMA AMOSTRA DE IODO ÉPROPORCIONAL AO NÚMERO DE ÁTOMOS DE IODO PRESENTES NA AMOSTRA NAQUELE DADO MOMENTO.SUPONDO QUE A CONSTANTE DE PROPORCIONALIDADE Λ SEJA IGUAL A 0,0117 DIAS -1
QUAL É, APROXIMADAMENTE, O NÚMERO DE DIAS PARA QUE O NÚMERO DE ÁTOMOS DE IODO SEJA REDUZIDOA 1/10 DO SEU VALOR ORIGINAL.
C) 196,8 dias
1. ERNEST RUTHERFORD E FREDERICK SODDY DEMONSTRARAM QUE A EMISSÃO DAS PARTÍCULAS ALFA EBETA ENVOLVIAM TRANSMUTAÇÃO DE ELEMENTOS, OU SEJA, A TRANSFORMAÇÃO DE UM ELEMENTO EMOUTRO. NO DECAIMENTO RADIOATIVO, QUANDO O NÚCLEO RESULTANTE FILHO POSSUI UMA UNIDADEATÔMICA MENOR QUE O NÚCLEO ORIGEM PAI, É CORRETO AFIRMAR QUE SE TRATA DE UMA EMISSÃO: Beta mais- β+ (pósitron)
2. EM RELAÇÃO ÀS PARTÍCULAS ALFA, ANALISE AS AFIRMATIVAS ABAIXO.
I. PARA QUE OCORRA O DECAIMENTO ALFA, O VALOR DA ENERGIA DE DESINTEGRAÇÃO (Q) DEVE SERPOSITIVO.
II. DEVIDO À CONSERVAÇÃO DO MOMENTO LINEAR, COMO A MASSA DO NÚCLEO FILHO É MUITO MAIOR DO QUEA DA PARTÍCULA ALFA, ELA CARREGA QUASE TODA A ENERGIA CINÉTICA.
III. A EMISSÃO DE PARTÍCULAS DO NÚCLEO POR DECAIMENTO ALFA (Α) ACONTECE QUANDO OS NÚCLEOS DEÁTOMOS INSTÁVEIS SÃO EXTREMAMENTE PESADOS.
D) I, II e III.
1. OS PRINCIPAIS MODOS DE INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA (RAIOS X EGAMA) COM A MATÉRIA, EXCLUINDO AS REAÇÕES NUCLEARES, SÃO:
Efeito fotoelétrico, efeito Compton e produção de pares.
2. SOBRE A INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA COM A MATÉRIA, ASSINALE AALTERNATIVA CORRETA:
O fóton no efeito Compton é espalhado por um elétron de baixa energia de ligação, que recebe somente parte de sua energia, continuando sua sobrevivência dentro do material em outra direção. Como a transferência de energia depende da direção do elétron emergente e esta é aleatória, de um fóton de energia fixa podem resultar elétrons com energia variável, com valores de zero até um valor máximo.
1. AS INTERAÇÕES DAS PARTÍCULAS CARREGADAS COM A MATÉRIA OCORREM A PARTIRDE DIFERENTES MECANISMOS NOS QUAIS AS PARTÍCULAS CARREGADAS PODEMINTERAGIR COM A NUVEM ELETRÔNICA, COM O ÁTOMO COMO UM TODO. ASSINALE AALTERNATIVA QUE DESCREVE CORRETAMENTE A INTERAÇÃO DE PARTÍCULACARREGADA COM A MATÉRIA:
D) Na colisão inelástica com o elétron fortemente ligado (colisão forte), pode haver grande perda da energia da partículae ionização do átomo.
1. ______________ É A SOMA DE TODAS AS CARGAS ELÉTRICAS DE TODOS OS ÍONS DE MESMO SINAL,PRODUZIDOS NO AR, QUANDO TODOS OS ELÉTRONS LIBERADOS PELOS FÓTONS NUM ELEMENTO DE VOLUMEDE AR DE MASSA DM SÃO COMPLETAMENTE ABSORVIDOS.
ASSINALE A ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE A LACUNA: C) Exposição
2. __________________ É A RELAÇÃO ENTRE A ENERGIA DE CEDIDA PELOS ELÉTRONS AO MEIO EM UMELEMENTO DE VOLUME DE MASSA DM.
ASSINALE A ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE A LACUNA: Dose absorvida
1. TRATANDO-SE DE GRANDEZAS DE PROTEÇÃO E OPERACIONAIS, A ICRP 103 E A CNEN-NN-3.01 RECOMENDAMQUE A DOSE EFETIVA MÉDIA ANUAL NÃO DEVE EXCEDER 20MSV EM QUALQUER PERÍODO DE CINCO ANOSCONSECUTIVOS, NÃO PODENDO EXCEDER EM NENHUM ANO A DOSE DE: C) 50mSv
2. DE ACORDO COM AS GRANDEZAS DE PROTEÇÃO E OPERACIONAIS DESCRITAS NESTE MÓDULO, É CORRETOAFIRMAR QUE:
E) Dose equivalente é a expressa por HT=ΣW RD T,R , em que D T,R é a dose absorvida média no órgão ou tecido e W R é o fator de ponderação da radiação R. A unidade, no sistema internacional, é o sievert (Sv).