Prévia do material em texto
INSTITUIÇÃO mARIA GEANE FERREIRA PINTO OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA A QUALIDADE DE VIDA IPUEIRAS – CE 2019 mARIA GEANE FERREIRA PINTO OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA A QUALIDADE DE VIDA Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado(a) em Educação Física, pela Universidade xxxxxxxxx, sob orientação do professor UOSTO. IPUEIRAS - CE 2019 AGRADECIMENTO Agradeço.... RESUMO O presente trabalho fere-se aos benefícios da atividade física para a qualidade de vida. O benefícios do exercício físico regular são expressivos para serem ignorados e independem de idade, sexo ou capacidade física. A atividade física é essencial para prevenir e reduzir os riscos de muitas doenças, bem como para melhorar a saúde física e mental. Manter o corpo em movimento pode até mesmo ajudá-lo a viver mais tempo, segundo uma pesquisa publicada no American Journal of Preventative Medicine. O estudo indica que o exercício regular é capaz de acrescentar até cinco anos de vida. Ele também mantém você em forma para desfrutar do lazer com segurança. Além disso, o exercício pode ajudar a prevenir o excesso de peso ou a manter a perda dele. É bastante lógico: quando você se envolve em atividades físicas, queima calorias. Quanto mais intensa ela for, maior será essa queima. Não bastasse isso, exercitar-se ajuda a prevenir ou controlar uma ampla gama de problemas de saúde. É o caso do acidente vascular cerebral, síndrome metabólica, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer. A revista médica The Lancet lançou uma série de estudos que atribuem resultados positivos à atividade física: melhora na qualidade de vida e sono, redução do estresse e maior relacionamento e conexão social. Os estudos alertam ainda que a falta de movimentação está associada ao risco aumentado de ansiedade, estresse e depressão. Fazem ainda uma afirmação bastante impactante. Eles sugerem que o estilo de vida sedentário, tão comum em nossa cultura, chega a ser mais mortal do que fumar – chamando a atenção ainda para o fato de que 6% a 10% das doenças não transmissíveis do mundo são causadas por inatividade física. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendável praticar exercícios 150 minutos por semana. Os diversos benefícios da atividade física já não são segredo para ninguém. Quando um indivíduo abraça essa prática, é possível desfrutar de uma série de vantagens para sua saúde e qualidade de vida seja no âmbito pessoal ou profissional. Mas, infelizmente, nem todos investem na ideia, principalmente após a chegada da tecnologia, que, de forma indireta, incentiva a população a levar uma vida mais sedentária. Por essa razão, é de extrema importância que as empresas realizem, frequentemente, campanhas para promover a prática regular de exercícios físicos, como uma maneira de manter o bem-estar de seus funcionários. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 Prevenindo doenças com os exercícios físicos.....................................................................4 2 Benefícios da atividade física..................................................................................................5 2.1 Benefícios da atividade física na terceira idade....................................................................5 3 Relação entre riscos e benefícios da atividade física 6 4 Incentivo à prática de atividade física......................................................................................8 Referências 8 INTRODUÇÃO A origem da Educação Física surgiu a milênios antes da nossa era, havia uma única preocupação: a sobrevivência. O desenvolvimento físico e o ganho de massa muscular do homem primitivo surgiram de uma evolução praticamente natural, já que o ambiente era selvagem e as ameaças, constantes. E era assim que as primeiras espécies praticavam esportes, sem sequer perceber: era uma forma de sobreviver, caçar e evitar virar alvo fácil para seus predadores. Para isso, foram obrigados a aprender a andar, correr, pular, rastejar, subir em árvores, carregar pesados objetos e até mesmo lutar. Com a queda do Império Romano, no século V, algumas civilizações desapareceram em meio às batalhas. Essa condição impunha a necessidade de preparar-se para o que estava por vir, de modo a sair ileso das lutas. E foi durante a preparação para atuar nessas guerras que o homem passou a adotar rotinas de treinamento mais estruturadas. Os treinos de corrida, caminhada e saltos continuaram a existir, mas agora em terrenos menos acidentados e em busca da preparação para um objetivo, aprendiam a carregar objetos pesados e manejar as armas. Além das formações militares, gregos e romanos também foram passando a celebrar a beleza do corpo e colocar o treinamento físico como parte essencial de sua rotina. Foi aí que a citação latina "Mens sana in corpore sano" (Tenha uma mente saudável em um corpo saudável) passou a fazer todo o sentido. O cuidado com a forma física começava a tornar-se um estilo de vida. No período do Renascimento, que aconteceu entre os anos 1300 e 1600, trouxe também uma nova perspectiva relacionada ao corpo. Ele passou a ser visto do ponto de vista anatômico e biológico, com maior ênfase para a saúde. O médico espanhol Cristóbal Méndez publicou, em 1553, "El libro do exercício corporal y sus provechos" (O livro do exercício físico e seus benefícios - em tradução livre). A obra foi considerada a primeira dedicada inteiramente a prática esportiva. Mais tarde, em 1569, era a vez do italiano Jeronimus Mercurialis publicar também uma obra relacionada ao tema "De arte gymnastica" (A arte da ginástica - em tradução livre). Esse, entretanto, era mais voltado à medicina esportiva. A partir daí, outros autores foram surgindo, pelo mundo todo. Prova disso é o grande número de publicações relacionadas ao tema que existem hoje. Com a Revolução Industrial, iniciada aproximadamente em 1760, veio para marcar a transição entre os processos manuais e a utilização de máquinas para realizar trabalhos. Com o passar do tempo, grande parte das atividades, antes atribuídas à força física do homem, passaram a ser desempenhadas por equipamentos específicos. Com isso, o homem foi se tornando mais sedentário. Daí surgiu a necessidade de exercitar-se intencionalmente. Com o passar dos anos foi visto que a prática de exercício físico traz muitos benefícios para a saúde. importância do exercício físico Realizar exercícios físicos é indicado para todos indivíduos. No entanto, não são todas as pessoas que conseguem seguir essas recomendações fato que pode levar ao sedentarismo e comprometer, significativamente, a saúde. Além das máquinas que tomaram conta do serviço braçal, tem o avanço da tecnologia, é um cenário que tem se agravado ainda mais em nosso dia a dia. Serviços como de streaming, jogos eletrônicos e smartphones fazem com que as pessoas passem mais tempo conectadas ao universo on-line, deixando de lado as práticas esportivas ou qualquer outra atividade capaz de manter o corpo em movimento. De acordo com um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde, em 2018, um em cada quatro adultos apresenta características de sedentarismo. Já outra pesquisa, elaborada no mesmo ano pelo Ministério da Saúde, indica que a maioria das doenças que mais matam no país são originárias de um estilo de vida nada saudável. O uso de medicamentos, a má alimentação, o excesso de trabalho e a falta de exercícios físicos são alguns dos fatores que influenciam o índice de morte causada por doenças entre os brasileiros. Das complicações, podemos destacar o câncer, os problemas cardiovasculares, doenças respiratórias e demais condições que afetam o fígado. Em um primeiro momento, o estilo de vida sedentário pode até parecer inofensivo, mas ele é o principal causador da obesidade que, consequentemente, está relacionada ao surgimento de doenças crônicas,sendo a hipertensão arterial, o colesterol alto, a osteoporose e a diabetes bons exemplos delas. Fora isso, os grandes índices de gordura também fazem com que o corpo permaneça em constante estado pré-inflamatório, produzindo, assim, determinadas citocinas capazes de inibir a ação dos receptores de insulina, localizados nos tecidos-alvo. Como resultado, o organismo sofre um quadro de resistência à insulina, o que causa a temida diabetes do tipo II. 3 PREVENÇÃO DE DOENÇAS COM OS EXERCÍCIOS FÍSICOS Com a prática de atividade física regular, previne que o indivíduo desenvolva uma série de doenças. Diferentemente do que se imagina, não é preciso ser um atleta, de fato, para fugir do sedentarismo. Pelo contrário: ainda de acordo com a OMS, para ser considerado um indivíduo fisicamente ativo, é preciso praticar somente 150 minutos de exercícios semanalmente. Tais atividades ainda podem ser divididas em três dias da semana, apresentando sessões de, no mínimo 10 minutos. Esta é, inclusive, uma excelente oportunidade para que os gestores implementem aulas de curta duração dentro do ambiente de trabalho. Muitas pessoas fisicamente ativas afirmam que continuam a manter o corpo em movimento, porque um dos grandes benefícios da atividade física é a melhora do estado psicológico. Dentre as principais mudanças obtidas, elas relatam menos ansiedade e depressão, mais autoconfiança e maior capacidade de lidar com o estresse doméstico e profissional. Não se sabe quão frequentemente esses benefícios ocorrem quando pessoas sedentárias passam a se exercitar, tampouco há qualquer conhecimento a respeito de como elaborar um programa de exercícios para aumentar ao máximo os efeitos psicológicos positivos. Além disso, ainda não foi estabelecido se há ou não uma base biológica para a melhora dos sintomas relativos ao estresse. As explicações propostas são a redução nas catecolaminas circulantes produzidas pelo exercício e o aumento agudo nas betaendorfinas, que ocorre após o exercício rigoroso. Independentemente do mecanismo, pessoas submetidas a altas cargas de estresse devem ser motivadas a participar de um exercício de sua escolha. Segundo a Academia Americana de Médicos de Família (AAFP), mais de 75% das consultas médicas são, de alguma forma, relacionadas ao estresse. Como muitas das situações que provocam estresse são inevitáveis, o ser humano vive em busca de relaxamento mental e físico que o conduza a liberar suas tensões diárias provocadas por causas diversas. O que os estudos mostram? Segundo Guiselini, recentes pesquisas têm dado uma importância significativa à prática regular de atividade física como uma maneira de combater o estresse. A parte do cérebro que nos permite fazer exercícios, o córtex motor, está localizada somente a alguns milímetros da parte cerebral que controla as emoções e os pensamentos. Essa proximidade pode significar que, quando o exercício estimula o córtex motor, ocorre um efeito paralelo sobre a cognição, a emoção ou o estado psicológico. Em uma revisão de estudos com, aproximadamente 1.500 indivíduos, os que mostravam aptidão aeróbica também apresentavam uma resposta da reatividade reduzida frente a uma ampla variedade de situações estressantes. Em outro estudo, com 278 administradores de 12 corporações diferentes e duração de quatro anos, verificou-se que a atividade física tinha um efeito de tamponamento sobre a relação entre os eventos da vida e as doenças. Em outras palavras, administradores de corporações ativos apresentam menos problemas com saúde decorrentes do estresse do que os inativos. O estresse é, geralmente, consequência da forma como enfrentamos as adversidades. A atividade física melhora a saúde psíquica, pois há um maior sentimento de controle e autoconfiança, mais interação social e elevação dos opiáceos corporais. O estudo ainda revelou que apresentar bom poder aeróbico não está diretamente relacionado a um menor nível de estresse, e, percentualmente, indivíduos com alta capacidade aeróbica podem ter níveis altos de estresse. Aprofundando nos estudos da área A vigilância à saúde, modelo de atuação fundamental no campo da saúde ocupacional, deverá seguir a lógica das decisões baseadas em evidências. O paradigma “physical activity-health” (atividade física-saúde) é uma ideia baseada em muitos conceitos e premissas bem estabelecidas cientificamente. Como se sabe, o paradigma é validado por relativa consistência dos dados e de diferentes tipos de estudos específicos. Eles indicam, neste caso, que, em geral, os indivíduos com hábitos de vida mais ativos estão associados a melhores condições de saúde. Os benefícios biológicos e psicológicos atribuídos ao exercício físico são extremamente variados e diferem substancialmente quanto à documentação científica. Algumas dessas vantagens foram definitivamente estabelecidas e podem ser obtidas por qualquer pessoa que se exercite de forma apropriada e queira melhorar sua capacidade aeróbica. Outros benefícios da atividade física, frequentemente apontados pelos defensores dos exercícios, normalmente não ocorrem, sendo que, por vezes, é dada uma orientação imprópria que pode colocar os pacientes em risco. Embora a ideia de que o exercício físico pode promover a saúde não seja nova, muitos dos detalhes relativos a benefícios específicos para a saúde e necessidade de exercícios ainda não são muito discutidos e permanecem sob investigação. Diferentes associações de saúde no mundo (como o American College of Sports Medicine, os Centers for Disease Control and Prevention, a American Heart Association, o National Institutes of Health, o US Surgeon General e a Sociedade Brasileira de Cardiologia, entre outras) recomendam a prática regular de atividades físicas para a prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares, além de outras complicações crônicas. 2 Benefícios da atividade física Ao realizar uma atividade física, é possível notar que essa prática é responsável não somente por aumentar a qualidade de vida do indivíduo, como também melhorar os níveis de estresse. Entre as suas principais vantagens, podemos ressaltar: · redução da tendência à depressão; · aumento da sensação de energia não somente para o trabalho, mas também para aproveitar o tempo livre; · auxílio na realização das atividades diárias, eliminando o cansaço e aumentando, assim, a produtividade; · ajuda a dormir e a repousar melhor; · melhora da autoimagem. A prática de exercícios físicos sejam eles quais forem, traz muitos benefícios para quem pratica. O exercício físico associado a uma boa alimentação e uma dieta equilibrada são essenciais para manter o bom funcionamento do nosso corpo. O fato é que todo o mundo sabe disso, já é mais que comprovado os benefícios do exercício físico. No entanto, nem todo mundo pratica, e são várias as desculpas (sim, desculpas, porque para quem quer não há empecilho que o pare) dadas como falta de tempo, preguiça, falta de incentivo, entre outros. OS BENEFÍCIOS SÃO: · Queima de calorias – Para quem quer perder peso, ou mesmo manter, a atividade física é essencial, pois ela queima calorias durante e também depois dos exercícios. · Melhora a imunidade – Os exercícios físicos mantêm o seu corpo mais ativo, e menos susceptível a certas doenças, como a gripe. · Aumenta a força, resistência e a flexibilidade física – Alguns exercícios como a musculação, bicicleta e futebol fortalecem os músculos, já outros como a ginástica dão flexibilidade e habilidade, enquanto correr, nadar e caminhar aumentam a sua resistência. · Aumenta a produtividade no trabalho – Os exercícios físicos dão energia e disposição para executar as rotinas normais de trabalho, além de aumentar a sua concentração. · Reduz o risco de doenças cardiovasculares – Uma vez que diminui a pressão sanguínea e melhora os níveis de colesterol. · Aumenta a expectativa de vida – quem pratica esportes, como vimos, correm menos risco de sofrer problemas cardíacos. E uma vez que praticado com frequência, melhora a qualidade de vida nas idades mais avançadas. · Reduz o risco de depressão– A prática do exercício físico faz com que seja liberada endorfina – hormônio responsável pela sensação de bem estar. · Melhora a qualidade do sono – Para compensar o esforço durante o exercício físico o corpo precisa descansar, com isso você terá uma noite de sono muito mais tranquila. · Melhora a sua mobilidade – Como o nosso corpo se mantêm ativo ganhamos uma maior Independência de movimentos. · Diminui os riscos de câncer de mama – A atividade física diminui os níveis de estrogênio, que é um hormônio intimamente ligado ao câncer de mama. · Combate as doenças dos ossos – Os exercícios fortalecem a massa óssea devido ao impacto promovido pelas atividades, combatendo assim a osteoporose. · Previne a diabetes – Os exercícios regulam a produção de insulina, contribuindo assim para a prevenção da diabetes. · Aumenta a libido – Uma vez que as atividades aumentam a autoestima e o condicionamento físico, isso faz com que aumente também a libido e a performance sexual. · Aprimora a memória – Fazer exercícios físicos estimula a formação de novas células cerebrais e fortalece a ligação entre elas. Essas áreas estimuladas são responsáveis pela memória e pela concentração. · Ajuda a largar o cigarro – Quem malha presta menos atenção aos anúncios de cigarro e por isso está mais propenso a largar o vício. 2.2 Benefícios da atividade física na terceira idade Além de ser extremamente recomendada para os indivíduos que estão no mercado de trabalho, a atividade física é uma prática quase que obrigatória para quem faz parte da terceira idade. Como se sabe, todo ser humano acabará passando pelo processo de envelhecimento — uma transformação progressiva e que não conseguimos controlar. O ideal é que o cidadão invista em um envelhecimento com qualidade de vida, sempre mantendo em equilíbrio o lado biológico com o psicológico. Se, antes, envelhecer era sinônimo de “fim da vida”, hoje, esse cenário mudou. De uns tempos para cá, e após conhecer os benefícios da atividade física, muitos idosos estão procurando manter o corpo em constante movimento. Ao seguir essa ideia, é possível deixar em dia todos os sistemas presentes no organismo e, inclusive, minimizar diferentes efeitos típicos da terceira idade. Além de uma melhora extremamente relevante na qualidade de vida e bem-estar, existem alguns benefícios da atividade física para idosos que merecem ser destacados. Dentre eles, estão o aumento da condição física, a possibilidade de se manter independente por mais tempo, o controle das transformações que ocorrem durante essa fase e a prevenção da limitação das funções. De todas, a grande vantagem que essa prática proporciona na terceira idade é a manutenção dos chamados sistemas fisiológicos por um período mais longo, evitando, assim, a sua diminuição rapidamente — fato este que ocorre mais frequentemente entre os indivíduos sedentários. Em relação ao lado emocional, esse tipo de prática afeta alguns neurotransmissores presentes no cérebro e, com isso, é capaz de causar efeitos bem similares aos remédios antidepressivos. Os exercícios físicos também são responsáveis por liberar dopamina e serotonina no organismo, dois elementos conhecidos por proporcionar a sensação de prazer e felicidade aos indivíduos. Seguindo esse estilo de vida, o idoso poderá ter um grande bem-estar físico e mental, além de maior autoestima e disposição para não se isolar socialmente. 3 Relação entre riscos e benefícios da atividade física Os malefícios do sedentarismo superam em muito as eventuais complicações decorrentes da prática de exercícios físicos. Isso significa que há uma interessante relação risco/benefício. A íntima relação entre ventilação, circulação e metabolismo durante o exercício é clara: · os pulmões recebem mais ar e difundem uma quantidade maior de oxigênio no sangue; · o coração aumenta de tamanho e pode bombear mais sangue por batimento. O órgão também bate mais lentamente em repouso ou durante o exercício; · os músculos que utilizam o oxigênio para produzir energia adquirem tônus e podem queimar mais combustível, especialmente gordura. As controvérsias conceituais quanto aos benefícios de saúde que podem ser obtidos pela prática do exercício físico devem ser levadas em conta pelo profissional da área. Há que se considerar a absolutamente desmotivadora recomendação de correr 8 ou 10 km, 3 ou 6 vezes por semana, para que os resultados sejam mais significativos. 4 Incentivo à prática de atividade física A medicina e a ciência do esporte, com seus médicos, preparadores físicos, técnicos esportivos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, devem combater o sedentarismo. É preciso conscientizar as pessoas a esse respeito e estimular o incremento da exercício físico, seja por meio de atividades formais ou informais. Os governos devem considerar a atividade física como questão fundamental de saúde pública. As empresas, por sua vez, precisam contribuir para a redução da incidência do sedentarismo e a massificação da prática orientada de exercícios físicos, principalmente por meio dos serviços de saúde ocupacional. A implantação de programas de qualidade de vida no trabalho não deverá existir apenas para atender a obrigações legais ou por rotinas internas. É imprescindível exigir que o direito à qualidade de vida seja socializado. A prática de exercícios físicos regulares pode combater epidemias de doenças cardiovasculares, obesidade e o aumento dos gastos com saúde pública. As mais recentes recomendações de saúde pública — de se acumular cinco sessões semanais de 30 minutos de atividades moderadas por dia — podem dar um implemento à capacidade física da maioria da população, considerando a alta prevalência de sedentarismo na sociedade e a dificuldade de mudança radical do hábito. Uma maneira de atingir esse padrão é a caminhada acelerada de 3,2 km diariamente. A aptidão física, relacionada ao desempenho motor, deverá ser direcionada aos atletas. Aquela relacionada à saúde, por sua vez, precisará estar diretamente ligada a toda a população. A adoção de um estilo de vida mais ativo trará enorme benefício para a saúde pública e o bem-estar individual. Um estilo de vida mais ativo não requer um programa de exercícios vigorosos e padronizados. Ao contrário: pequenas alterações na rotina do dia a dia e que aumentam a atividade física permitem que os indivíduos reduzam os riscos de doenças crônicas e podem contribuir para melhorar a qualidade de vida. O sedentarismo não parece ser a única causa de qualquer doença importante, mas um estilo de vida fisicamente ativo melhora o estado geral de saúde e retarda muitos dos distúrbios funcionais que ocorrem frequentemente com o envelhecimento. A maioria dos adultos não é ativa o suficiente para assimilar os benefícios para a sua saúde. REFERÊNCIAS https://www.superprof.com.br/blog/conheca-a-origem-do-esporte/ http://www.itamed.com.br/saiba-a-importancia-da-atividade-fisica-na-qualidade-de-vida/ https://beecorp.com.br/blog/beneficios-da-atividade-fisica/ http://www.vidadequalidade.org/beneficios-do-exercicio-fisico/ 2 IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA CONTRA DOENÇAS (O ESTRESSE) Para começar, vamos falar da relação benéfica da atividade física no controle do estresse. Shakespeare, em Cymbeline, ato III, disse: “uma ou duas voltas eu andarei, para a minha mente acalmar”. O dicionário define “estresse”, em termos humanos, como sofrimento, adversidade, aflição. A palavra inglesa “stress” é simplesmente uma forma encurtada de “distress”, que significa aflição, angústia, sofrimento. Os cientistas têm dificuldade em definir estresse, pois se trata de um fenômeno subjetivo e que difere para cada indivíduo. Ou seja, todos nós reagimos a ele de forma diferente. E a incidência desse tipo de complicação no âmbito empresarial é alta. Em um estudo, realizado em 2002-2003, a International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) fez uma pesquisa junto a 1.000 profissionais. A partir das análises realizadas, foi constatado que 70% deles sofriam deníveis significativos de estresse ocupacional.