Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Estou desenvolvendo esse vídeo referente a atividade final da disciplina de Tópicos Avançados em Administração, em que discorrerei sobre um Case de Sucesso em que desde que decidido por sua implementação, em meados de 2008, inúmeras dificuldades foram encontradas, mas hoje, podemos verificar com clareza o quão acertada foi sua escolha.
Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa a “Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.
Já segundo Santos e Leal no encontro brasileiro de finanças em 2007, ressaltam que o conceito de governança corporativa não se restringe apenas às empresas que possuem capital aberto e são listadas em bolsa, mas se aplica a todas as empresas que buscam uma relação de transparência e confiança com as partes com que mantêm algum relacionamento. 
Dito isto, escolhi o Ceará Sporting Club, para apresentação do Case, primeiramente por se encaixar perfeitamente ao tópico do trabalho e segundo por está dentro de um mercado extremamente competitivo, mas mostrando que mesmo os times que não possuem as mesmas oportunidades que os times do eixo Rio e São Paulo, caso organizado de forma responsável, podem galgar patamares que para muitos seriam inalcançáveis. O Ceará, foi fundado em 2 de junho de 1914, em Fortaleza – Ceará, possui seu próprio estádio de futebol e conta com aproximadamente um milhão e cem mil torcedores.
O Ceará, está se tornando referencia em gestão de excelência, governança corporativa e transparência fiscal. Em 2008, começou um processo de restruturação do clube, pois só em dívidas trabalhistas a soma chegava a aproximadamente 10 milhões reais que resultava em inúmeros bloqueios de receitas o que dificultava ainda mais a gestão, a solução adotada foi buscar um acordo e renegociar as dívidas conseguindo com isso um abatimento de 40% sobre o valor total e parcelando o restante em 50 vezes.
Agora parafraseando o mandatário Alvinegro Evandro Leitão “Todo mundo pensa que o futebol é só aqueles 90 minutos, e é muito além daquilo ali, embora isso seja muito importante porque é a celebração do seu trabalho. A gente começou isso há 12 anos, degrau a degrau. Além do comprometimento, uma resiliência muito grande da direção.”. Em 2017 chegou a tão almejada série A do campeonato brasileiro e desde de 2015, vem apresentando saldo positivo em suas contas com aproximadamente 700 mil e incríveis 6 milhões em 2019.
E a gestão do Evandro Leitão e sua equipe vem acumulando sucesso atrás de sucesso, o último mais expressivo foi ano passado no aniversario de 106 anos da instituição e o lançamento de sua camisa comemorativa, que em apenas 3 dias de vendas bateu 1 milhão de faturamento na sua loja virtual.
Evidenciando com isso, a aplicabilidade da Governança Corporativa, em diversos tipos de organizações e estruturas, pois após longos anos de prejuízos e após uma drástica mudança de cultura organizacional, transparência das contábil e responsabilidade corporativa, finalmente conquistou o almejado superavit.

Mais conteúdos dessa disciplina