Prévia do material em texto
CARRPATOS
Telefone [Telefone]
Email: [endereço de email]
Web: [endereço Web]
ÁCAROS
UNEC - 2023
GRUPO: KEREN LOPES, VICTOR HUGO, TAMIRES SANTANA
CURSO DE ODONTOLOGIA
REFERÊNCIAS· SERGIPE, N. DE T. Quais orientações podem ser dadas pelo Agente Comunitário de Saúde a usuários com rinite
· FLECHTMANN, C. H. W. Ácaros de importância médico-veterinária. [s.l.] NBL Editora, 1973.
· FERLA, N. J.; MORAES, G. J. Ácaros predadores em pomares de maçã no Rio Grande do Sul. Anais da Sociedade Entomológica do Brasil, v. 27, p. 649–654, 1 dez. 1998.
· FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA TRABALHO FINAL DO 6oANO MÉDICO COM VISTA À ATRIBUIÇÃO DO GRAU DE MESTRE NO ÂMBITO DO CICLO DE ESTUDOS DE MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA MARIA INÊS PARECE PEREIRA RAPOSO ÁCAROS E ASMA ARTIGO DE REVISÃO ÁREA CIENTÍFICA DE PNEUMOLOGIA TRABALHO REALIZADO SOB A ORIENTAÇÃO DE: PROFESSOR DOUTOR ANTÓNIO SEGORBE LUÍS DRA. GRAÇA LOUREIRO. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/83512/1/tese%20%C3%A1caros%20SL%20IMPRIMIR.pdf>. Acesso em: 10 set. 2023.
· https://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/211-pag09.pdf
Visão Geral dos Programas 1
Introdução 2
O que incluir 2
Concentre-se no Que Você Faz de Melhor 2
Não se Esqueça da Missão 3
Deixe do Seu Jeito 4
Personalize quase que imediatamente 4
Nossos Produtos e Serviços 5
CASO CLÍNICO 1Ana Laura,paciente de 22 anos, universitária, com antecedentes pessoais e familiares de asma e rinite alérgica, teve quatro reaçoes anafiláticas no período de 20/07/2023 a 11/08/2023. Irritaçao na garganta e coceira foram os pródromos, que evoluíram com 3 ou mais dos seguintes sinais e sintomas em cada episódio: erupçao generalizada (urticária), opressao no peito, agitaçao, tosse seca, dificuldade respiratória, cianose, palpitaçao, cólicas, vômitos, diarreia, tontura, hipotensao e desmaio.
Na ocasião nem a mãe da paciente, nem o médico que atendeu no hospital conseguiram identificar a causa da reação alérgica.
Ao analizar a anamnese com mais detalhes o médico percebeu que as crises sempre ocorrem no quarto da paciente, esse fato alertou para uma possível existência de ácaros no local, o que seria o causador perfeito para os sintomas.
Ao realizar um exame de teste alérgico foi sim constatado a presença de ácaros na pele da paciente.
Para evitar que acontecesse uma nova reação alergia, a paciente foi submetida ao tratamento com medicação de alergias por via subcutânea e medição para via aérea para o tratamento da asma. Após os tratamentos realizados a paciente foi aconselhada a manter a limpeza do quarto sempre em dia e a deixar janelas sempre abertas para melhor ventilação do ambiente. Além da aspiração de colchões e realizar a troca das roupas de cama de semanalmente.
5
A patogenia do ácaro envolve a sua capacidade de se alimentar de células mortas da pele humana, causando irritação e inflamação. Eles também podem desencadear reações alérgicas em algumas pessoas, resultando em sintomas como coceira, erupções cutâneas e problemas respiratórios.
PATOGENIA
Os ácaros são encontrados em todo o mundo e são extremamente comuns em ambientes domésticos. Eles podem afetar pessoas de todas as idades, mas são mais comuns em crianças. A infestação por ácaros pode ser mais prevalente em áreas com clima quente e úmido.
EPIDEMIOLOGIA
CASO CLÍNICO 2
Paciente apresenta sintomas respiratórios, como espirros, coriza e congestão nasal, principalmente em ambientes fechados. Após análise clínica e testes de alergia, foi diagnosticado com alergia a ácaros. Foram recomendadas medidas preventivas, como manter a casa limpa e bem ventilada, lavar roupas de cama regularmente com água quente e evitar o contato com objetos ou ambientes infestados. O tratamento com medicamentos específicos também foi prescrito para controlar os sintomas.
O diagnóstico clínico do ácaro pode ser feito através da análise dos sintomas e histórico médico do paciente, além de exames físicos e testes específicos, como raspagem de pele, exame microscópico ou testes de alergia. É importante consultar um médico ou dermatologista para obter um diagnóstico preciso.
DIAGNOSTICO CLÍNICO
DIAGNOSTICO DIFERENCIAL
O diagnóstico diferencial do ácaro pode envolver a distinção entre outras condições que apresentam sintomas semelhantes, como dermatite de contato, eczema, alergias alimentares ou outras infestações de parasitas, como piolhos. Um médico ou dermatologista pode ajudar a realizar o diagnóstico diferencial adequado.
TRANSMISSÃO
Os ácaros são transmitidos por contato direto com pessoas ou animais infectados, além de objetos e ambientes infestados. Eles também podem ser transmitidos pelo ar através de partículas que contêm seus corpos e fezes.
PREVENÇÃO
Algumas medidas de prevenção de ácaros incluem manter uma boa higiene pessoal, lavar roupas de cama regularmente com água quente, aspirar a casa regularmente, evitar o acúmulo de poeira e manter uma boa ventilação nos ambientes.
SINAIS
Os sinais de infestação por ácaros podem incluir a presença de pequenos pontos pretos ou marrom-avermelhados nas roupas de cama, colchões ou estofados, além de possíveis reações alérgicas, como espirros, coceira nos olhos e congestão nasal.
TRATAMENTO
Além do tratamento medicamentoso, é importante lavar roupas de cama e estofados com água quente, aspirar regularmente a casa, manter uma boa higiene pessoal e evitar contato com objetos ou ambientes que possam estar infestados.
SINTOMAS
Os sintomas causados pelos ácaros podem variar, mas geralmente incluem coceira intensa na pele, erupções cutâneas, vermelhidão, inflamação, pequenas saliências ou bolhas na pele e sintomas respiratórios, como espirros, coriza e congestão nasal.
image3.jpeg
image4.png
image5.png
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.png
image7.svg
.MsftOfcThm_Accent1_lumMod_75_Fill {
fill:#739A28;
}