Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

Disciplina: Prática de Ensino Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Elabore um texto (de 20 a 25) linhas, apresentando os seguintes elementos:
- Apresentação da Metodologia de trabalho e da(s) competência(s) da BNCC.
- Análise crítica da metodologia apresentada, levando-se em conta as competências gerais da BNCC. 
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define as habilidades fundamentais que os alunos devem adquirir durante a educação básica, além de contemplar as 10 competências gerais. Essas competências incluem, entre outras, o desenvolvimento do pensamento crítico, a comunicação, a cultura digital, a criatividade, a resolução de problemas, o protagonismo e a responsabilidade. Elas visam promover uma formação integral dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e exercer sua cidadania de forma ativa e consciente. 
Com referência as competências da BNCC, falarei sobre a metodologia ativa, é bem interessante, pois ela coloca os alunos dos anos iniciais no centro e no processo de aprendizado, faz com que o aluno seja o protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem, sendo seu guia no seu processo educacional. Claro que para isso ocorrer os professores precisam de organização e sistematização para que tudo seja de acordo com o nível e os objetivos pedagógicos da aula, já que o foco seja eles mesmos, e não o professor. 
Dentre as metodologias ativas, temos a Gamificação, ela traz jogos para a sala de aula, seja no celular, que hoje em dia com o avanço da tecnologia é um grande aliado, jogos de tabuleiro, ou podem ser criados jogos conforme o plano de aula, motivando os alunos e tornando o ambiente de aprendizado mais divertido e desafiador. Ela também pode promover a colaboração, o pensamento crítico e a resolução de problemas, tornando o aprendizado mais envolvente e interativo.
Esse campo, pode ser trabalho de diversas formas, trazendo missões e desafios, onde o aluno constrói seu conhecimento de forma divertida.
Em conclusão, a gamificação na educação possui um potencial imenso, uma vez que promove o desenvolvimento de competências socioemocionais que são fundamentais para o aprendizado. Ela é cativante para os estudantes, pois aproveita comportamentos naturais do ser humano, como a competitividade, a socialização, o desejo de ser recompensado por um trabalho bem-feito e a sensação de vitória.
Referencias:
https://www.youtube.com/watch?v=XzLUcTLMqks
https://educacao.imaginie.com.br/metodologias-ativas/
https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/gamificacao-na-educacao/

Mais conteúdos dessa disciplina