Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

O óleo de soja é originário da extração da semente da soja e é o óleo mais consumido mundialmente. 
Seus beneficios são:
Bom custo benefício:
É uma das opções mais baratas que temos atualmente no mercado brasileiro, seu preço varia de 5 a 6 reais o litro atualmente. Seu valor baixo se da pela grande quantidade de soja plantada no país.
Pode ser uma opção saudável 
Em 2019 estudos de uma nova soja mostra que o óleo de soja pode ser mais saudável:
A nova soja editada geneticamente apresenta maior proporção de ácidos graxos monoinsaturados e, consequentemente, mais benéficos para a saúde. A oleaginosa apresenta 80% de composição lipídica em monoinsaturados. O constituinte aumentado na soja foi o ácido oleico (ômega-9).
Lembrando que os ácidos graxos essenciais são gorduras (lipídios) essenciais para todas as células do nosso corpo. Exercem funções importantes no organismo – incluindo a produção de energia, o transporte de gorduras do fígado para os tecidos do corpo, o crescimento normal das células.
Rico em gorduras saudáveis ​​para o coração:
O óleo de soja consiste principalmente em ácidos graxos poli-insaturados. Eles são um tipo de gordura saudável para o coração, estando associadas a vários benefícios.
De fato, estudos mostram que a troca de gorduras saturadas por gorduras poli-insaturadas na dieta pode estar ligada a um menor risco de doença cardíaca.
Ponto de fumaça alto:
O ponto de fumaça de um óleo é a temperatura na qual as gorduras começam a se decompor e oxidar. Isso resulta na formação de compostos nocivos e causadores de doenças. Eles são chamados radicais livres e podem causar estresse oxidativo no organismo.
O óleo de soja tem um ponto de fumaça relativamente alto de cerca de 230 ° C. Para referência, o azeite extra-virgem não refinado tem um ponto de fumaça de cerca de 191° C, enquanto o óleo de canola tem um ponto de fumaça de 220–230° C.
Dessa forma, o óleo de soja é uma boa opção para métodos de cozimento em alta temperatura, como assar, fritar e refogar. Isso porque pode suportar altas temperaturas sem quebrar.
Qual e a composição do óleo de soja?
O óleo de soja é uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais apresentando, em sua composição, 50 % de ácido linoleico e 7 % de ácido linolênico, além de 23,3 % de ácido oleico, tendo consequentemente, a função de baixar os níveis de colesterol no organismo.
Óleo de soja é insataurado (vegetal) e que sofre hidrogenização nas indústrias, por isso que a consistência dele não muda.
Reutilização:
O óleo de soja depois de ter sido utilizado na cozinha pode ser usado para a fabricação de Sabão. Quando reutilizamos um litro de óleo na produção do sabão, evitamos diretamente a contaminação de 25 mil litros de água limpa, podendo-se chegar a proteção de 1 milhão de litros, além de toda vida aquática envolvida, considerando-se que este óleo alcançaria o curso dos rios, espalhando-se por todo ambiente aquático segundo estudos feitos pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL).
Pode apoiar a saúde óssea
Apenas uma colher de sopa (15 ml) de óleo de soja contém 25 mcg de vitamina K, eliminando cerca de 20% do valor diário recomendado em uma única porção. Embora a vitamina K seja talvez mais conhecida por seu efeito na coagulação do sangue, ela também desempenha um papel vital na regulação do metabolismo ósseo.
Pesquisas mostram que a vitamina K é necessária para a síntese de proteínas específicas que são cruciais para a manutenção da massa óssea, como a osteocalcina.
De acordo com um estudo realizado com 2.591 pessoas, a menor ingestão de vitamina K foi associada à diminuição da densidade mineral óssea em mulheres.
Outro estudo de dois anos em 440 mulheres descobriu que tomar 5 mg de vitamina K diariamente estava associado a um menor risco de fraturas ósseas.
E também, O óleo de soja tem um sabor suave e neutro que pode se encaixar perfeitamente em quase qualquer receita que exija óleo de cozinha.
Bibliografia
Óleo de soja: usos, benefícios e desvantagens - eCycle. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/oleo-de-soja/>.
BIOTEC, P. Que tal um óleo de soja mais saudável? Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/oleo-de-soja-mais-saudavel/#:~:text=A%20soja%20mais%20saud%C3%A1vel>. Acesso em: 3 jul. 2023.
Redirect Notice. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.prorim.org.br/blog-artigos/o-que-sao-acidos-graxos-essenciais/%23:~:text%3DOs%2520%25C3%25A1cidos%2520graxos%2520essenciais%2520s%25C3%25A3o>. Acesso em: 3 jul. 2023.
BOBBIO, F. O.; BOBBIO, P. A. Introdução à Química de Alimentos. 2. ed. Editora: Livraria Varela. São Paulo, 1989. 223 p.
BOBBIO, F. O.; BOBBIO, P. A. Química do Processamento de Alimentos. 2. ed. Editora: Livraria Varela. São Paulo, 1992. 143 p.

Mais conteúdos dessa disciplina