Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Macroeconomia: economia geral
A macroeconomia, estuda: a teoria dos agregados e a teoria geral do equilíbrio e desenvolvimento, que por sua vez, estuda as teorias da moeda, das finanças públicas, das relações internacionais e do desenvolvimento.
Pensamentos econômicos:
· Teoria clássica:
Primeira escola moderna de pensamento econômico.
 Os mercados tendem a encontrar um equilíbrio econômico a longo prazo, ajustando-se a determinadas mudanças no cenário econômico.
Sem intervenção do governo.
1. Adam Smith
Um dos principais teóricos do liberalismo econômico.
 Deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. 
A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.
2. Tomas Malthus
Teoria Malthusiana: Relaciona o crescimento da população com a fome.
3. Jean Batiste Say
Toda renda recebida é consumida
Teoria de Say: Não existem as 
chamadas crises de "superprodução 
geral", uma vez que tudo o que é 
produzido pode ser consumido já 
que a demanda de um bem é determinada pela oferta de outros bens, de forma que a oferta agregada é sempre igual a demanda agregada.
O excesso e a escassez não existem.
· Teoria neoclássica:
1. Alfred Marshall
Distritos Marsharianos: Conjunto de empresas “cooperativas” que dividem os custos operacionais, mas com seus ganhos individuais. Caso uma venha a falir, ou sair, o impacto é quase nulo.
Cluster: Tudo se volta a uma economia. Uma empresa atua e todo o entorno dela, trabalha para ela. Caso a empresa âncora venha a falir, todas as outras também.
2. John Keynes
Propunha a intervenção estatal na vida econômica com o objetivo de conduzir a um regime de pleno emprego.
O objetivo do keynesianismo era manter o crescimento da demanda em paridade com o aumento da capacidade produtiva da economia, de forma suficiente para garantir o pleno emprego, mas sem excesso, pois isto provocaria um aumento da inflação.
Principais agregados econômicos:
· Valor bruto de produção: Soma de todos os bens e serviços produzidos em determinado território econômico, num dado período de tempo.
· Valor agregado bruto: é o valor da "produção sem duplicações". Obtém-se descontando-se do VBP o valor dos insumos utilizados no processo de produtivo.
· Produto bruto: produção de bens e serviços finais realizados pela economia, durante um período de tempo.
· Renda bruta: somatório das remunerações brutas dos fatores de produção empregados na economia, durante uma período de tempo.
· Produto Interno Bruto: expressão monetária dos bens e serviços finais produzidos dentro dos limites territoriais econômicos, independentemente da origem dos fatores de produção.
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina