Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Socialização - Seminário módulo VIII
Railda Machado¹ 
Fernanda F. Dias²
Irismar G. Oliveira
Raquel da S. Monteiro.
1
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR ESCOLAR
RESUMO
 
 Busca-se apresentar como vem ocorrendo o fortalecimento da autonomia na direção tendo como base a implementação dos instrumentos que compõem a gestão e participação pautada na transparência e descentralização do poder, e nas tomadas de decisões. Entende-se assim que a gestão que emana no ambiente escolar deve ser norteada para a educação. Tendo a escola como essencial objetivo a educação, uma vez que favorece a formação do ser humano. Nela se sobressai a interação entre as pessoas, cujo desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas, afetivas e atitudinais ocorre via o processo de ensino/aprendizagem .
PALAVRAS-CHAVES
 
Gestão escolar. 
Educação.
Planejamento educacional. 
Pedagogia. 
Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
 
 Sabemos que o conceito de qualidade na área educacional é uma iniciativa de longo prazo que exige mudança e reestruturação organizacional, e o gestor escolar deve ser o primeiro a identificar o seu papel nesse processo, considerando que a busca da qualidade escolar requer uma análise da forma como as escolas têm sido gerenciadas e um movimento em direção a um maior envolvimento de todas as pessoas associadas à escola.
 Neste sentido, levando em conta o papel da gestão participativa para o alcance de resultados como um todo através da integração das pessoas que atuam na escola, desencadeou a seguinte pergunta como problema de pesquisa: Quais as responsabilidades e ações necessárias para o gestor atuar no âmbito escolar?
 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR NA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA. 
 O gestor deve zelar pela realização dos objetivos educacionais de qualidade, pelo bom desempenho de todos os participantes que envolvam o campo pedagógica da escola, e pelo sistema de ensino e leis nacionais, estaduais e municipais. “A primeira necessidade de um diretor é gerenciar é quem direciona e dá qualidade ao ensino através de planejamento, acompanhamento, avaliação do rendimento da proposta pedagógica.
 É necessário pensar a didática para além das simples renovações das formas de ensinar e aprender. O desafio não reside apenas no surgimento ou criação de novos procedimentos de ensino, ou em mais uma forma de facilitar o trabalho do educador e a aprendizagem do educando. Mais do que isso, a didática tem compro - misso buscar práticas pedagógicas que promovam um ensino realmente eficiente, com significado e sentido para os educandos, e que contribuam para uma transformação social.
FATORES QUE FAVORECEM UMA GESTÃO DE QUALIDADE 
 A gestão escolar se assenta sobre o desenvolvimento de fundamentação teórico-metodológica específica, sobre visão global da problemática da educação e da escola, sobre compreensão da experiência em desenvolvimento na área. 
Carvalho (2018) p. 78) os fatores mais associados a esse sucesso são:
Liderança educacional 
Flexibilidade e autonomia 
Apoio da comunidade 
Processo ensino aprendizagem 
Avaliação do desempenho acadêmico 
Supervisão de professores 
Materiais e textos de apoio pedagógico 
Espaço adequado
DA ADMINISTRAÇÃO A GESTÃO ESCOLAR: Revisitando os conceitos e a evolução do processo.
 A escola, como uma instituição que deve procurar a socialização do saber, da ciência, da técnica e das artes produzidas socialmente, deve estar comprometida politicamente e ser capaz de interpretar as carências reveladas pela sociedade, direcionando essas necessidades em função de princípios educativos capazes de responder às demandas sociais.
 Assim, a principal função da Administração Escolar é, tornando o sistema escolar cada vez mais uma estrutura burocrática, permitir ao Estado um controle maior sobre a educação, para adequá-la ao projeto de desenvolvimento econômico do país, descaracterizando-a como atividade humana específica, submetendo-a a uma avaliação cujo critério é a produtividade, no sentido de lhe atribui a sociedade capitalista.
METODOLOGIA
 
 A metodologia utilizada tem o caráter qualitativo, a busca das pesquisas bibliográficas com alguns autores referentes ao tema ocorreu no mês de novembro de 2022, pois é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, busca por artigos científicos, páginas de web sites da Scietific Electronic Library Online (Scielo), que seria mais delimitada na busca do que se procura ,visando um melhor entendimento do objetivo do estudo com o tema: A importância da gestão escolar.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
 
 Para construção do levantamento bibliográfico, utilizou-se a busca por artigos científicos, páginas de web sites. da Scietific Electronic Library Online (Scielo), empregando a ferramenta busca avançada que ensejou encontrar estudos relacionados ao descritor que demonstram enfoques circunscritas sobre a temática: A importância da gestão escolar, dentre os artigos selecionados, optou-se por apresentar a discussão dos estudos que convergem entre si e se complementa.si. Tais estudos são de autores como: Alves (2010), Souza (2012), Ferreirinha (2015), Borges e Moreira (2003), entre outros.
CONCLUSÕES
 
 O presente trabalho objetivou analisar a importância do gestor educacional à frente da unidade escolar e os desafios enfrentados enquanto líder da instituição. Dessa forma, tomando por base os autores referenciados, conclui-se que o gestor educacional tem uma importância fundamental na organização e funcionamento da instituição escolar e o seu foco deve ser a gestão democrática. Sua importância é também primordial para o bom andamento da instituição e, para liderar, precisa ser inovador, estar aberto ao diálogo e disposto a ouvir e sempre buscar melhorias para a instituição e, consequentemente, melhorias para a educação.
BORGES E MOREIRA Dos Primeiros escritos sobre administração escolar no Brasil aos escritos sobre gestão escolar- 
mudanças e continuidades. 2009. 81(Especialização em Gestão Educacional) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br
CATTONAR, Branca. Evolução do modo de regulação escolar e reestruturação da função de diretor de escola. Educação em Revista, n. 44, p. 185-208, 2006.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto; (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos.2015.
 
HORA, Dinair Leal. Gestão democrática na escola. 4 ed. São Paulo: Papirus. 1998.
 
MEZOMO, João Catarin. Educação Qualidade: à volta as aulas. Ed. Loyola, 1994.
RICARDO Ângelo De. A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 17, n. 49, Apr. 2012.
SOUSA, Nogueira. Os Desafios da gestão democrática. 2012 . Disponível em:<https:/educere.bruc.com.br/arquivo/.pdf> Acesso em: 03 nov. 2021.
SOUZA, Ângelo Ricardo (et al.). Avaliação institucional: A avaliação da escolacomo instituição– 2010. Disponível em: http://moodle3.mec.gov.br/ufmg/mod/data/view.php?id=12706. Acesso: 05/10/2013. no Brasil aos escritos sobre gestão escolar: 
image1.png
image2.png
image3.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina