Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO – Patentes de Invenção
I- Hertz Indústria de Circuitos Eletrônico Ltda., que atua no ramo de produção de circuitos - patente de suposta invenção, consistente em uma nova espécie de circuito, com ampla aplicabilidade na indústria, que seria 50% mais eficiente que os disponíveis até então no mercado, por conta da utilização de novas técnicas e de novos materiais na confecção do produto em questão.
Apresentando documentação que provava o alegado, o pedido foi deferido e a patente concedida, já tendo sido publicada tal decisão. Ocorre, porém que, Industria Voltz Eletrônica S/A, dentre outros concorrentes, produzem circuitos eletrônicos muito semelhantes aquele patenteado pela Hertz Indústria de Circuitos Eletrônico Ltda., utilizando-se há muitos anos da mesma técnica e dos mesmos materiais. Na verdade o produto da Industria Voltz Eletrônica S/A é 30% mais eficiente do que o da Hertz Indústria de Circuitos Eletrônico Ltda., conforme laudo técnico elaborado por instituição idônea.
Diversos clientes da Industria Voltz Eletrônica S/A preocupados com a suposta ofensa aos direitos da Hertz Indústria de Circuitos Eletrônico Ltda., e possível crime de violação de patente, têm cancelado os pedidos, causando-lhes graves prejuízos . Diante da presente situação hipotética, Paulo Bastos, diretor da empresa Industria Voltz Eletrônica S/A procura o seu escritório de advocacia com o objetivo de lhe ser garantido o direito de continuar a produzir os seus circuitos eletrônicos, bem como de ver reparado os prejuízos decorrentes da patente concedida indevidamente a Hertz Indústria de Circuitos Eletrônico Ltda.
Diante do exposto, responda o seguinte:
1. O objeto da patente de invenção obtida pela Hertz Indústria de Circuitos Eletrônico Ltda preenche os requistos legais para a sua concessão? Observa os requisitos previstos no art. 11 e 13 da Lei 9279/96? Justifique.
2. Qual a ação cabível para que o titular da patente Industria Voltz Eletrônica S/A reaver o seu direito de fabricação dos circuitos eletrônicos?[footnoteRef:2][footnoteRef:3] [2: Art. 42. A patente confere ao seu titular o direito de impedir terceiro, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar com estes propósitos:
I - produto objeto de patente;
II - processo ou produto obtido diretamente por processo patenteado.
§ 1º Ao titular da patente é assegurado ainda o direito de impedir que terceiros contribuam para que outros pratiquem os atos referidos neste artigo.
§ 2º Ocorrerá violação de direito da patente de processo, a que se refere o inciso II, quando o possuidor ou proprietário não comprovar, mediante determinação judicial específica, que o seu produto foi obtido por processo de fabricação diverso daquele protegido pela patente.
] [3: Art. 56. A ação de nulidade poderá ser proposta a qualquer tempo da vigência da patente, pelo INPI ou por qualquer pessoa com legítimo interesse.
§ 1º A nulidade da patente poderá ser argüida, a qualquer tempo, como matéria de defesa.
§ 2º O juiz poderá, preventiva ou incidentalmente, determinar a suspensão dos efeitos da patente, atendidos os requisitos processuais próprios.
] 
3. Qual o Juizo competente para a propositura da ação?
4. Quem serão as partes do processo?
5. Será possível requerer o ressarcimento dos prejuízos causados pela Hertz Indústria de Circuitos Eletrônico Ltda[footnoteRef:4] [4: Art. 209. Fica ressalvado ao prejudicado o direito de haver perdas e danos em ressarcimento de prejuízos causados por atos de violação de direitos de propriedade industrial e atos de concorrência desleal não previstos nesta Lei, tendentes a prejudicar a reputação ou os negócios alheios, a criar confusão entre estabelecimentos comerciais, industriais ou prestadores de serviço, ou entre os produtos e serviços postos no comércio.
§ 1º Poderá o juiz, nos autos da própria ação, para evitar dano irreparável ou de difícil reparação, determinar liminarmente a sustação da violação ou de ato que a enseje, antes da citação do réu, mediante, caso julgue necessário, caução em dinheiro ou garantia fidejussória.
§ 2º Nos casos de reprodução ou de imitação flagrante de marca registrada, o juiz poderá determinar a apreensão de todas as mercadorias, produtos, objetos, embalagens, etiquetas e outros que contenham a marca falsificada ou imitada.
] 
6. A ação a ser proposta poderá demorar até o seu desfecho e os prejuízos sofridos pela Industria Voltz Eletrônica S/A poderão aumentar, agravando a situação. Existe alguma medida para proteger a Voltz antes do término da ação? Na hipótese da resposta ser positiva, qual será a medida?
II. A nutricionista Aurora desenvolveu uma nova terapia dietética que se propõe a indicar dietas específicas e de modo individualizado levando em consideração a enfermidade de cada doente para uso por eles. Após intensa pesquisa nas publicações científicas e consulta a outros nutricionistas e entidades da área, conclui-se pelo ineditismo da técnica de Aurora, que deseja patenteá-la para garantir a exclusividade de seu uso e comercializá-la. Consultou um especialista em patentes, indagando-lhe:
a.A nova técnica de dietoterapia desenvolvida por Aurora é patenteável? Justifique a sua resposta .
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Em conformidade com a legislação sobre a propriedade industrial, quais os requisitos para uma invenção ser considerada patenteável? 
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Mais conteúdos dessa disciplina